resolva a equação 2
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resolva a equação 2
Resolva a seguinte equação:
cos^6x+2cos^4x+(cosx+senx)^2-sen2x=4
R: x ∈R e x=kpi
cos^6x+2cos^4x+(cosx+senx)^2-sen2x=4
R: x ∈R e x=kpi
Jennykah- Jedi
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schow- Jedi
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Re: resolva a equação 2
cos^6x(x) +2cos^4(x)+(cosx+senx)²-sen2x=4
cos^6(x) + 2cos^4(x) + cos²x + sen2x + sen²x - sen2x = 4
cos^6(x) + 2cos^4(x) -3 = 0
cos²(x) = y
y³ + 2y² - 3 = 0
é fácil ver que 1 é raiz, entao (y-1) é fator:
y³ - 1 + 2y² - 2 = 0
(y-1)(y² + y + 1)+ 2(y-1)(y+1)= 0
(y-1)( y² + y + 1 +2y + 2) = 0
(y-1)(y² + 3y +3) = 0
y² + 3y + 3 = 0 nao tem raízes reais
entao y = 1
OBS: poderia ter aplicado também briot-ruffino ao invés de fatorar..
cos²x = 1
cosx = +-1
x = kpi , k ∈ Z
cos^6(x) + 2cos^4(x) + cos²x + sen2x + sen²x - sen2x = 4
cos^6(x) + 2cos^4(x) -3 = 0
cos²(x) = y
y³ + 2y² - 3 = 0
é fácil ver que 1 é raiz, entao (y-1) é fator:
y³ - 1 + 2y² - 2 = 0
(y-1)(y² + y + 1)+ 2(y-1)(y+1)= 0
(y-1)( y² + y + 1 +2y + 2) = 0
(y-1)(y² + 3y +3) = 0
y² + 3y + 3 = 0 nao tem raízes reais
entao y = 1
OBS: poderia ter aplicado também briot-ruffino ao invés de fatorar..
cos²x = 1
cosx = +-1
x = kpi , k ∈ Z
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
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Localização : RJ
Re: resolva a equação 2
Obrigada schow e Luck =D
Mas Luck, se eu for achar as raízes dessa equação de terceiro grau por brit-ruffino dá certo? Eu tentei aqui, nao sei se certo e não consegui.
1 l 1 2 -3
1 3 0
deu a equação y²+3y=0
Mas Luck, se eu for achar as raízes dessa equação de terceiro grau por brit-ruffino dá certo? Eu tentei aqui, nao sei se certo e não consegui.
1 l 1 2 -3
1 3 0
deu a equação y²+3y=0
Jennykah- Jedi
- Mensagens : 286
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 27
Localização : Juiz de fora, MG
Re: resolva a equação 2
E mais uma dúvida, em respeito ao resultado encontrado, + e - 1 não deveria ser 2pik? No círculo o cosseno desse valor tbm dá 2pi
Jennykah- Jedi
- Mensagens : 286
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 27
Localização : Juiz de fora, MG
Re: resolva a equação 2
vc esqueceu do 0 na hora de aplicar britot ruffini : y³ + 2y² + 0y - 3 = 0Jennykah escreveu:Obrigada schow e Luck =D
Mas Luck, se eu for achar as raízes dessa equação de terceiro grau por brit-ruffino dá certo? Eu tentei aqui, nao sei se certo e não consegui.
1 l 1 2 -3
1 3 0
deu a equação y²+3y=0
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 32
Localização : RJ
Re: resolva a equação 2
É mesmo, esqueci
Jennykah- Jedi
- Mensagens : 286
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 27
Localização : Juiz de fora, MG
Re: resolva a equação 2
nao 2kpi é apenas para cosx = 1, kpi pega os dois valores de cossenos -1 e 1 (veja no circulo trigonométrico), quando gerar dúvidas vc pode tb analisar valores de k , sendo x = kpi, para k = 0, cos0 = 1, k=1, cos(pi) =-1 , k=2 cos(2pi) = 1 e assim vai...Jennykah escreveu:E mais uma dúvida, em respeito ao resultado encontrado, + e - 1 não deveria ser 2pik? No círculo o cosseno desse valor tbm dá 2pi
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 32
Localização : RJ
Re: resolva a equação 2
ainda não entendi luck, ta que dá pra analisar pelos valores k, mas se eu olhar o círculos trigonométrico como vc falou, vejo que os valores de cosseno de -1 e 1 são pi e 2pi, não entendi como kpi pega os dois valores =\
Jennykah- Jedi
- Mensagens : 286
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 27
Localização : Juiz de fora, MG
Re: resolva a equação 2
Vc tem que ver como os valores vao repetir no círculo, kpi pega sim todos os valores de -1 e 1 veja: (0,pi,2pi,3pi,4pi,5pi,6pi...) , ja 2kpi só os valores de 1 (0,2pi,4pi,6pi,...), leia o que escrevi no outro tópico.Jennykah escreveu:ainda não entendi luck, ta que dá pra analisar pelos valores k, mas se eu olhar o círculos trigonométrico como vc falou, vejo que os valores de cosseno de -1 e 1 são pi e 2pi, não entendi como kpi pega os dois valores =\
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 32
Localização : RJ
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