Corrente Elétrica [induzida em espira]
3 participantes
Página 1 de 1
Corrente Elétrica [induzida em espira]
Alguém poderia me ajudar dizendo em casa uma das situações abaixo o sentido da corrente elétrica induzida que passa na bobina vista pelo observador em P?
Desde já, agradeço.
MyImmortal'- Iniciante
Re: Corrente Elétrica [induzida em espira]
Teoria:
Heinrich Friedrich Emil Lenz
A lei de Lenz (leva esse nome em homenagem ao seu descobridor) diz que ao aproximar-se, ou afastar-se um ímã (campo magnético) de uma espira condutora uma corrente elétrica é induzida na espira. O que induz a corrente é a variação do fluxo magnético que a atravessa. Ao se movimentar o ímã a quantidade de linhas de campo que atravessa a espira varia e essa variação é responsável pela indução da corrente elétrica. Se o ímã ficar parado não há corrente elétrica.
Por outro lado toda corrente elétrica, por sua vez, também induz ao redor de si um campo magnético. Ocorre que o campo magnético gerado pela corrente induzida se opõe ao movimento do ímã. Isto é quando o ímã se aproxima com o seu pólo norte à frente, o campo da espira lhe opõe um pólo norte, se o íma se aproxima com seu pólo sul à frente, o campo da espira lhe opõe um pólo sul.
A Regra da Mão Direita nos permite encontrar o sentido do campo magnético produzido por uma espira na qual circula uma corrente:
com esse recurso podemos encontrar o sentido da corrente elétrica induzida:
Ímã se afastando:
Ímã se aproximando:
Heinrich Friedrich Emil Lenz
A lei de Lenz (leva esse nome em homenagem ao seu descobridor) diz que ao aproximar-se, ou afastar-se um ímã (campo magnético) de uma espira condutora uma corrente elétrica é induzida na espira. O que induz a corrente é a variação do fluxo magnético que a atravessa. Ao se movimentar o ímã a quantidade de linhas de campo que atravessa a espira varia e essa variação é responsável pela indução da corrente elétrica. Se o ímã ficar parado não há corrente elétrica.
Por outro lado toda corrente elétrica, por sua vez, também induz ao redor de si um campo magnético. Ocorre que o campo magnético gerado pela corrente induzida se opõe ao movimento do ímã. Isto é quando o ímã se aproxima com o seu pólo norte à frente, o campo da espira lhe opõe um pólo norte, se o íma se aproxima com seu pólo sul à frente, o campo da espira lhe opõe um pólo sul.
A Regra da Mão Direita nos permite encontrar o sentido do campo magnético produzido por uma espira na qual circula uma corrente:
com esse recurso podemos encontrar o sentido da corrente elétrica induzida:
Ímã se afastando:
Ímã se aproximando:
Euclides- Fundador
Re: Corrente Elétrica [induzida em espira]
Me corrija e eu estiver errado:
Nessa ordem?
ANTI-HORÁRIO
HORÁRIO
HORÁRIO
ANTI-HORÁRIO
Nessa ordem?
MyImmortal'- Iniciante
alguém me ajuda nesses exercícios de fisica?
MyImmortal' escreveu:Alguém poderia me ajudar dizendo em casa uma das situações abaixo o sentido da corrente elétrica induzida que passa na bobina vista pelo observador em P?Desde já, agradeço.
Rosane de Oliveira- Iniciante
trabalho de fisica
calcule a resistencia equivalente à associação esquematizada a seguir:
a) ___________4Ո______3Ո
___________4Ո___________
__________10Ո____________ 110V
b) A ._____R1_____________R2______R3
B 10Ո
8Ո 20Ո
3Ո
R4 220V
5Ո
c) ____1Ո________2,5Ո
2,5Ո__________
______________ 2Ո
d) tem uma tomada com duas lampadas ligadas sendo que a primeira é 5Ո e a segunda 15Ո
Calcule a intensidade da corrente que atravessa os resistores R2,R3 e R4. Dado: Uab: 16V
a) ___________4Ո______3Ո
___________4Ո___________
__________10Ո____________ 110V
b) A ._____R1_____________R2______R3
B 10Ո
8Ո 20Ո
3Ո
R4 220V
5Ո
c) ____1Ո________2,5Ո
2,5Ո__________
______________ 2Ո
d) tem uma tomada com duas lampadas ligadas sendo que a primeira é 5Ո e a segunda 15Ո
Calcule a intensidade da corrente que atravessa os resistores R2,R3 e R4. Dado: Uab: 16V
Rosane de Oliveira- Iniciante
José Vanderlei gosta desta mensagem
Godard não gosta desta mensagem