Questão 2 fase UNICAMP 2012
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Questão 2 fase UNICAMP 2012
Questão 2
O tempo de viagem de qualquer entrada da Unicamp até a região central do campus é de apenas alguns
minutos. Assim, a economia de tempo obtida, desrespeitando-se o limite de velocidade, é muito pequena,
enquanto o risco de acidentes aumenta significativamente.
a) Considere que um ônibus de massa M = 9000 kg, viajando a 80 km/h, colide na traseira de um carro de
massa ma = 1000 kg que se encontrava parado. A colisão é inelástica, ou seja, carro e ônibus seguem grudados
após a batida. Calcule a velocidade do conjunto logo após a colisão.
b) Além do excesso de velocidade, a falta de manutenção do
veículo pode causar acidentes. Por exemplo, o desalinhamento
das rodas faz com que o carro sofra a ação de uma força lateral.
Considere um carro com um pneu dianteiro desalinhado de 3°,
conforme a figura ao lado, gerando uma componente lateral da
força de atrito em uma das rodas. Para um carro de massa
mb = 1600 kg, calcule o módulo da aceleração lateral do carro,
sabendo que o módulo da força de atrito em cada roda vale
Fat = 8000 N. Dados: sen 3° = 0,05 e cos 3° = 0,99.
A minha dúvida não está relacionada com a resolução da questão, mas sim de um problema teórico.
Gostaria de saber, já que a quantidade de movimento é constante (Qf = Qi), a Energia Cinética também se mantém? Se não, porquê?
Agradeço desde já...
O tempo de viagem de qualquer entrada da Unicamp até a região central do campus é de apenas alguns
minutos. Assim, a economia de tempo obtida, desrespeitando-se o limite de velocidade, é muito pequena,
enquanto o risco de acidentes aumenta significativamente.
a) Considere que um ônibus de massa M = 9000 kg, viajando a 80 km/h, colide na traseira de um carro de
massa ma = 1000 kg que se encontrava parado. A colisão é inelástica, ou seja, carro e ônibus seguem grudados
após a batida. Calcule a velocidade do conjunto logo após a colisão.
b) Além do excesso de velocidade, a falta de manutenção do
veículo pode causar acidentes. Por exemplo, o desalinhamento
das rodas faz com que o carro sofra a ação de uma força lateral.
Considere um carro com um pneu dianteiro desalinhado de 3°,
conforme a figura ao lado, gerando uma componente lateral da
força de atrito em uma das rodas. Para um carro de massa
mb = 1600 kg, calcule o módulo da aceleração lateral do carro,
sabendo que o módulo da força de atrito em cada roda vale
Fat = 8000 N. Dados: sen 3° = 0,05 e cos 3° = 0,99.
A minha dúvida não está relacionada com a resolução da questão, mas sim de um problema teórico.
Gostaria de saber, já que a quantidade de movimento é constante (Qf = Qi), a Energia Cinética também se mantém? Se não, porquê?
Agradeço desde já...
Convidad- Convidado
Re: Questão 2 fase UNICAMP 2012
A colisão é inelastica. A definição de inelasticidade é: a energia cinética do sistema não se conserva.
Outra forma de ver isso é: quando a velocidade relativa entre os dois carros for a mesma após a colisão, há elasticidade (Energia conserva). Nesse caso, a velocidade relativa inicial é 80km/h e no final, como eles estão juntos, é 0,
obs: me referi à letra a
Outra forma de ver isso é: quando a velocidade relativa entre os dois carros for a mesma após a colisão, há elasticidade (Energia conserva). Nesse caso, a velocidade relativa inicial é 80km/h e no final, como eles estão juntos, é 0,
obs: me referi à letra a
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