TEMA: Marketing Digital e Redes Sociais.
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
TEMA: Marketing Digital e Redes Sociais.
Olá pessoal, a proposta era escrever uma dissertação tomando por base uma publicação na folha sobre a venda de curtidas e seguidores no facebook e a marketing digital como um todo, o texto pode ser lido aqui (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marionstrecker/2014/03/1419347-fas-e-fakes-do-facebook.shtml)
Obrigado
Do lucro a Mercantilização das relações sociais
Nas últimas décadas, as transformações econômicas e socioculturais do capitalismo globalizado imprimiram mudanças radicais a respeito da visão de mundo e velocidade de propagação de informações. Dentre a profusão de mudanças em curso, merece destaque o papel sedutor exercido pela indústria cultural e marketing digital ao convocar com êxito, e, independente dos perfis de classe social, adolescentes e jovens a adentrarem um universo moral, político e cultural fundado na pulverização da identidade e necessidades individuais voltadas ao consumo.
O grande aliado à sociedade de consumo na década atual são as redes sociais e a propagação dos aparelhos portáteis, que permitem que você esteja ‘conectado’ a qualquer instante com o Mundo globalizado e consequentemente com as propagandas e as influências da mídia, entretanto a mercantilização das relações social chegou a pontos extraordinários, em matéria publicada na Folha Tec, a articulista Marion Strecker retrata o caso de empresas que vendem ‘curtidas’ e ‘seguidores’ falsos, para impulsionar a imagem de uma empresa ou pessoa física.
Essa fraude visa assegurar ou aumentar o lucro das empresas, e é danoso tanto a premissa básica do liberalismo clássico de Adam Smith de oferta de bons produtos ou serviços para construir uma imagem da empresa e assim prosperar tanto para a confiança do consumidor, que perde referência e confiabilidade, evidenciando que o ‘parecer ser’ ser mais importante do que ‘ser’ não se limita as pessoas físicas.
A terceira revolução industrial associada a globalização impulsionou o mercado, que pode se comportar de maneira agressiva, capaz de ludibriar o seu cliente, e invadir a sua privacidade com milhares de propagadas via e-mail, com o intuito unicamente no lucro a qualquer custo, e o fato retratado pela articulista é apenas mais um dos exemplos desse fenômeno.
Obrigado
Do lucro a Mercantilização das relações sociais
Nas últimas décadas, as transformações econômicas e socioculturais do capitalismo globalizado imprimiram mudanças radicais a respeito da visão de mundo e velocidade de propagação de informações. Dentre a profusão de mudanças em curso, merece destaque o papel sedutor exercido pela indústria cultural e marketing digital ao convocar com êxito, e, independente dos perfis de classe social, adolescentes e jovens a adentrarem um universo moral, político e cultural fundado na pulverização da identidade e necessidades individuais voltadas ao consumo.
O grande aliado à sociedade de consumo na década atual são as redes sociais e a propagação dos aparelhos portáteis, que permitem que você esteja ‘conectado’ a qualquer instante com o Mundo globalizado e consequentemente com as propagandas e as influências da mídia, entretanto a mercantilização das relações social chegou a pontos extraordinários, em matéria publicada na Folha Tec, a articulista Marion Strecker retrata o caso de empresas que vendem ‘curtidas’ e ‘seguidores’ falsos, para impulsionar a imagem de uma empresa ou pessoa física.
Essa fraude visa assegurar ou aumentar o lucro das empresas, e é danoso tanto a premissa básica do liberalismo clássico de Adam Smith de oferta de bons produtos ou serviços para construir uma imagem da empresa e assim prosperar tanto para a confiança do consumidor, que perde referência e confiabilidade, evidenciando que o ‘parecer ser’ ser mais importante do que ‘ser’ não se limita as pessoas físicas.
A terceira revolução industrial associada a globalização impulsionou o mercado, que pode se comportar de maneira agressiva, capaz de ludibriar o seu cliente, e invadir a sua privacidade com milhares de propagadas via e-mail, com o intuito unicamente no lucro a qualquer custo, e o fato retratado pela articulista é apenas mais um dos exemplos desse fenômeno.
MuriloTri- Mestre Jedi
- Mensagens : 636
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 29
Localização : Campinas
Re: TEMA: Marketing Digital e Redes Sociais.
Aqui não está abrindo o artigo. Ficou bem coerente o que você escreveu, conseguiu manter o padrão sem tangenciar o tema, só tem uma parte que não acho 100% verdade:
" invadir a sua privacidade com milhares de propagadas via e-mail"
Não é de certo modo uma invasão de privacidade, mas sim a uma falta de cuidado quando as pessoas estão acessando meios virtuais, pois essas nunca leem os termos de uso, e só clicam em "eu aceito". Uma empresa só pode te mandar propagandas via e-mail se você autorizá-la, isso está na lei. Geralmente o que acontece é que as pessoas, na necessidade de ter uma conta em vários sites de vendas, acabam por não lerem alguns detalhes e por puro descuido clicam em opções como "desejo receber e-mais promocionais". Logo não é uma invasão, pois você que permitiu que eles te enviassem milhares de propaganda.
" invadir a sua privacidade com milhares de propagadas via e-mail"
Não é de certo modo uma invasão de privacidade, mas sim a uma falta de cuidado quando as pessoas estão acessando meios virtuais, pois essas nunca leem os termos de uso, e só clicam em "eu aceito". Uma empresa só pode te mandar propagandas via e-mail se você autorizá-la, isso está na lei. Geralmente o que acontece é que as pessoas, na necessidade de ter uma conta em vários sites de vendas, acabam por não lerem alguns detalhes e por puro descuido clicam em opções como "desejo receber e-mais promocionais". Logo não é uma invasão, pois você que permitiu que eles te enviassem milhares de propaganda.
88sude- Jedi
- Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil
Re: TEMA: Marketing Digital e Redes Sociais.
Pois é, eu não havia reparado nisso, Obrigado 88sude!
MuriloTri- Mestre Jedi
- Mensagens : 636
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 29
Localização : Campinas
Tópicos semelhantes
» TEMA: Redes sociais....
» Tema: Redes Sociais
» O ativismo nas redes sociais - ENEM
» Os impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos
» Redes sociais: lentes do bem e/ou do mal
» Tema: Redes Sociais
» O ativismo nas redes sociais - ENEM
» Os impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos
» Redes sociais: lentes do bem e/ou do mal
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos