PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

3 participantes

Ir para baixo

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio Empty Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

Mensagem por gilmarsf94 Sex 22 Mar 2013, 10:16

Dê a equação da reação do zinco metálico com hidróxido de sódio?

Eu fiz assim:

Zn + 2NaOH -> Zn(OH)2 + 2Na

Mas no gabarito está assim:

Zn + 2NaOH = NaZnO2 + H2

Eu gostaria de saber porque a minha equação está errada e a do gabarito está certa.

gilmarsf94
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/12/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio Empty Re: Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

Mensagem por ailatsoc2 Sex 22 Mar 2013, 10:22

Você classificou essa reação como uma troca simples, o que não é possível, pois olhando a fila de reatividade o Zn é mais fraco que o Na, então a reação que você fez não ocorreria espontaneamente.
ailatsoc2
ailatsoc2
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 13/09/2012
Idade : 28
Localização : Manaus, Amazonas e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio Empty Re: Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

Mensagem por gilmarsf94 Sex 22 Mar 2013, 10:39

ailatsoc2 escreveu:Você classificou essa reação como uma troca simples, o que não é possível, pois olhando a fila de reatividade o Zn é mais fraco que o Na, então a reação que você fez não ocorreria espontaneamente.

Hmm, agora entendi porque a minha equação está errada. Só está faltando entender como eu iria conseguir chegar na correta.

gilmarsf94
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/12/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio Empty Re: Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

Mensagem por ailatsoc2 Sex 22 Mar 2013, 10:43

A questão não dá mais nenhuma informação??
ailatsoc2
ailatsoc2
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 13/09/2012
Idade : 28
Localização : Manaus, Amazonas e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio Empty Re: Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

Mensagem por gilmarsf94 Sex 22 Mar 2013, 11:03

ailatsoc2 escreveu:A questão não dá mais nenhuma informação??

Pior que não. E acabei de notar mais uma coisa estranha, o número de átomos de sódio está desbalanceado. Acho que o gabarito deve estar errado tbm.

gilmarsf94
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/12/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio Empty Re: Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

Mensagem por ailatsoc2 Sex 22 Mar 2013, 11:17

Você tirou isso de algum livro?? Erro no gabarito deve ser do feltre hahaha
ailatsoc2
ailatsoc2
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 13/09/2012
Idade : 28
Localização : Manaus, Amazonas e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio Empty Re: Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

Mensagem por DaviBahia Sex 22 Mar 2013, 11:40

Neste caso, o gabarito realmente pode estar incorreto silent
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio Empty Re: Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

Mensagem por DaviBahia Sex 22 Mar 2013, 11:46

Encontrei um comentário no Yahoo! Respostas que pode ajudar... será que aquela fila de reatividade tem exceções a nível de Ensino Médio?

"O alumínio, por ser um metal anfótero, quando em presença de uma base forte, funciona como um ácido. A reação é:

2Al + 2NaOH + 2H2O ==> 2NaAlO2 + 3H2, formando o aluminato de sódio e liberando hidrogênio.
Por isso o balão sobe - por estar cheio de hidrogênio, liberado na reação.
Em presença de um ácido forte, o Al funciona como uma base, formando o sal de Al. Ex.:
2Al + 6HCl ==> 2AlCl3 + 3H2."
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio Empty Re: Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

Mensagem por gilmarsf94 Sex 22 Mar 2013, 12:11

DaviBahia escreveu:Encontrei um comentário no Yahoo! Respostas que pode ajudar... será que aquela fila de reatividade tem exceções a nível de Ensino Médio?

"O alumínio, por ser um metal anfótero, quando em presença de uma base forte, funciona como um ácido. A reação é:

2Al + 2NaOH + 2H2O ==> 2NaAlO2 + 3H2, formando o aluminato de sódio e liberando hidrogênio.
Por isso o balão sobe - por estar cheio de hidrogênio, liberado na reação.
Em presença de um ácido forte, o Al funciona como uma base, formando o sal de Al. Ex.:
2Al + 6HCl ==> 2AlCl3 + 3H2."

Eu fiz a msm pergunta lá e obtive a seguinte resposta:

"Acontece que o Zn - assim como o Al - é um metal anfótero: tem dois comportamentos.
Quando em presença de um ácido forte, ele age como metal - e forma um sal de Zn.
Quando em presença de uma base forte, ele age como não metal - e forma os zincatos.
A sua equação está errada primeiro porque o Na NÃO EXISTE EM SOLUÇÃO. Ele reage VIOLENTAMENTE com a água, dando NaOH e liberando hidrogênio. A reação é tão violenta e, por causa de tanto calor liberado, o H2 formado explode, formando água novamente. Então, na realidade o que acontece é exatamente o que está no gabarito: o NaOH é uma base extremamente forte - e o produto é o zincato de sódio, Na2ZnO2 (faltou um 2, na sua fórmula)."

Pelo o que eu entendi, acho que a fila de reatividade ainda está valendo, pois o Zn não cedeu elétrons ao Na, mas sim ao H (que é menos eletropositivo).

gilmarsf94
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/12/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio Empty Re: Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

Mensagem por DaviBahia Sex 22 Mar 2013, 12:38

silent Entendi... mas, no caso, se nessas reações eu me basear apenas na fila de reatividade, como a maioria faz, não vou encontrar os resultados coerentes? Eu nunca havia observado situações como essas... talvez pelo desprezo ou simplificação de muitos vestibulares em relação a essas observações.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio Empty Re: Reação entre o zinco e o hidróxido de sódio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos