PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA TEÓRICA] Inércia

2 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA TEÓRICA] Inércia Empty [DÚVIDA TEÓRICA] Inércia

Mensagem por Fito42 Seg 28 Abr 2014, 20:33

Saudações, forumeiros!

Caiu uma questão na minha prova e deveríamos marcar V ou F. A afirmação era: quanto maior a velocidade de um corpo maior a inércia.

Eu fiquei com dúvida, já que inércia pode ser tanto a tendência de um corpo em permanecer em movimento quanto a massa (um corpo com massa alta possui alta inércia e vice e versa). 
Para resolver eu imaginei um carro realizando um MCU. Se tomarmos como referência o motorista desse carro, temos (pelo princípio de D'Alembert) uma força centrífuga "jogando" o homem para fora da trajetória, e essa força é igual ao módulo da força centrípeta. Como esta última é proporcional ao quadrado da velocidade instantânea, quanto maior a velocidade V maior a força que age sobre ele, dessa forma eu posso afirmar que a inércia cresce com a velocidade, ou não tem fundamento o que eu pensei?

Enfim, é V ou F?
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA TEÓRICA] Inércia Empty Re: [DÚVIDA TEÓRICA] Inércia

Mensagem por Euclides Seg 28 Abr 2014, 20:47

O seu raciocínio não trata da inércia. O que você conclui é que quanto maior a velocidade de um MCU, maior deve ser a força centrípeta para mantê-lo.

A massa de um corpo confunde-se com a medida de sua inércia. Assim, maior inércia significa maior massa. Nas situações ordinárias das nossas vidas isso significa que será mais fácil colocar em movimento uma caixa de 10kg que outra de 100kg, antes em repouso. Da mesma forma, estando ambos os corpos na mesma velocidade, será mais difícil freiar o de 100kg.

A relatividade especial mostrou que a massa dos corpos (consequentemente sua inércia) aumenta com a velocidade, expressa na equação de Lorentz

ou seja, quando a velocidade se aproxima da velocidade da luz a massa relativística se aproxima de um valor infinito.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Fito42 Seg 28 Abr 2014, 20:52

Entendi já, desculpe pela última mensagem. Muito obrigado, Mestre Euclides!!
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo