A liberdade guiando o povo
2 participantes
Página 1 de 1
A liberdade guiando o povo
Bem esse quadro é bastante famoso, inclusive é capa do meu livro de história do colégio. Foi pintado em 1830, depois da revolução francesa de 1789. O que me intrigou nesse quadro, foi o homem de chapéu e terno empunhando uma espingarda, em contraste com todos os outros, que são o povo, com vestimentas bem mais simples. Ele seria o representante da burguesia, de modo a deixar entender que ambos, o povo e a burguesia, lutavam contra o despotismo?
Obrigado.
maico33LP- Matador
Re: A liberdade guiando o povo
Eugène Delacroix retratou a Liberdade (pintura de 1830), tanto como figura alegórica de uma deusa como uma mulher robusta do povo, uma abordagem que os críticos contemporâneos denunciaram como "ignóbil". O monte de cadáveres atua como uma espécie de pedestal de onde a Liberdade passa, descalça e com os seios nus, de lona e no espaço do espectador. O barrete que ela usa simbolizou a liberdade durante a primeira Revolução Francesa, de 1789-1794. A pintura tem sido vista como um marco para o fim da Era do Iluminismo, assim como muitos estudiosos vêem o fim da Revolução Francesa como o início da era romântica.
Os lutadores são uma mistura de classes sociais, que vão desde as classes mais altas, representadas pelo jovem com uma cartola, para a classe média ou a revolucionária burguesia, como exemplificado pelo menino segurando as pistolas (que pode ter sido a inspiração para o personagem Gavroche em Les Misérables de Victor Hugo). O que todos têm em comum é o ardor e a determinação nos olhos. Além da bandeira empunhada pela Liberdade, em tricolor, em segundo plano, pode ser vista também uma bandeira igual, muito longe, nas torres de Notre Dame.
A identidade do homem da cartola tem sido amplamente debatida. A sugestão de que era um auto-retrato de Delacroix foi eliminada pelos historiadores da arte moderna. No final do século XIX, foi sugerido o modelo de teatro Etienne Arago, outros têm sugerido o futuro provedor do Louvre, Frédéric Villot; mas não há um consenso firme sobre este ponto.
(créditos: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Liberdade_Guiando_o_Povo)
Os lutadores são uma mistura de classes sociais, que vão desde as classes mais altas, representadas pelo jovem com uma cartola, para a classe média ou a revolucionária burguesia, como exemplificado pelo menino segurando as pistolas (que pode ter sido a inspiração para o personagem Gavroche em Les Misérables de Victor Hugo). O que todos têm em comum é o ardor e a determinação nos olhos. Além da bandeira empunhada pela Liberdade, em tricolor, em segundo plano, pode ser vista também uma bandeira igual, muito longe, nas torres de Notre Dame.
A identidade do homem da cartola tem sido amplamente debatida. A sugestão de que era um auto-retrato de Delacroix foi eliminada pelos historiadores da arte moderna. No final do século XIX, foi sugerido o modelo de teatro Etienne Arago, outros têm sugerido o futuro provedor do Louvre, Frédéric Villot; mas não há um consenso firme sobre este ponto.
(créditos: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Liberdade_Guiando_o_Povo)
Euclides- Fundador
Re: A liberdade guiando o povo
Valeu Euclides!
maico33LP- Matador