Questão da petrobras - Exercício sobre reta.
2 participantes
Página 1 de 1
Questão da petrobras - Exercício sobre reta.
Um quadrado ABCD, de diagonais AC e BD, tem o lado BC sobre a reta de equação x + 2y = 4 e o vértice A com as coordenadas (5, 4). Determine as coordenadas do vértice B.
Alguém pode me dar pelo menos uma luz de como começar?
Alguém pode me dar pelo menos uma luz de como começar?
JansonRC2- Iniciante
Re: Questão da petrobras - Exercício sobre reta.
Uma luz de como fazer:
Primeiro transforme essa equação em uma forma funcional de x (y=2-x/2) na minha opinião é sempre melhor tratar de funções. Depois ache uma equação de reta perpendicular a reta dada que vá até o ponto A indicado.(lembre que o coeficiente angular dessa reta deve ser 2, pelas propriedades desse conteúdo, passando pelo ponto (5,4)). Esta reta representará o seguimento BA. Sendo assim o ponto de concorrência entre as duas será o ponto a ser determinado.(basta igualar as equações para obter x e sucessivamente y)
Primeiro transforme essa equação em uma forma funcional de x (y=2-x/2) na minha opinião é sempre melhor tratar de funções. Depois ache uma equação de reta perpendicular a reta dada que vá até o ponto A indicado.(lembre que o coeficiente angular dessa reta deve ser 2, pelas propriedades desse conteúdo, passando pelo ponto (5,4)). Esta reta representará o seguimento BA. Sendo assim o ponto de concorrência entre as duas será o ponto a ser determinado.(basta igualar as equações para obter x e sucessivamente y)
Matheus Fillipe- Mestre Jedi
Bom dia Matheus, obrigado pela ajuda!
Eu fiz um desenho para ver se é isso msm que eu entendi.
Como o POnto A é perpendicular a reta BC devemos achar essa equação? que compreende o seguimento AB?
Eu fiz um desenho para ver se é isso msm que eu entendi.
Como o POnto A é perpendicular a reta BC devemos achar essa equação? que compreende o seguimento AB?
JansonRC2- Iniciante
Isso mesmo. É uma maneira de proceder que eu particularmente acho elegante.
A eq funcional da reta: BC y=2-x/2
A reta BA : y'=aX+B
determinemos A E B. A será o menos inverso do termo que acompanha X da outra equação(condição de perpendicularidade).
A=2
Agora usamos o ponto (5, 4) para achar B:
4=2x+b= 10=B ----> B=-6
ficamos com
y'= 2X-6
A intercessão será o ponto onde X e y satisfazem Às duas equações simultaneamente. A vantagem do uso de funções vem agora, ao invés de resolver o sistema para a eq das retas, igualemos y' com y, desta forma teremos so um y, e acharemos o x:
2x-6=2-x/2
O que dá:
X=16/5
Substituindo em qualquer uma das duas:
Y=2/5
B: (16/5 ; 2/5) = (3,2 ; 0,4)
Blz?
A eq funcional da reta: BC y=2-x/2
A reta BA : y'=aX+B
determinemos A E B. A será o menos inverso do termo que acompanha X da outra equação(condição de perpendicularidade).
A=2
Agora usamos o ponto (5, 4) para achar B:
4=2x+b= 10=B ----> B=-6
ficamos com
y'= 2X-6
A intercessão será o ponto onde X e y satisfazem Às duas equações simultaneamente. A vantagem do uso de funções vem agora, ao invés de resolver o sistema para a eq das retas, igualemos y' com y, desta forma teremos so um y, e acharemos o x:
2x-6=2-x/2
O que dá:
X=16/5
Substituindo em qualquer uma das duas:
Y=2/5
B: (16/5 ; 2/5) = (3,2 ; 0,4)
Blz?
Eu não to lembrado da condição de perpendicularidade, será q teria como vc me mostrar como achou o coeficiente angular?
Tb não ficou claro para mim como vc acho a reta AB, pq aki pra mim eu fiz e ficou : 2y= 4-x -> y= 4-x/2
E simplificando isso temos: y=4-x
Tb não ficou claro para mim como vc acho a reta AB, pq aki pra mim eu fiz e ficou : 2y= 4-x -> y= 4-x/2
E simplificando isso temos: y=4-x
JansonRC2- Iniciante
Falando de funções, sejam Y' e Y" duas funções sobre a variável definidas na forma:
Y'=ax+b
Y"=dx+c
Os coeficientes a e d (que acompanham x) são chamados de coeficientes angulares pois são eles que determinam o a inclinação da reta da função correspondente.(eles são a tangente do angulo da função com o eixo x para ser mais preciso.
Para que Y e Y" sejam perpendiculares,(angulo de 90°), basta que seus coeficientes satisdassem a relação:
a=-1/d
ou seja, um deve ser menos o inverso do outro.
Para achar a equação de reta AB você tem que satisfazer às condições de que ela passe pelo ponto (5, 4) o que determina o B, como no caso de Y'. E que ela seja perpendicular a
y=2-x/2
ou seja seu coeficiente angular deve ser 2, como foi posto acima.
Y'=ax+b
Y"=dx+c
Os coeficientes a e d (que acompanham x) são chamados de coeficientes angulares pois são eles que determinam o a inclinação da reta da função correspondente.(eles são a tangente do angulo da função com o eixo x para ser mais preciso.
Para que Y e Y" sejam perpendiculares,(angulo de 90°), basta que seus coeficientes satisdassem a relação:
a=-1/d
ou seja, um deve ser menos o inverso do outro.
Para achar a equação de reta AB você tem que satisfazer às condições de que ela passe pelo ponto (5, 4) o que determina o B, como no caso de Y'. E que ela seja perpendicular a
y=2-x/2
ou seja seu coeficiente angular deve ser 2, como foi posto acima.
Acho que agora entendi, é pq acho q tava fazendo o cálculo errado.
Veja se é isso:
Tira o mmc é fica isso:
Ai como o coeficiente é oq acompanha o termo x ele fica sendo -x/2.
Ai usando perpendicularidade que é o inverso, obtemos o 2 como coeficiente.
Na reta AB vc tá usando a equação reduzida certo?
O certo não seria usar aquela equação fundamental da reta para achar.
Veja se é isso:
Tira o mmc é fica isso:
Ai como o coeficiente é oq acompanha o termo x ele fica sendo -x/2.
Ai usando perpendicularidade que é o inverso, obtemos o 2 como coeficiente.
Na reta AB vc tá usando a equação reduzida certo?
O certo não seria usar aquela equação fundamental da reta para achar.
Última edição por JansonRC2 em Qua 29 maio 2013, 15:19, editado 1 vez(es)
JansonRC2- Iniciante
Quase. Sò que a equação é y=2-x/2. Dai você tira a perpendicular com A=2.
JansonRC2- Iniciante
O certo?....SIM. O prático?....Não. Na verdade da na mesma. Se você encontrar livros sobre o livro com uma equação da reta da forma:
ax+by+c=0
O coeficiente angular que eles usaram será -a/b(que seria o m). Ora, esse é o mesmo a que temos na forma funcional: y=ax+b. As vantagens são que funções são geralmente mais familiares e fica bem melhor para resolver o sistema no final. Mas você poderia proceder usando digamos um conjunto de regras das equações da reta. Condição de perpendicularidade: Dada as retas:
Ax+by+c=0 e dx+ey+g=0
Serão perpendiculares se: A/b=-e/d. ou seja o m de uma é menos o inverso do "m" da outra.
Seriam processos equivalentes só que na minha opinião a análise por funções de primeiro grau facilita.
ax+by+c=0
O coeficiente angular que eles usaram será -a/b(que seria o m). Ora, esse é o mesmo a que temos na forma funcional: y=ax+b. As vantagens são que funções são geralmente mais familiares e fica bem melhor para resolver o sistema no final. Mas você poderia proceder usando digamos um conjunto de regras das equações da reta. Condição de perpendicularidade: Dada as retas:
Ax+by+c=0 e dx+ey+g=0
Serão perpendiculares se: A/b=-e/d. ou seja o m de uma é menos o inverso do "m" da outra.
Seriam processos equivalentes só que na minha opinião a análise por funções de primeiro grau facilita.