PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas de estudo

2 participantes

Ir para baixo

Dicas de estudo Empty Dicas de estudo

Mensagem por Rafachaos Qui 12 Mar 2015, 12:17

Bom dia pessoal, sou novo no fórum e queria uma ajuda se possível. Atualmente vou cursar o primeiro ano do EM e queria umas dicas e etc do pessoal mais experiente, tais como livros para estudar por conta própria e se aprofundar e outras dicas para melhorar em Física, Matemática, Química; principalmente Física, pois só fui ver no 9 ano mesmo e bem fraco até ( consigo ter duvidas em questoes de cinematica ). Além do mais que gravo as fórmulas e etc porém as vezes esqueço de usar e/ou não consigo raciocinar direito, mesmo sendo um bom aluno até, nunca tirei notas baixas nem fiquei de recuperação no colégio ( mesmo que isso não acrescente em nada ) . Quero saber se fazer palavras cruzadas, por exemplo, pode ajudar a melhor o raciocinio e se tem outras formas de melhorar também que vocês usam ou usaram. Também tenho um problema que em mente sei que tenho que estudar forte mas ''eu'' em si deixo para depois e isso vem me atrapalhando no sentido da minha própria percepção. Obrigado pessoal e espero que entendam.

PS: Entrei em um colégio federal que vou ter que estudar a tarde por obrigação do colégio mesmo ( P2 )

Rafachaos
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de estudo Empty Re: Dicas de estudo

Mensagem por Convidado Qui 12 Mar 2015, 12:34

Para poder oferecer dicas melhores seria interessante você nos informar qual curso você quer. 


Sobre o material didático você pode consultar a aba "Dicas de material didático", daqui do fórum. Lá você vai encontrar várias recomendações de livros para Física, Matemática e Química.


Você disse que grava as fórmulas, mas não consegue raciocinar direito. Pois bem, gravar as fórmulas todo mundo grava, você tem que saber aplicar e, para saber aplicar, deve fazer MUITOS exercícios. Se você errar, refaça. Não esqueça de fazer revisões.


Fazer palavras cruzadas seria perca de tempo. Sabe o que ajuda no raciocínio? Matemática. É claro que algumas matérias da área de humanas também ajudam você a raciocinar, como filosofia, sociologia e história... Mas, enfim, são "secundárias" para esse fim. 


Deixar para depois? A hora é agora... Melhor momento para começar é AGORA. Vai pipocar? Tenha foco, tenha um objetivo... Vai com sangue nos olhos!


Esse aqui é para você "deixar de deixar para depois":
*Se não entender inglês, ative a legenda em português. 




Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de estudo Empty Re: Dicas de estudo

Mensagem por Rafachaos Qui 12 Mar 2015, 15:37

Dezotti escreveu:Para poder oferecer dicas melhores seria interessante você nos informar qual curso você quer. 


Sobre o material didático você pode consultar a aba "Dicas de material didático", daqui do fórum. Lá você vai encontrar várias recomendações de livros para Física, Matemática e Química.


Você disse que grava as fórmulas, mas não consegue raciocinar direito. Pois bem, gravar as fórmulas todo mundo grava, você tem que saber aplicar e, para saber aplicar, deve fazer MUITOS exercícios. Se você errar, refaça. Não esqueça de fazer revisões.


Fazer palavras cruzadas seria perca de tempo. Sabe o que ajuda no raciocínio? Matemática. É claro que algumas matérias da área de humanas também ajudam você a raciocinar, como filosofia, sociologia e história... Mas, enfim, são "secundárias" para esse fim. 


Deixar para depois? A hora é agora... Melhor momento para começar é AGORA. Vai pipocar? Tenha foco, tenha um objetivo... Vai com sangue nos olhos!


Esse aqui é para você "deixar de deixar para depois":
*Se não entender inglês, ative a legenda em português. 



 Algo relacionado à exatas, não me decidi ainda o que vou fazer, mas bem provavel que tenha exatas no meio Very Happy

 Eu estou tentando já adiantar algumas matérias de álgebra e geometria, porém não encontro muitos exercícios e muitos falam para começar do ''básico'' e ir aumentando a dificuldade dos exercícios, porém há alguns que eu vejo que justamente por às vezes meu raciocinio parecer meio ''bugado'' até em questões mais fáceis. Participo do grupo Rumo ao ITA, por justamente tentar pelo menos me inspirar em alguns que passaram etc, porém me vejo muito longe ainda, e queria dicas e outros além do seu ( que por sinal, agradeço e muito, de coração ) para poder avançar mais ainda Very Happy Obrigado de novo mano!

PS: Vídeo muito bom por sinal, muito obrigado cara, isso me dá uma motivação do caramba!

Rafachaos
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de estudo Empty Re: Dicas de estudo

Mensagem por Convidado Qui 12 Mar 2015, 15:55

Geralmente o pessoal que vai prestar para o ITA (que não é o meu caso) recomenda:




Matemática:
Fundamentos da Matemática Elementar.




Física:
Tópicos de Física.




Química:
Ricardo Feltre (para embasamento).
Princípios de Química - Peter Atkins (para aprofundamento).


Esses livros de química são excelentes! (falo isso porque os tenho) 
Mas, enfim, espere pela resposta de quem está se preparando para o ITA. De fato, você ainda está longe, mas está começando na melhor hora (15 anos). Siga o que lhe falaram: comece do básico e vá para o avançado. Encare sua preparação como um projeto (começo, meio e fim) e tudo vai dar certo. 




Dicas para se organizar:
-Pegue um calendário e risque os dias que você não irá estudar. Recomendo fazer isso somente para os próximos 3 meses, nos quais você tem uma certa ideia do que fará. 
-Monte um cronograma, baseado no seu calendário. Montar um cronograma é estabelecer um certo prazo para cada conteúdo/capítulo do livro. Ex.: começo estudar funções no dia 13 de março e tenho até 13 de maio para terminar. 
-Faça uma organização por semana, baseando-se no seu cronograma e no seu calendário. Ex.: na segunda feira, vou estudar x horas de matemática e y horas de física. 




OBS.: Além do site Rumo ao ITA, há o Futuro Militar e o Projeto Medicina. Geralmente (não é uma regra), as listas de matemática do Projeto Medicina são mais fáceis. Futuro militar creio que seja quase igual o Rumo ao ITA.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de estudo Empty Re: Dicas de estudo

Mensagem por Rafachaos Dom 22 Mar 2015, 00:04

Dezotti escreveu:Geralmente o pessoal que vai prestar para o ITA (que não é o meu caso) recomenda:




Matemática:
Fundamentos da Matemática Elementar.




Física:
Tópicos de Física.




Química:
Ricardo Feltre (para embasamento).
Princípios de Química - Peter Atkins (para aprofundamento).


Esses livros de química são excelentes! (falo isso porque os tenho) 
Mas, enfim, espere pela resposta de quem está se preparando para o ITA. De fato, você ainda está longe, mas está começando na melhor hora (15 anos). Siga o que lhe falaram: comece do básico e vá para o avançado. Encare sua preparação como um projeto (começo, meio e fim) e tudo vai dar certo. 




Dicas para se organizar:
-Pegue um calendário e risque os dias que você não irá estudar. Recomendo fazer isso somente para os próximos 3 meses, nos quais você tem uma certa ideia do que fará. 
-Monte um cronograma, baseado no seu calendário. Montar um cronograma é estabelecer um certo prazo para cada conteúdo/capítulo do livro. Ex.: começo estudar funções no dia 13 de março e tenho até 13 de maio para terminar. 
-Faça uma organização por semana, baseando-se no seu cronograma e no seu calendário. Ex.: na segunda feira, vou estudar x horas de matemática e y horas de física. 




OBS.: Além do site Rumo ao ITA, há o Futuro Militar e o Projeto Medicina. Geralmente (não é uma regra), as listas de matemática do Projeto Medicina são mais fáceis. Futuro militar creio que seja quase igual o Rumo ao ITA.

Desculpe pela demora na resposta, mas você acha que a coleção do Aref para embasamento dá conta do recado? Não estou encontrando a coleção do Iezzi e as que encontrei o preço está um pouco salgado. A coleção do Aref pode ser trocada pelo FME - Iezzi?

Rafachaos
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de estudo Empty Re: Dicas de estudo

Mensagem por Davi2014 Dom 22 Mar 2015, 01:32

Rafachaos escreveu:Também tenho um problema que em mente sei que tenho que estudar forte mas ''eu'' em si deixo para depois e isso vem me atrapalhando no sentido da minha própria percepção.

Desculpe estar voltando a primeira mensagem, em que você falou sobre o "deixar pra depois". Bem, isso é a chamada procrastinação, que é justamente o fato de sempre "empurrar com a barriga", muito comum entre nós estudantes. Existem algumas técnicas para deixar de lado essa prática, e sugiro que você pesquise sobre a "Técnica Pomodoro". Consiste basicamente em períodos produtivos de 25 minutos, com pausas de 2~5 minutos, e nesses 25 minutos você deve se dedicar apenas ao que está fazendo (que é no caso estudar).
Davi2014
Davi2014
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 142
Data de inscrição : 16/08/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de estudo Empty Re: Dicas de estudo

Mensagem por Rafachaos Dom 22 Mar 2015, 17:42

Davi2014 escreveu:
Rafachaos escreveu:Também tenho um problema que em mente sei que tenho que estudar forte mas ''eu'' em si deixo para depois e isso vem me atrapalhando no sentido da minha própria percepção.

Desculpe estar voltando a primeira mensagem, em que você falou sobre o "deixar pra depois". Bem, isso é a chamada procrastinação, que é justamente o fato de sempre "empurrar com a barriga", muito comum entre nós estudantes. Existem algumas técnicas para deixar de lado essa prática, e sugiro que você pesquise sobre a "Técnica Pomodoro". Consiste basicamente em períodos produtivos de 25 minutos, com pausas de 2~5 minutos, e nesses 25 minutos você deve se dedicar apenas ao que está fazendo (que é no caso estudar).

  Não tem problema algum voltar à primeira mensagem, toda dica é valiosa! Além do mais, muito obrigado pelo compartilhameto dessa técnica, já pesquisei aqui e rapidamente vou botar em prática! Muito obrigado!  Very Happy

Rafachaos
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de estudo Empty Re: Dicas de estudo

Mensagem por Rafachaos Ter 24 Mar 2015, 19:12

Dezotti escreveu:Geralmente o pessoal que vai prestar para o ITA (que não é o meu caso) recomenda:




Matemática:
Fundamentos da Matemática Elementar.




Física:
Tópicos de Física.




Química:
Ricardo Feltre (para embasamento).
Princípios de Química - Peter Atkins (para aprofundamento).


Esses livros de química são excelentes! (falo isso porque os tenho) 
Mas, enfim, espere pela resposta de quem está se preparando para o ITA. De fato, você ainda está longe, mas está começando na melhor hora (15 anos). Siga o que lhe falaram: comece do básico e vá para o avançado. Encare sua preparação como um projeto (começo, meio e fim) e tudo vai dar certo. 




Dicas para se organizar:
-Pegue um calendário e risque os dias que você não irá estudar. Recomendo fazer isso somente para os próximos 3 meses, nos quais você tem uma certa ideia do que fará. 
-Monte um cronograma, baseado no seu calendário. Montar um cronograma é estabelecer um certo prazo para cada conteúdo/capítulo do livro. Ex.: começo estudar funções no dia 13 de março e tenho até 13 de maio para terminar. 
-Faça uma organização por semana, baseando-se no seu cronograma e no seu calendário. Ex.: na segunda feira, vou estudar x horas de matemática e y horas de física. 




OBS.: Além do site Rumo ao ITA, há o Futuro Militar e o Projeto Medicina. Geralmente (não é uma regra), as listas de matemática do Projeto Medicina são mais fáceis. Futuro militar creio que seja quase igual o Rumo ao ITA.


Cara, você pode me dizer se eu, ao invés de usar o ''Tópicos de Física'' ( que sei que é um ótimo livro ), posso optar pelo livro ''Física Clássica'', já que não vim com uma boa base do 9 ano do meu colégio. Queria saber se há uma grande diferença de dificuldade entre os dois ou não? 
Química já estou tentando providenciar o livro do Feltre, mas me deu essa dúvida.

PS: VOCÊ SABE DIZER TAMBÉM SE O LIVRO DE FÍSICA DO ADYR MOYSES CONSEGUE QUEBRAR O GALHO OU É NECESSÁRIO OPTAR OU PELO TÓPICOS DE FÍSICA OU FÍSICA CLÁSSICA?

Rafachaos
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de estudo Empty Re: Dicas de estudo

Mensagem por Convidado Ter 24 Mar 2015, 19:21

Rafachaos escreveu:
Dezotti escreveu:Geralmente o pessoal que vai prestar para o ITA (que não é o meu caso) recomenda:




Matemática:
Fundamentos da Matemática Elementar.




Física:
Tópicos de Física.




Química:
Ricardo Feltre (para embasamento).
Princípios de Química - Peter Atkins (para aprofundamento).


Esses livros de química são excelentes! (falo isso porque os tenho) 
Mas, enfim, espere pela resposta de quem está se preparando para o ITA. De fato, você ainda está longe, mas está começando na melhor hora (15 anos). Siga o que lhe falaram: comece do básico e vá para o avançado. Encare sua preparação como um projeto (começo, meio e fim) e tudo vai dar certo. 




Dicas para se organizar:
-Pegue um calendário e risque os dias que você não irá estudar. Recomendo fazer isso somente para os próximos 3 meses, nos quais você tem uma certa ideia do que fará. 
-Monte um cronograma, baseado no seu calendário. Montar um cronograma é estabelecer um certo prazo para cada conteúdo/capítulo do livro. Ex.: começo estudar funções no dia 13 de março e tenho até 13 de maio para terminar. 
-Faça uma organização por semana, baseando-se no seu cronograma e no seu calendário. Ex.: na segunda feira, vou estudar x horas de matemática e y horas de física. 




OBS.: Além do site Rumo ao ITA, há o Futuro Militar e o Projeto Medicina. Geralmente (não é uma regra), as listas de matemática do Projeto Medicina são mais fáceis. Futuro militar creio que seja quase igual o Rumo ao ITA.


Cara, você pode me dizer se eu, ao invés de usar o ''Tópicos de Física'' ( que sei que é um ótimo livro ), posso optar pelo livro ''Física Clássica'', já que não vim com uma boa base do 9 ano do meu colégio. Queria saber se há uma grande diferença de dificuldade entre os dois ou não? 
Química já estou tentando providenciar o livro do Feltre, mas me deu essa dúvida.

PS: VOCÊ SABE DIZER TAMBÉM SE O LIVRO DE FÍSICA DO ADYR MOYSES CONSEGUE QUEBRAR O GALHO OU É NECESSÁRIO OPTAR OU PELO TÓPICOS DE FÍSICA OU FÍSICA CLÁSSICA?

Rafachaos, infelizmente não posso te indicar qual o melhor. Lhe indiquei o "Tópicos de Física" porque é o que a maioria dos usuários do fórum indicam. Só para você ter uma noção, eu não tenho nenhum desses livros de física que você citou. Meu livro de física é bem tranquilo e compenso fazendo bastante exercícios. Dá uma procurada na aba "Dicas de material de didático" sobre livros de física que você vai achar muita coisa. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de estudo Empty Re: Dicas de estudo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos