PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grau de um Polinomio

2 participantes

Ir para baixo

Grau de um Polinomio Empty Grau de um Polinomio

Mensagem por mantra0000 Ter 28 Jan 2014, 14:38

Ola mocos e mocas Very Happy

Bem, a minha duvida nao e em relacao a um exercicio, mas numa parte teorica de polinomios que pra mim nao esta muito clara, eu sei que, a partir de uma raiz de um polinomio eu posso "abaixar o grau" deste polinomio e encontrar as outras raizes, eu ja fiz isso milhoes de vezes, mas admito que fiz muito no automatico, eu gostaria de saber o que extamanete significa "abaixar o grau", quer dizer, dois polinomios, um normal e outro que foi "abaixao" sao iguais? Eu no fundo nao estou mudando eles?

mantra0000
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Grau de um Polinomio Empty Re: Grau de um Polinomio

Mensagem por PedroCunha Ter 28 Jan 2014, 15:03

Ao 'abaixarmos' o grau, o que fazemos é fatorar o polinômio.

Pegue por exemplo,p(x) =  x² -2x + 1. Veja que 1 é raiz. 'Abaixando' o grau do polinômio, por Briot-Ruffini:

1| 1 - 2 1
    1 - 1 0

q(x) = x - 1 .:. x = 1

Logo, 1 é raiz dupla. Ou seja, na forma fatorada, temos p(x) = (x-1) * (x-1) = (x-1)²

Veja que ao abaixarmos o grau do polinômio, por convenção, 'omitimos' a parte que representaria a raiz utilizada no processo. No caso de exemplo que dei, o que fazemos, normalmente é:

1| 1 -2 1
    1  -1 0 --> x - 1 = 0 .:. x = 1 --> S{1,1}

Quando na verdade, o que foi feito é: p(x) = (x-1) * (x-1)

Espero ter ajudado.

Att.,
Pedro
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagem por mantra0000 Ter 28 Jan 2014, 19:50

Primeiramente obrigado pela atencao dono pedro Very Happy, mas eu me sinto um pouco confuso ainda, por exemplo em exercicios que temos um polinomio onde alem da variavel x, existe por exemplo um "m", e se e perguntado coisas como "encontre valores de m para que x seja real", tudo bem, sempre cai na equacao de sgundo grau e entao faco delta maior ou igual a 0, e fica tudo lindo, mas quando eu encontro no polinomio "abaixado" um possivel valor de m, eu na verdade encontrei para um fator so nao? nao da pra simplesmente a outra parte do polinomio tornar o x complexo? A parte q nao e x ao quadrado, mas ao cubo, sei la, espero q nao tenha ficado tao confuso :s

mantra0000
Iniciante

Mensagem por PedroCunha Ter 28 Jan 2014, 20:00

Tem algum exercício que exemplifique essa dúvida? Assim, abstratamente, é difícil.
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo