PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apostilas x Livros (FUVEST)

3 participantes

Ir para baixo

Apostilas x Livros  (FUVEST) Empty Apostilas x Livros (FUVEST)

Mensagem por Fito42 Ter 05 Nov 2013, 22:33

Este é o meu primeiro tópico, então me desculpem se exagerei em algo ou cometi uma gafe. 

Bom, eu tenho 17 anos, estou cursando o 2º ano do EM em uma escola particular, cujo sistema de ensino é Anglo. Considero que tive uma boa base até agora. Ano que vem tentarei entrar no curso de Eng. Aeronáutica da USP São Carlos. Apesar de não ser um curso difícil de entrar (nota de corte: 66/90, relação c/v: 28) quero ter a certeza de passar de primeira sem precisar recorrer a um cursinho. Eu procuro sempre aprofundar a matéria dada em sala. Para as humanas, eu procuro realizar uma leitura atenta e uma resolução de várias questões até fixar o conteúdo. Para as ciências naturais e matemática eu recorro a outros métodos: leio apostilas e livros a parte. 
Minha dúvida é esta, apostila ou livro? Eu tenho apostilas de cursinho do Anglo e do Poliedro, livros eu tenho do Amabis e Martho (biologia), Feltre, Tópicos de Física e os livros do Adir Moysés (física). Se o melhor forem os livros, quais são os recomendados para matemática (funções e geometria)?
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Ir para o topo Ir para baixo

Apostilas x Livros  (FUVEST) Empty Re: Apostilas x Livros (FUVEST)

Mensagem por Vinil Qua 06 Nov 2013, 11:20

Acho que vai depender mais do tempo que você tem disponível.

Eu já estudei com a apostila do Etapa e este ano estou estudando por livros. Os livros tomam muito mas tempo, mas pra mim está valendo a pena, sinto que estou conseguindo entender melhor as matérias e resolver mais exercícios, além de passar a gostar mais de algumas que me causavam maior repulsão.
O problema das apostilas é que, pelo fato de serem muito resumidas e baseadas em decoreba, seu entendimento também se torna muito superficial, se mudar a abordagem você terá maior dificuldade para entender. Mas, como você disse que procura se aprofundar nas matérias, indo além das apostilas, talvez elas sejam suficientes, principalmente se você achar que não terá tempo de terminar todos os livros.

Pra embasamento em matemática todo mundo recomenda a coleção Fundamentos de Matemática Elementar. Eu particularmente não achei que tem uma boa didática, mas vale a pena dar uma olhada, já que todo mundo gosta a chance de você também gostar é bem alta.
Eu gostei da coleção do Aref (Noções de Matemática) e do volume de Combinatória e Probabilidade do Morgado (não experimentei os outros ainda). Os únicos problemas do Noções é que ele tem alguns erros na teoria e no gabarito, e a qualidade do papel e da impressão não é das melhores.

Última edição por Vinil em Qua 06 Nov 2013, 14:38, editado 1 vez(es)
Vinil
Vinil
Padawan
Padawan

Mensagem por Matheus Bertolino Qua 06 Nov 2013, 13:56

Os dois; livro pra você não ficar em dúvida na teoria, apostila pra você ter um bom raciocínio pros exercícios. O bom do seu Tópicos de Física é que ele é muito bom em exercícios, então talvez não valha a pena seguir física por uma apostila, vale ter uma de apoio apenas pra você resolver alguns exercícios mais recentes que não vão estar no seu Tópicos. Livros como os do Iezzi e do Aref são bons, pois você aprende a teoria como ela é, mas eles tomam tempo, então se pegar algum deles saiba o que da teoria você precisa saber, e quais exercícios te agregam algo. Como o Vinil disse, o Aref é mais didático, mas também é mais difícil de encontrar (e tem alguns errinhos de digitação chatos, mas nada que a meu ver prejudique o uso). Acho que pegando qualquer um dos dois você vai conseguir se preparar bem pra segunda fase.
E se quer passar de primeira, fique com a matéria em dia pra no final do ano você poder se dedicar à resolução de provas. Acho que vale a pena também você arranjar uma daquelas apostilas de revisão pra SP dos cursinhos, pra poder resolver também algumas questões recentes da Unicamp e da Unesp.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagem por Fito42 Qua 06 Nov 2013, 14:13

Entendi. Em relação aos livros de matemática, quem é mais forte nas funções e nos polinômios, Aref ou Iezzi? Geometria é com Morgado, ou algum outro consegue superá-lo?

Obrigado pelas respostas Very Happy
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Matheus Bertolino Qua 06 Nov 2013, 14:30

Aref é indiscutivelmente melhor em complexos/polinômios/eq. algébricas, e são bem próximos em funções, apesar de eu achar o Aref melhor. Iezzi só vai superar de longe Aref em geometria plana e espacial, pois os volumes desses dois conteúdos são bem completos, possuem muitos exercícios bons. Nunca estudei pelo Morgado, mas sei que é uma boa opção pra quem já sabe algo de geometria e não quer gastar muito tempo, visto que o Iezzi é bem extenso.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagem por Vinil Qua 06 Nov 2013, 14:32

Fito42 escreveu:Entendi. Em relação aos livros de matemática, quem é mais forte nas funções e nos polinômios, Aref ou Iezzi? Geometria é com Morgado, ou algum outro consegue superá-lo?

Obrigado pelas respostas Very Happy
Dê uma olhada na segunda resposta a este tópico: http://www.rumoaoita.com/forum/index.php?topic=1168.0

É de um professor que tem as duas coleções e dá a opinião dele sobre quem é melhor em qual assunto. No seu caso (funções e polinômios) o Aref, segundo ele, é melhor.
Os únicos assuntos que eu pude compará-los até agora é conjuntos e combinatória, e gostei mais do Aref em ambos.

Mas recomendo fazer exercícios extras (da sua apostila), os do Aref não são muito desafiantes. Apenas os suplementares são, mas estão em pequena quantidade.

Eu só não entendo porque falam pra mandar o volume 11 do Iezzi pra bem longe, alguém saberia me dizer?
Vinil
Vinil
Padawan
Padawan

Mensagem por Matheus Bertolino Qua 06 Nov 2013, 14:41

Volume 11 do Iezzi é matemática financeira, ensina assuntos básicos e outras bobeiras que caem em poucos vestibulares, e não é nada que não se aprenda fazendo exercícios de outros conteúdos. Média aritmética, harmônica, geométrica, mediana e moda, juros simples e compostos, variância e desvio padrão, só coisa paiosa que não precisa de um Iezzi pra ser estudada, quando precisa ser. Por isso ninguém pega.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagem por Vinil Qua 06 Nov 2013, 14:47

Matheus Bertolino escreveu:Volume 11 do Iezzi é matemática financeira, ensina assuntos básicos e outras bobeiras que caem em poucos vestibulares, e não é nada que não se aprenda fazendo exercícios de outros conteúdos. Média aritmética, harmônica, geométrica, mediana e moda, juros simples e compostos, variância e desvio padrão, só coisa paiosa que não precisa de um Iezzi pra ser estudada, quando precisa ser. Por isso ninguém pega.
Hmm, mas eu sempre achei que esses assuntos caíam com frequência nos vestibulares (Enem não é vestibular, mas nele eu sei que cai bastante). Principalmente porque eu aprendi isso quando fazia cursinho, e eles geralmente não ensinam (ou dão pouca ênfase) no que não é muito frequente.

Em Unicamp/Fuvest não cai será? Estou estudando pra eles, se não cair mesmo nem vou dar muita ênfase.
Vinil
Vinil
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo