PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nova Formula Sn P.A.!?

Ir para baixo

Nova Formula Sn P.A.!? Empty Nova Formula Sn P.A.!?

Mensagem por Jean Riyoji Sáb 07 Dez 2013, 20:50

Olá pessoal por volta de 2008 enquanto estava tomando banho eu descobri uma fórmula para calcular Sn de uma P.A. diferente da fórmula de Gauss, então guardei o rascunho com um monte de papéis aqui, revirando os papéis ontem achei as anotações e tirei a prova, achei interessante compartilhar com vocês:





A Prova:

Nova Formula Sn P.A.!? I9my4JZq0GnCq

Como vcs podem ver na imagem acima (n-1) representa a quantidade de razões no cateto de um triângulo retângulo isósceles. Ao elevar (n-1)^2  que é um dos catetos acharemos um quadrado de r's, porém os x's são números que não precisamos, portanto subtrai-se (n-1) a diagonal central para que o resto seja divisível por 2 assim achamos a quantidade de r's dentro da área circular verde (esse processo esta limitado dentro do colchete verde), depois adiciona-se novamente a diagonal (n-1) e multiplica pelo valor de r e finalizando adiciona a1*n que é um elemento presente em todos os termos da P.A. Mais tarde simplificando chega-se a conclusão de que ao invés de subtrair a diagonal (n-1) eu a somasse obteria o mesmo resultado, entretanto se não tivesse seguido inicialmente pela lógica mais difícil não teria conseguido chegar a versão mais simples, que está longe de ser tão simples quanto a fórmula de Gauss. Acho que a fórmula em si não é muito prática por usar o r, mas o interessante é o raciocínio para chegar nela, usa um pouco de geometria com P.A. e isso é legal Very Happy.
Jean Riyoji
Jean Riyoji
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/08/2013
Idade : 32
Localização : Monte Mor - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos