Associação de resistores
+3
Euclides
harrisonwow
auristela
7 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Associação de resistores
Quatro lâmpadas ôhmicas idênticas A, B, C e D foram associadas e, em seguida, a associação é ligada a um gerador de energia elétrica ideal. Em um dado instante, a lâmpada A queima, interrompendo o circuito no trecho em que ela se encontra. As lâmpadas B, C e D permanecem acesas, porém o brilho da lâmpada B aumenta e o brilho das lâmpadas C e D diminui. Com base nesses dados, a alternativa que indica a associação formada por essas lâmpadas é:
Reposta: C
Na alternativa C, quando o resistor A queima, em B a corrente que passa por ele não deveria ser a mesma de antes (quando A não estava queimado) ?
Reposta: C
Na alternativa C, quando o resistor A queima, em B a corrente que passa por ele não deveria ser a mesma de antes (quando A não estava queimado) ?
auristela- Iniciante
Re: Associação de resistores
Eu acho que a corrente em B aumentaria pq, A queimando, ela nao iria se dividir indo apenas na lampada B.Agora, não entendi pq as lampadas C e D diminuem de brilho.
harrisonwow- Jedi
Todas as lâmpadas têm resistência igual a R. Avalie o circuito c):
1- inicialmente a resistência equivalente é R
2- queimada a lâmpada A a resistência equivalente passa a ser 3R/2, a corrente total diminui e por isso C e D perdem brilho.
3- a corrente inicial era i=U/R e passa a ser i'=2U/3R. A corrente em B muda de i1=U/2R para i2=2U/3R, portanto i2 > i1 e a lâmpada brilha mais.
1- inicialmente a resistência equivalente é R
2- queimada a lâmpada A a resistência equivalente passa a ser 3R/2, a corrente total diminui e por isso C e D perdem brilho.
3- a corrente inicial era i=U/R e passa a ser i'=2U/3R. A corrente em B muda de i1=U/2R para i2=2U/3R, portanto i2 > i1 e a lâmpada brilha mais.
Euclides- Fundador
Euclides, não entendi pq o fato de a corrente total diminuir nao diminuir também o brilho da lampada B.Estaria certo afirmar que a lampada B perde o brilho pq ela nao recebe a corrente dividida, em caso da lamp A queimar?
harrisonwow- Jedi
Calcule e compare as correntes rebebidas por B antes e depois da queima de A.
Euclides- Fundador
Professor, na letra E, se A queimar, a intensidade elétrica e o brilho mudariam em B, C e D? E a corrente total ficaria como?
auristela- Iniciante
auristela
Não existe letra E
Se você estiver se referindo à letra D:
1)Resistência total com A funcionando ----> Re = R + R/3 ---> Re = 4R/3
2) Corrente total com A funcionando ----> I = U/Re ----> I = U/(4R/3) ----> I = (3/4).(U/R)
3) corrente em A, C e D com A funcionando ----> I' = I/3 ----> I' = (1/4).(U/R)
4) Queimando A ----> R'e = R + R/2 ----> R'e = 3R/2
i = U/R'e ----> i = U/(3R/2) ----> i = (2/3).(U/R) ----> i < I ----> B brilha menos
i' = i/2 ----> i' = (1/3).(U/R) ----> i' > I' ----> C e D brilham mais
Não existe letra E
Se você estiver se referindo à letra D:
1)Resistência total com A funcionando ----> Re = R + R/3 ---> Re = 4R/3
2) Corrente total com A funcionando ----> I = U/Re ----> I = U/(4R/3) ----> I = (3/4).(U/R)
3) corrente em A, C e D com A funcionando ----> I' = I/3 ----> I' = (1/4).(U/R)
4) Queimando A ----> R'e = R + R/2 ----> R'e = 3R/2
i = U/R'e ----> i = U/(3R/2) ----> i = (2/3).(U/R) ----> i < I ----> B brilha menos
i' = i/2 ----> i' = (1/3).(U/R) ----> i' > I' ----> C e D brilham mais
Elcioschin- Grande Mestre
Referir a letra E mesmo, é so expandir a imagem, mas apreendi direitinhio com esses dois exemplos *--*, so queria que vc confirmasse a LETRA E. A letra E todos os 4 estão em paralelo ( se um queimar posso dizer que os outros em nada interfere? que eles continuam brilhando o mesmo?)
auristela- Iniciante
Na letra E
Com todas operando ----> Corrente em cada lâmpada ---> i = U/R
Corrente total = 4.(U/R)
Com a lâmpada A queimada ----> Corrente em B, C, D ----> i = U/R
Corrente total ----> i' = 3R
Isto é o que acontece em sua casa: todas a lâmpadas continuam trabalhando com o mesmo brilho, mesmo que uma ou mais lâmpadas queimem.
Com todas operando ----> Corrente em cada lâmpada ---> i = U/R
Corrente total = 4.(U/R)
Com a lâmpada A queimada ----> Corrente em B, C, D ----> i = U/R
Corrente total ----> i' = 3R
Isto é o que acontece em sua casa: todas a lâmpadas continuam trabalhando com o mesmo brilho, mesmo que uma ou mais lâmpadas queimem.
Elcioschin- Grande Mestre
Cara, você é demais! Melhor que qualquer professor de minha cidade, tirou todas minhas dúvidas. Você podia ter um trabalho no youtube..respondendo questões e tal, cobrar por algo ou sei la. Seu trabalho seria bem mais reconhecido do que já é. No cursinho em Salvador-Ba escuto nos corredores a galera falar desse fórum. Muitos conhecem seu trabalho nesse forum e consideram muito bom. Parabéns mais uma vez, (sei que isso é um site para duvidas, mas não tinha como não elogiar). Obrigada, mais uma vez.!
auristela- Iniciante
Página 1 de 2 • 1, 2