PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vetores

2 participantes

Ir para baixo

Vetores Empty Vetores

Mensagem por guilhermefisica Dom 25 Ago 2013, 18:11

Mais uma de vetores, rs....

a)É possível estar acelerando se você viaja com a mangnitude da velocidade vetorial constante?
b)É possível percorrer uma curva com aceleração vetorial zero? Em caso afirmativo, forneça um exemplo; do contrário, explique por quê.

a)Então, na primeiro eu respondi que sim, a exemplo da aceleração centrípeta, que é dado pela fórmula a(cp)=m.|v|²/2
Mas também parei aí... como eu poderia dar uma resposta mais..."elaborada"....? 

b)Sim, a exemplo do Movimento Circular Uniforme, cuja trajetória é uma curva mas a aceleração vetorial é igual a zero (tanto a tangencial quanto a centrípeta).

Obrigado, galeraaaaa! Smile

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Vetores Empty Re: Vetores

Mensagem por Matheus Fillipe Dom 25 Ago 2013, 20:42

A) Sim, no caso de movimentos que fazem curvas, a magnitude pode ser constante(velocidade) mais o direcionamento vetorial não, assim temos aceleração.
B)Não. Pois em uma curva temos a variação de vetor velocidade. Podemos ter uma aceleração vetorial MÉDIA nula no caso de movimento circular Uniforme.

Ei curte Legião? Eu tbm, melhor banda nacional que já existiu!
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por guilhermefisica Dom 25 Ago 2013, 23:24

Vixi... Já percebi meu erro.. O primeiro foi não ter revisado MCU hahahaha... o segundo, justamente devido ao primeiro, é que no movimento circular uniforme há aceleração, mas ela não é TANGENCIAL... A aceleração tangencial não existe (o que justamente dá ao corpo velocidade tangencial igual a zero), mas a aceleração centrípeta existe. A aceleração centrípeta é justamente é o que faz o corpo ficar se movimentando, mas a sua aceleração TANGENCIAL é zero.. tá certo, Matheus?

E, sim, Legião é a melhor banda nacional mesmo!!! Hahahahaha xD...."Eu era um Lobisomem Juvenil", já ouviu essa? Até hoje não sei a letra direito, porque é mto brisa essa música hehehehe! abraços

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagem por Matheus Fillipe Seg 26 Ago 2013, 13:26

Certo para a primeira pergunta.

Vou procurar essa ai agora.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi