PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Operação com vetores.

3 participantes

Ir para baixo

Operação com vetores. Empty Operação com vetores.

Mensagem por Cam™ Sex 07 Ago 2009, 23:25

Em Física, muitas das grandezas escalares estudadas são encontradas a partir de operações efetuadas entre grandezas vetoriais. Um exemplo disso é o trabalho W realizado por uma força F para que uma partícula realize um deslocamento Δs. Assim sendo, sempre que o resultado da operação entre duas grandezas vetoriais for uma grandeza escalar, efetuou-se:



A ) uma adição vetorial.
B ) uma subtração vetorial.
C ) um produto escalar.
D ) um produto vetorial.
E ) um produto misto.

-------------------------------

Não tenho a resposta dessa, queria conferir.. não tenho certeza mas as únicas que sei que não deve ser, é o produto vetorial e o produto escalar.. acho que deve ser adição vetorial mas o resto fico todas em dúvida.. qual a diferença entre elas?

Muito obrigada
Cam™
Cam™
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 139
Data de inscrição : 22/07/2009
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Operação com vetores. Empty Re: Operação com vetores.

Mensagem por Euclides Sáb 08 Ago 2009, 00:02

Oi Cam,

prá ficar mais claro você precisa dar uma olhadinha em produtos vetoriais. Soma e subtração de vetores sempre resultam em vetores. Há dois tipos de produtos envolvendo vetores:

1- produto escalar ou produto interno do qual resulta um escalar

2- produto externo ou vetorial do qual resulta um vetor perpendicular aos outros dois que se multiplicam

Operação com vetores. Trokgifz

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Operação com vetores. Empty Re: Operação com vetores.

Mensagem por Jeffson Souza Sáb 08 Ago 2009, 00:05

Olá cami.

Exemplos de grandezas Vetoriais.

Deslocamento,velocidade,aceleração,força,impulso,quantidade de movimento(ou momento linear),campo elétrico,campo magnético ,etc...

Bom observe o seguinte.
O tempo não é vetorial e essa por sua vez é uma multiplicação de dois vetores(velocidade x espaço)
O próprio enunciado relata sobre o "trabalho como sendo Escalar"e o mesmo é uma multiplicação de dois vetores.

Vou manda uma explicação melhor.

PRODUTO INTERNO DE VETORES

Dados dois vetores u e v , define-se o produto interno desses vetores como segue:
u . v = u . v . cos b onde u e v são os módulos dos vetores e b o ângulo formado entre eles.

Da definição acima, infere-se imediatamente que:
a) se dois vetores são paralelos, (b = 0º e cos 0º = 1) então o produto interno deles, coincidirá com o produto dos seus módulos.

b) o produto interno de um vetor por ele mesmo, será igual ao quadrado do seu módulo, pois neste caso,
b = 0º e cos 0º = 1 \ u.u = u.u.1 = u2

c) se dois vetores são perpendiculares, (b = 90º e cos 90º = 0) então o produto interno deles será nulo.

d) o produto interno de dois vetores será sempre um número real.

e) o produto interno de vetores é também conhecido como produto escalar.


Agora se tivermos um produto de um vetor com um escalar ,nesse caso temos com certeza uma grandeza vetorial.

Agora vamos ver o impulso.

I=Impulso

Q=Quantidade de movimento.


I=Qf-Qi

Observe que a diferença entre vetores são sempre vetores e o mesmo caso serve para a adição.
Jeffson Souza
Jeffson Souza
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 906
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 39
Localização : São Paulo

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=473807622589557123

Ir para o topo Ir para baixo

Operação com vetores. Empty Re: Operação com vetores.

Mensagem por Cam™ Dom 16 Ago 2009, 17:34

Oi Euclides e Jeff !!!

A net daqui está com problemas... Sad , por sorte consegui acessar hoje... Muito obrigada pela ajuda de vcs 2, tá muito bem explicado, já vi que já tinha errado....

Agora entendi, muito obrigada!

bjos
Cam™
Cam™
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 139
Data de inscrição : 22/07/2009
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Operação com vetores. Empty Re: Operação com vetores.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos