Capacitores - Difícil
3 participantes
Página 1 de 1
Capacitores - Difícil
Quatro placas metálicas idênticas se encontram no ar a iguais distâncias “d” uma da outra. A área de cada uma das placas é “S”. As placas extremas estão unidas entre si e as do meio, conectadas com a bateria de força eletromotriz “ε”. Ache as cargas das placas do meio.
gab:
3.E0.S.ε/2d
gab:
3.E0.S.ε/2d
duduzao- Padawan
Re: Capacitores - Difícil
Repare que temos três capacitores: 12, 23 e 34. Separe cada uma das placas 2 e 3 em outras duas para ilustrar:
Todos os capacitores possuem mesma capacitância C. Oriente-se pelo último desenho.
Carga, em módulo, nas placas do capacitor 2''3':
A carga nas placas dos capacitores 2'1 e 43'' será igual àquela nas placas do capacitor equivalente a esse par:
Finalmente:
Resposta análoga para |Q3|.
Todos os capacitores possuem mesma capacitância C. Oriente-se pelo último desenho.
Carga, em módulo, nas placas do capacitor 2''3':
A carga nas placas dos capacitores 2'1 e 43'' será igual àquela nas placas do capacitor equivalente a esse par:
Finalmente:
Resposta análoga para |Q3|.
Robson Jr.- Fera
Olá Robson,
É assim mesmo, mas o que eu realmente não entendi é como sair do segundo desenho para o terceiro. Como vou saber que tenho neste caso 2 capacitores em série com um em paralelo ?
É assim mesmo, mas o que eu realmente não entendi é como sair do segundo desenho para o terceiro. Como vou saber que tenho neste caso 2 capacitores em série com um em paralelo ?
duduzao- Padawan
Aliás,
É possível provar pela superposição dos campos elétricos que a configuração será dessa forma ?
É possível provar pela superposição dos campos elétricos que a configuração será dessa forma ?
duduzao- Padawan
Robson Jr., essa foi de fera. Parabéns!
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Imagine que os capacitores estão "soltos", de modo que você possa movê-los ao longo do fio, mas nunca além de um nó. Na figura 2, deslize os capacitores 12' e 3''4 até a parte de baixo e pronto.duduzao escreveu:Olá Robson,
Esse recurso de movimentação me ajuda na hora de redesenhar circuitos, valendo também para resistores. Outro truque útil, dependendo da situação, é prolongar ou encurtar fios. Note que nenhum desses procedimentos compromete o circuito.
Você precisa apenas ver que tanto o capacitor 2''3' quanto a dupla 2'1-43'' estão submetidos à mesma diferença de potencial, o que configura a associação em paralelo.duduzao escreveu:Aliás,
Obrigado, amigo Medeiros.Medeiros escreveu:Robson Jr., essa foi de fera. Parabéns!
Robson Jr.- Fera
Muito bom Robson !
Vlw cara.
Vlw cara.
duduzao- Padawan