Propriedades dos materiais
+2
schow
Igor Samuray
6 participantes
Página 1 de 1
Propriedades dos materiais
(UFMG/2006) - Sabe-se que, à temperatura ambiente, há, aproximadamente, o mesmo número de moléculas em 19 ml de água pura e em 60 ml de etanol puro. Quando amostras desses dois líquidos, com esses volumes, são misturadas em uma proveta, observa-se que
* a temperatura da mistura aumenta em relação à temperatura dos líquidos puros;
* as bolhas que se formam, então, sobem até a superfície da mistura; e
* a mistura tem um volume total menor que 79 ml.
Considerando-se esse experimento e as observações dele decorrentes, é correto afirmar que
a) a mistura de água e etanol é um processo endotérmico.
b) a densidade da mistura é maior do que seria se seu volume fosse igual a 79 ml.
c) as bolhas evidenciam a ocorrência de uma reação química entre a água e o etanol.
d) a massa de água e a massa de etanol nesse experimento são, aproximadamente, iguais.
A opção correta é a letra "b" eu gostaria de entender por que? Se puder comente, por favor, todas as opções.
* a temperatura da mistura aumenta em relação à temperatura dos líquidos puros;
* as bolhas que se formam, então, sobem até a superfície da mistura; e
* a mistura tem um volume total menor que 79 ml.
Considerando-se esse experimento e as observações dele decorrentes, é correto afirmar que
a) a mistura de água e etanol é um processo endotérmico.
b) a densidade da mistura é maior do que seria se seu volume fosse igual a 79 ml.
c) as bolhas evidenciam a ocorrência de uma reação química entre a água e o etanol.
d) a massa de água e a massa de etanol nesse experimento são, aproximadamente, iguais.
A opção correta é a letra "b" eu gostaria de entender por que? Se puder comente, por favor, todas as opções.
Igor Samuray- Jedi
Re: Propriedades dos materiais
A densidade de qualquer coisa equivale a massa sobre o volume.
O texto evidencia um processo exotérmico em que ocorre a mistura de um mesmo número de mol, conforme o texto, de água e de etanol. Isso não quer dizer que tenham a mesma massa. O aumento da temperatura é devido não a uma reação química, mas sim a formação de novas ligações de hidrogênio entre a água e o etanol, liberando calor e aumentando a temperatura do sistema.
O item b afirma que a densidade da solução é maior que a que seria se o volume correspondesse a 79 mL. Considerando a massa da mistura constante, um menor volume total certamente corresponde a uma maior densidade. Por isso, o item b é o correto.
Espero ter ajudado.
O texto evidencia um processo exotérmico em que ocorre a mistura de um mesmo número de mol, conforme o texto, de água e de etanol. Isso não quer dizer que tenham a mesma massa. O aumento da temperatura é devido não a uma reação química, mas sim a formação de novas ligações de hidrogênio entre a água e o etanol, liberando calor e aumentando a temperatura do sistema.
O item b afirma que a densidade da solução é maior que a que seria se o volume correspondesse a 79 mL. Considerando a massa da mistura constante, um menor volume total certamente corresponde a uma maior densidade. Por isso, o item b é o correto.
Espero ter ajudado.
schow- Jedi
Valeu, ajudou muito.
Igor Samuray- Jedi
Olá pessoal, irei ressuscitar o tópico...rsrs.
Alguém sabe me explicar o motivo de o volume total não corresponder à soma (79mL)? Seria porque houve a formação de novas ligações de hidrogênio entre etanol e água? Mas penso que, já havia essas interações ocorrendo de forma individual (entre molécs de H2O e entre molécs de Etanol)...Fiquei bem confuso, sou fraco nisso,.
Obrigado.
Alguém sabe me explicar o motivo de o volume total não corresponder à soma (79mL)? Seria porque houve a formação de novas ligações de hidrogênio entre etanol e água? Mas penso que, já havia essas interações ocorrendo de forma individual (entre molécs de H2O e entre molécs de Etanol)...Fiquei bem confuso, sou fraco nisso,.
Obrigado.
Lmatheusc- Iniciante
Exatamente, isso. As moléculas de água e entanol interagem FORTEMENTE, tão forte que a distância entre as moléculas é diminuída, diminuindo por fim o volume da amostra. Sim, as moléculas de água irão interagir tanto com moléculas de água quanto com moléculas de etanol. Tente fazer o teste em casa, é muito interessante.Lmatheusc escreveu:Olá pessoal, irei ressuscitar o tópico...rsrs.
Obrigado.
Tiago Avelino- Padawan
Alguém conseguiria me explicar o porquê da liberação das bolhas? Eu pensei que fosse essa liberação que diminuísse o volume do sistema
Enzo _Sergi- Recebeu o sabre de luz
A liberação de bolhas decorre da ebulição de parte dos líquidos, pois a mistura de água e etanol libera calor (é exotérmica) provocando o aumento da temperatura.
Ao contrário do que foi dito acima NÃO REALIZE esse experimento em casa porque ele é EXTREMAMENTE PERIGOSO. O etanol é extremamente inflamável e a liberação de calor da mistura pode provocar explosões e incêndios machucando gravimente pessoas, animais, etc.
Ao contrário do que foi dito acima NÃO REALIZE esse experimento em casa porque ele é EXTREMAMENTE PERIGOSO. O etanol é extremamente inflamável e a liberação de calor da mistura pode provocar explosões e incêndios machucando gravimente pessoas, animais, etc.
Rory Gilmore- Monitor