PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Início de Estudos

3 participantes

Ir para baixo

Início de Estudos Empty Início de Estudos

Mensagem por JeffersonSCC Qua 17 Jul 2013, 18:38

Bem gente queria pedir a opinião de vocês sobre algumas coisas. Há um tempo atras postei que fiz meus primeiros vestibulares ano passado, pra duas privadas (ASCES - Engenharia Ambiental) (FAVIP - Engenharia Civil), e pra uma federal (UFPE - Engenharia civil), eu infelizmente só consegui passar na ASCES, mas a engenharia que eu quero mesmo é a Civil (Amo construções), já que não deu fazer o que pensei em fazer a Engenharia Ambiental por enquanto chegava próximos vestibulares. Mas agora no meio do ano aconteceu algo que me animou, outra privada a Maurício de Nassau abriu Engenharia Civil em um campus numa cidade perto da minha, então me matriculei lá, em uma semana  a faculdade fez seleção via ENEM, levava a nota do ENEM tendo nota acima de 300 pontos em cada matéria tava dentro. Ai queria saber uma coisa de vocês a Maurício de Nassau as suas notas no ENADE não é tão boas, será que se formar engenheiro (se um dia eu chegar lá, se Deus quiser) na Nassau poderá levar a um tipo de "desrespeito" no mercado de trabalho? Outra coisa é que comecei a alavancar mais meus estudos de física no final do ano passado para esse ano, estudei bem a parte de mecânica e ainda estou nela, pelo o livro de Bonjorno e Clinton até onde eu estou estudando graças a Deus consegui acertar uns 70% do exercícios que vem no livro, só na parte de estática que estou tendo uma dificuldade do caramba :X. Mesmo só sabendo esse pouco de física como eu (como falei recomecei a estudar faz pouco tempo), posso entrar na faculdade sem tanto medo? rss 

PS: De matemática eu fico mais tranquilo, e a matéria que venho tendo desenvolvimento melhor.

JeffersonSCC
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 32
Localização : Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Início de Estudos Empty Re: Início de Estudos

Mensagem por Matheus Bertolino Qua 17 Jul 2013, 23:47

"será que se formar engenheiro (se um dia eu chegar lá, se Deus quiser) na Nassau poderá levar a um tipo de "desrespeito" no mercado de trabalho?"
Cara, engenharia é um ramo em que a universidade que você cursou tem um certo peso no seu currículo, pois sua qualidade está em jogo (já que os alunos são tudo "farinha do mesmo saco", apesar de algumas exceções). Se você se dedicar bastante durante o curso, levando os estudos a sério e se destacando da maioria, é possível ignorar isso e conseguir algumas boas oportunidades, mas se você se dedicar agora também é possível entrar numa universidade melhor e obter melhores oportunidades. 

"Mesmo só sabendo esse pouco de física como eu (como falei recomecei a estudar faz pouco tempo), posso entrar na faculdade sem tanto medo?"
No primeiro ano da faculdade você provavelmente só irá ver mecânica, então de começo pode até ser tranquilo pra você. Mas eu não entraria na universidade sem dominar ao menos o básico das matérias específicas do meu curso. Se você aprender toda a base da física desde já, provavelmente conseguirá alguma vaga numa universidade pública e certamente aproveitará mais do curso, já que seu professor supõe que você tenha estudado toda a física ao menos uma vez na vida, mesmo que tenha esquecido de alguns assuntos. 
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Início de Estudos Empty Re: Início de Estudos

Mensagem por JeffersonSCC Qui 18 Jul 2013, 00:13

Obrigado pela opinião Matheus, um medo que tenho é de cursar em uma faculdade depois de concluir o curso não ser respeitado, mas como vocês falou se você se esforçar tira esse peso. Acho que vou cursando na Nassau mesmo, depois qualquer coisa vou transferir pra FAVIP que é uma privada mais respeitada. 

Sobre os conhecimentos de física acho que vou cursando mesmo assim, e combinando com meus estudos para ir estudando a física do ensino médio. Para ter ao menos um mínimo de noção da base do assunto. Vou começar a faculdade de Eng. Civil na Nassau e pra minha sorte não tem física no primeiro período olha aqui as matérias:

-Comunicação e Expressão
-Introdução a Engenharia
-Química I
-Calculo I
-Geometria Analítica 
-Desenho Técnico 
-Metodologia da Ciência

Isso dá pra ganhar mais um tempinho e estudar mais uns assuntos de física.

JeffersonSCC
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 32
Localização : Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Início de Estudos Empty Re: Início de Estudos

Mensagem por Giiovanna Qui 18 Jul 2013, 00:14

Tendo passado meu primeiro semestre na faculdade, te garanto que não é uma boa ideia entrar em qualquer curso sem dominar o básico da sua área (e no seu caso, física é essencial).

Eu sei pois estudo no noturno, e muita gente mais velha está no meu curso e já não domina a matéria do ensino médio. Bom, em uma das matérias que eu fiz, por volta de 10 (estou sendo generosa) das 50 pessoas passaram direto, sendo que precisavamos saber sistemas lineares, determinantes, trigomometria básica, um pouco de polinômios e o resto foi ensinado. Quem não tinha base e não correu atrás, dançou.

Eu fiz probabilidade e estatística I sem ter visto nada de combinatória no terceiro ano. Tive que comer 3 livros (dois do ensino médio) pra passar bem na metéria. 

Bom, na usp pelo menos é assim (em particular, na matemática). Os professores partem do fato que você sabe a matéria e vão embora. Se não sabe, se vira.

Fica meu conselho Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Início de Estudos Empty Re: Início de Estudos

Mensagem por JeffersonSCC Qui 18 Jul 2013, 00:22

Obrigado pela opinião e conselhos também Giiovanna, bem o que vou fazer é o seguinte tentar encarar do mesmo jeito, e correr mais atras ainda, encaixando algum tempo pra ir estudando os assuntos do ensino médio, e que Deus me ajude xD. Como diz o ditado quem quer corre atras.

JeffersonSCC
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 32
Localização : Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Início de Estudos Empty Re: Início de Estudos

Mensagem por Giiovanna Qui 18 Jul 2013, 00:26

Hahah eu corri e deu certo Razz Vai lá Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Início de Estudos Empty Re: Início de Estudos

Mensagem por JeffersonSCC Qui 18 Jul 2013, 00:28

Obrigado pela força *---*

JeffersonSCC
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 32
Localização : Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Início de Estudos Empty Re: Início de Estudos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos