(UDESC 2012) Spin
5 participantes
Página 1 de 1
(UDESC 2012) Spin
O último elétron de um átomo neutro apresenta o seguinte conjunto de números quânticos: n=3; l=1;m=0; s= +1/2. Convencionando-se que o primeiro elétron a ocupar um orbital possui número quântico de spin igual a +1/2, o número atômico desse átomo é igual a:
a) 15
b) 14
c) 13
d) 17
e) 16
Resposta : B
a) 15
b) 14
c) 13
d) 17
e) 16
kr4ken- Iniciante
Re: (UDESC 2012) Spin
1s^2 2s^2 2p^6 3s^2 3p^xkr4ken escreveu:O último elétron de um átomo neutro apresenta o seguinte conjunto de números quânticos: n=3; l=1;m=0; s= +1/2. Convencionando-se que o primeiro elétron a ocupar um orbital possui número quântico de spin igual a +1/2, o número atômico desse átomo é igual a:
a) 15
b) 14
c) 13
d) 17
e) 16
Sabemos que o último elétron está no subnível p(l=1) e este possui 3 orbitais, sendo que o último spin deve estar no segundo orbital(m=0) e levando-se em conta que o primeiro elétron a ocupar um orbital possui número quântico de spin igual a +1/2, que é justamente o número quântico deste átomo, então o subnível p possui 2 elétrons. Logo, 2+2+6+2+2 = 14.
Guilherme Mesquita- Jedi
MarioCastro gosta desta mensagem
Mas o spin +1/2 não seria aquele para baixo e o -1/2, para cima?? A questão pode adotar a convenção que quiser??
Porque se fosse do jeito que falei, a resposta seria 17
Ceruko- Estrela Dourada
marcosprb gosta desta mensagem
Ceruko escreveu:Mas o spin +1/2 não seria aquele para baixo e o -1/2, para cima?? A questão pode adotar a convenção que quiser??
Sim. Não existe convenção IUPAC a respeito do spin.
Cada questão (ou prova) deve adotar uma convenção.
marcosprb- Mestre Jedi
Ceruko gosta desta mensagem
Então eu preciso preencher no subnível p, imaginando as 3 caixinhas -1, 0 , +1, primeiro a caixa do -1 com o elétron, 0 com 1, para chegar em 14? é isso?
A ordem de preenchimento precisa ser essa -1 -> 0 -> 1?
Maria Betânia- Padawan
Isso, essa é a ordem!
Ceruko- Estrela Dourada
Maria Betânia gosta desta mensagem
Olha, eu não acredito que os elétrons precisam ser preenchidos necessariamente nessa ordem porque os orbitais p são degenerados.Maria Betânia escreveu:Então eu preciso preencher no subnível p, imaginando as 3 caixinhas -1, 0 , +1, primeiro a caixa do -1 com o elétron, 0 com 1, para chegar em 14? é isso?
Ou seja, os orbitais px, py e pz (-1,0,1) tem a mesma energia.
O que você deve seguir é a regra de Hund. Se você colocou um elétron com spin para cima- por exemplo- em qualquer um dos orbitais, você precisa preencher todos os outros orbitais com elétrons com spin para cima. Quando todos os orbitais forem semipreenchidos ai você pode começar a colocar elétrons com spins para baixo.
Mas em geral a gente segue essa ordem -1,0,1 pra facilitar mesmo.
marcosprb- Mestre Jedi
Ceruko e Maria Betânia gostam desta mensagem
Obrigada Ceruko e obrigada Marcosprb! Eu pensei que poderíamos começar do zero, mas quanto vi o gabarito da questão notei que a ordem precisa ser, necessariamente essa, seja por convenção ou por obrigatoriedade, vou ficar de olho nisso! Muito obrigada vocês!
Maria Betânia- Padawan
Você tem razão, Maria.Maria Betânia escreveu:Obrigada Ceruko e obrigada Marcosprb! Eu pensei que poderíamos começar do zero, mas quanto vi o gabarito da questão notei que a ordem precisa ser, necessariamente essa, seja por convenção ou por obrigatoriedade, vou ficar de olho nisso! Muito obrigada vocês!
Eu mesmo nunca preenchi os orbitais usando uma ordem aleatória e os exercícios nunca são assim também.
Mas para o elétron eu não acredito que haja distinção entre orbitais de um mesmo subnível (pelo menos do subnível p)
marcosprb- Mestre Jedi
Maria Betânia gosta desta mensagem