PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre o comportamento da tensão alternada

2 participantes

Ir para baixo

Sobre o comportamento da tensão alternada Empty Sobre o comportamento da tensão alternada

Mensagem por Alcides Soluni Sex 05 Abr 2013, 15:09

Boa tarde amigos, tenho uma duvida que me intriga, é a repeito do comportamento da tensão alternada que se usa nos domicilios (127 ou 220v). É sabido que existe uma onda de potencial, variando de positivo a negativo. E essa onda varia somente na fase, não no neutro , correto? O neutro seria somente a resposta de um sistema equilibrado a uma variação. Quando o potencial é negativo, eu presumo que exista um acumulo de eletrons na fase, e quando é positivo, uma fuga de eletrons. Mas não existe um limite para essa movimentação toda? Já que os eletrons fazem parte tambem da estrutura do atomo, não só protons e neutrons. Será que a materia em si corresponde somente ao nucleo e os eletrons são uma mera "cola"? A ausencia ou presença em excesso de eletrons não descaracterizaria o átomo de cobre? Grato pela atenção de voces.

Alcides Soluni
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o comportamento da tensão alternada Empty Re: Sobre o comportamento da tensão alternada

Mensagem por Elcioschin Sex 05 Abr 2013, 15:27

E essa onda varia somente na fase, não no neutro ,correto?

Incorreto: a onda é igual tanto na fase quanto o neutro.

Com isto, todo o resto pode ser descartado, pois não tem valor
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Sobre o comportamento da tensão alternada Empty Re: Sobre o comportamento da tensão alternada

Mensagem por Alcides Soluni Sex 05 Abr 2013, 16:04

Mas se a onda variasse no neutro não seria suficiente para que eu levasse um choque? Eu falo de tensão, não corrente

Alcides Soluni
Iniciante

Mensagem por Elcioschin Sáb 06 Abr 2013, 13:38

Vou melhorar a explicação:

O que circula na fase e no neutro é a corrente elétrica, que é senoidal

Para esta corrente circular é necessário que exista uma ddp entre a fase e o neutro.

Numa residência onde a ddp vale 110 V, a tensão elétrica da fase vale 110 V e a do neutro vale 0 V (porque o neutro é ligado à Terra).

Assim, quando você encosta a mão no neutro, mantendo o pé na Terra, a ddp entre sua mão e seu pé é nula, logo, você não leva choque.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo