Força dos ácidos
4 participantes
Página 1 de 1
Força dos ácidos
Ordene os seguintes ácidos do mais forte para o mais fraco :
H2S , H2SO4, HI , HCl, H2SO3, H2Se , HMnO4
H2S , H2SO4, HI , HCl, H2SO3, H2Se , HMnO4
- Spoiler:
- HI- HCl - HMnO4 - H2SO4 - H2SO3 - H2Se - H2S
mahriana- Recebeu o sabre de luz
Re: Força dos ácidos
Subtraia o número de hidrogênios pelo numero de oxigênios do ácido, se o resultado for maior ou igual a dois temos um ác. forte, se o resultado for 1 um ác. moderado, se for 0 ác. fraco.
Essa regra não serve p/ os hidrácidos, nem p/ o H2CO3(este se decompõem em H2O e CO2) sendo assim um ác. fraco.
Dos hidrácidos apenas (HCN>H2S)ác. fracos >(HF) ác. moderado>(HCl>HBr>HI) ácidos fortes.
HI>HCl>HMnO4>H2SO4>H2SO3>H2S
eu não sei a força do H2Se =/
Essa regra não serve p/ os hidrácidos, nem p/ o H2CO3(este se decompõem em H2O e CO2) sendo assim um ác. fraco.
Dos hidrácidos apenas (HCN>H2S)ác. fracos >(HF) ác. moderado>(HCl>HBr>HI) ácidos fortes.
HI>HCl>HMnO4>H2SO4>H2SO3>H2S
eu não sei a força do H2Se =/
joaoxky- Recebeu o sabre de luz
O H2Se é mais forte que o H2S porque quando se trata de hidrácidos de uma mesma coluna da tabela periódica a força do ácido aumenta de cima pra baixo na coluna .
Pra ordenar os hidracidos eu estava usando essas regras das colunas , pra ordenar os oxiácidos eu estava usando a regra de Pauling, mas não soube comparar a força de um oxiácido e um hidrácido =(
Pra ordenar os hidracidos eu estava usando essas regras das colunas , pra ordenar os oxiácidos eu estava usando a regra de Pauling, mas não soube comparar a força de um oxiácido e um hidrácido =(
Os mais conhecidos nos hidrácidos são:
os mais fortes:
HCl, HBr, e HI
Os semifortes ou moderados:
HF
Os fracos:
H2S, HCN
Quanto maior o grau de ionização, maior a condutibilidade elétrica, pois a condutibilidade é proporcional à concentração de íons presentes na solução.
Nos oxiácidos a força é medida pela diferença entre o número de átomos de oxigênio e o número de átomos de hidrogênio ionizáveis.
x = nº de átomos de O - nº de átomos de H ionizáveis
Fortes => 3 ou 2
Semifortes ou moderados => 1
Fracos => 0
Eu acho que foi cobrado um pouco além nessa questão. Exigia um pouco mais de conhecimentos. Caso viesse com alternativas daria para discernir melhor.
os mais fortes:
HCl, HBr, e HI
Os semifortes ou moderados:
HF
Os fracos:
H2S, HCN
Quanto maior o grau de ionização, maior a condutibilidade elétrica, pois a condutibilidade é proporcional à concentração de íons presentes na solução.
Nos oxiácidos a força é medida pela diferença entre o número de átomos de oxigênio e o número de átomos de hidrogênio ionizáveis.
x = nº de átomos de O - nº de átomos de H ionizáveis
Fortes => 3 ou 2
Semifortes ou moderados => 1
Fracos => 0
Eu acho que foi cobrado um pouco além nessa questão. Exigia um pouco mais de conhecimentos. Caso viesse com alternativas daria para discernir melhor.
Jônatas Arthur De F. L.- Jedi
O que determina o grau de ionização de um ácido ?
Lantec- Iniciante