Dúvida em um exercício de semelhança
2 participantes
Página 1 de 1
Dúvida em um exercício de semelhança
Segue um exercício que eu tentei resolver e não consegui cheguar na resposta dada no livro:
Garoto brasileiro vence o concurso o pequeno matemático. João Luís recebeu o prêmio mais importante com o seu método para medir a altura de uma árvore. Ele ficou bem próximo à árvore e, com a cabeça ereta, observou-a num ponto que fica a 1,4 m do chão. Afastou-se então 48 m e continuou a olhar a árvore, segurando verticalmente, na altura dos olhos, uma régua de 30 cm de comprimeto e colocada a 36 cm dos seus olhos.
Quantos metros de altura tinha a árvore que o vencedor do concurso O Pequeno Mátematico mediu?
Bem, a resposta fornecida pelo livro é de 15 m. Mas, eu fiz da seguinte forma:
48 m = 4800 cm
Daí, usando semelhança de triângulos:
4800/36 = h/30 ( sendo h a altura da árvore)
logo, h = 4000 cm = 40 m.
Como João observa a árvore num ponto a 1,4 m do chão, altura será de 41,4 m.
Onde está o meu erro?
Garoto brasileiro vence o concurso o pequeno matemático. João Luís recebeu o prêmio mais importante com o seu método para medir a altura de uma árvore. Ele ficou bem próximo à árvore e, com a cabeça ereta, observou-a num ponto que fica a 1,4 m do chão. Afastou-se então 48 m e continuou a olhar a árvore, segurando verticalmente, na altura dos olhos, uma régua de 30 cm de comprimeto e colocada a 36 cm dos seus olhos.
Quantos metros de altura tinha a árvore que o vencedor do concurso O Pequeno Mátematico mediu?
Bem, a resposta fornecida pelo livro é de 15 m. Mas, eu fiz da seguinte forma:
48 m = 4800 cm
Daí, usando semelhança de triângulos:
4800/36 = h/30 ( sendo h a altura da árvore)
logo, h = 4000 cm = 40 m.
Como João observa a árvore num ponto a 1,4 m do chão, altura será de 41,4 m.
Onde está o meu erro?
robg- Iniciante
Re: Dúvida em um exercício de semelhança
O enunciado, tal como está, leva a raciocinar exatamente como você e chegar ao mesmo resultado que você.
Para que a árvore tivese 15m de altura ele deveria ter lido na régua sua altura na marca de 10,2cm.
Para que a árvore tivese 15m de altura ele deveria ter lido na régua sua altura na marca de 10,2cm.
Euclides- Fundador