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O ativismo nas redes sociais - ENEM

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Mensagem por Sara Rabelo Magalhães Qua 03 Ago 2016, 11:21

Tema: Ativismo em redes sociais


Título: Quem paga o preço do desinteresse?


      A revolução informacional permitiu a globalização das informações e com a criação das redes sociais têm-se meios de comunicação em massa interestaduais, às redes sendo utilizadas como forma de captação de pessoas para o engajamento de causas constitui uma grande ferramenta para o ativismo cibernético, pois tem a capacidade de alcançar diversas classes sociais e os usuários gozam de grande liberdade de expressão, fator que os estados ditatoriais temem, afinal, as redes têm o potencial de informar e organizar movimentos contra o estado, exemplo disso ocorreu durante a primavera árabe ou até mesmo, em parte, no projeto ficha limpa.
    
      O potencial benéfico das mídias digitais como ramificador de informações é inegável, entretanto é considerável explanar o lado negativo da utilização de tal ferramenta, pois estudos da Universidade de British Columbia observaram que alguns indivíduos passaram a adotar um “slacktivism” no qual o fato de curtirem, no mundo virtual, o movimento no twitter, ou a foto de uma criança desnutrida, e espalhar isso nas suas comunidades estabeleça o fim de suas atuações no mundo real, porém uma curtida no facebook não garante alimentos para os desnutridos muito menos presença em protestos, portanto o benefício das redes esta situada na apresentação e difusão do movimento ou causa e não na sua realização que depende de pessoas conscientes e engajadas a tal ponto de se moverem em prol dos objetivos planejados, exemplo disto foram às manifestações de 2013 no Brasil. Também é importante ressaltar que o ativismo pelas redes se expressa nas movimentações virtuais para adoção de animais e sua preservação, assim como no caso das pessoas desaparecidas. 


     Para que algo seja feito no mundo real podemos utilizar ferramentas virtuais, porém com consciência de uma ruptura inercial que frequentemente apodera-se das ações no mundo real, a compreensão do contexto de cada individuo não deve ser ignorada, portanto medidas que utilizem da própria mídia para representar o assunto em questão, utilizando figuras representativas da sociedade brasileira, assim como na campanha a gota d’agua, confere ao tema exposto maior aceitação e instigação do público brasileiro e consequentemente um maior engajamento nas causas. A população pode inquerir do estado um papel de incentivador de tais ações subsidiando maior adesão do cidadão brasileiro a sua cultura e realidade aliado também a mecanismos virtuais como, por exemplo, na abertura de bibliotecas virtuais, investimento em um banco digital de livros gratuitos, a manutenção de programas sociais voltados para a educação, realizando assim uma amplificação do interesse do setor público pela situação de seu país. Uma nação desinteressada paga o preço de seu desinteresse com altos impostos e impunidades.


Agradeço pela correção.  Smile
Sara Rabelo Magalhães
Sara Rabelo Magalhães
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