PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Unicamp

2 participantes

Ir para baixo

Unicamp Empty Unicamp

Mensagem por digoferrari1995@gmail.com Sex 17 maio 2013, 12:04

Um escritório tem dimensões iguais a 5 m × 5 m × 3 m e possui paredes bem isoladas. Inicialmente a temperatura no interior do escritório é de 25°C. Chegam então as 4 pessoas que nele trabalham, e cada uma liga seu
microcomputador. Tanto uma pessoa como um microcomputador dissipam em média 100 W cada na forma de
calor. O aparelho de ar condicionado instalado tem a capacidade de diminuir em 5 °C a temperatura do escritó-
rio em meia hora, com as pessoas presentes e os micros ligados. A eficiência do aparelho é de 50%. Considere
o calor específico do ar igual a 1000 J/kg °C e sua densidade igual a 1,2 kg/m3
.
a) Determine a potência elétrica consumida pelo aparelho de ar condicionado.
b) O aparelho de ar condicionado é acionado automaticamente quando a temperatura do ambiente atinge 27 °C,
abaixando-a para 25 °C. Quanto tempo depois da chegada das pessoas no escritório o aparelho é acionado?

Respostas: 2100 W e 3 min e 45 s

Comentário: Olá amigos, A minha dúvida é no item a. Não entendi porque devo incluir no cálculo as potências dissipadas (Questão 10- http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/2001/download/comentadas/Fisica.pdf).
digoferrari1995@gmail.com
digoferrari1995@gmail.com
Jedi
Jedi

Mensagens : 275
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 28
Localização : São Paulo, SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Unicamp Empty Re: Unicamp

Mensagem por Euclides Sex 17 maio 2013, 15:57

Se não houvesse nenhuma fonte de calor (pessoas e máquinas) no ambiente, o aparelho, empregando 250W, reduziria a temperatura para 20o em meia hora. Porém, nesse mesmo tempo as fontes de calor teriam aumentado a temperatura ambiente em 16o a mais e não haveria redução, mas elevação da temperatura.

O aparelho precisa usar tanta potência a mais quanto a que vai sendo introduzida pelas fontes de calor.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Unicamp Empty Re: Unicamp

Mensagem por digoferrari1995@gmail.com Sex 17 maio 2013, 17:02

Muito obrigado Euclides.
digoferrari1995@gmail.com
digoferrari1995@gmail.com
Jedi
Jedi

Mensagens : 275
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 28
Localização : São Paulo, SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Unicamp Empty Re: Unicamp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos