Pirâmide
2 participantes
Página 1 de 1
Pirâmide
A figura abaixo representa uma pirâmide regular de base quadrangular que foi seccionada por um plano paralelo à base.
Sabendo-se que a altura da pirâmide é H e que h é a distância entre o plano seccionado e a base, determine o valor de h para que a pirâmide fique divida em dois sólidos de volumes iguais.
Resposta: h=H(1-raiz cúbica de 4/3)
Eu tentei fazer assim.
Sejam A o ponto de baricentro da base e B o ponto médio na aresta (está de amarelo).
Como queremos que os dois volumes sejam iguais, irei fazer semelhança de modo que a pirâmide menor tenha metade do volume da pirâmide grande
Semelhança o triângulo VAB e no triângulo menor seccionado:
(H/(H-h))³=V/V/2
(H/(H-h))³=2
Expandindo isso não chego a lugar nenhum.
Alguma ajuda, amigos?
Obrigado.
Sabendo-se que a altura da pirâmide é H e que h é a distância entre o plano seccionado e a base, determine o valor de h para que a pirâmide fique divida em dois sólidos de volumes iguais.
Resposta: h=H(1-raiz cúbica de 4/3)
Eu tentei fazer assim.
Sejam A o ponto de baricentro da base e B o ponto médio na aresta (está de amarelo).
Como queremos que os dois volumes sejam iguais, irei fazer semelhança de modo que a pirâmide menor tenha metade do volume da pirâmide grande
Semelhança o triângulo VAB e no triângulo menor seccionado:
(H/(H-h))³=V/V/2
(H/(H-h))³=2
Expandindo isso não chego a lugar nenhum.
Alguma ajuda, amigos?
Obrigado.
vzz- Jedi
Re: Pirâmide
Sejam a, b os lados base base maior e menor
H/a = (H - h)/b ----> b = a.(H - h)/H
V = (1/3).a².H ----> v = (1/3).b²,(H - h) ---> v = (1/3).a².(H - h)³/H²
V/v = 2 ---> H/[(H - h)³/H²] = 2 ----> H³ = 2.(H - h)³ ----> H = ∛2.(H - h) ----> H/∛2 = H - h --->
Racionalizando ----> H.∛(2²)/∛2.∛(2²) = H - h ---> H.∛4/2 = H - h ----> h = H - H.∛4/2 ---->
h = H.(1 - ∛4/2)
Acho que o seu gabarito tem um erro de digitação
H/a = (H - h)/b ----> b = a.(H - h)/H
V = (1/3).a².H ----> v = (1/3).b²,(H - h) ---> v = (1/3).a².(H - h)³/H²
V/v = 2 ---> H/[(H - h)³/H²] = 2 ----> H³ = 2.(H - h)³ ----> H = ∛2.(H - h) ----> H/∛2 = H - h --->
Racionalizando ----> H.∛(2²)/∛2.∛(2²) = H - h ---> H.∛4/2 = H - h ----> h = H - H.∛4/2 ---->
h = H.(1 - ∛4/2)
Acho que o seu gabarito tem um erro de digitação
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Pirâmide
Caramba, bati na trave, mestre =/ Obrigado pela resolução, o gabarito provavelmente está errado mesmo.
vzz- Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos