Modelo atômico de Rutherford
2 participantes
Página 1 de 1
Modelo atômico de Rutherford
Rutherford concluiu que:
A) o núcleo de um átomo é positivamente carregado.
B) os átomos de ouro são muito volumosos.
C) os elétrons em um átomo estão dentro do núcleo.
D) a maior parte do volume total de um átomo é
constituído de um espaço vazio.
A resposta é a alternativa "A", mas pq a "D" está errada?
A) o núcleo de um átomo é positivamente carregado.
B) os átomos de ouro são muito volumosos.
C) os elétrons em um átomo estão dentro do núcleo.
D) a maior parte do volume total de um átomo é
constituído de um espaço vazio.
A resposta é a alternativa "A", mas pq a "D" está errada?
itsraay- Iniciante
Re: Modelo atômico de Rutherford
Excelente dúvida !
Persegue as cabeças pensantes e pesantes há milênios.
O que é o espaço ?
O que é o nada ?
O que é o vácuo — ou seu ridículo sinônimo mais recente — o espaço-vazio ?
Gregos, troianos, baianos e sergipanos, todos perseguem o esclarecimento, mas, até agora, as dúvidas persistem...
Quando um professor me disse que as ondas sonoras precisavam de um meio material para se propagarem e que, diferentemente, as ondas eletromagnéticas não precisavam, podendo elas se propagarem no "nada", no vácuo, no vazio, eu, indignado, perguntei, já respondendo:
"Fessô, elas precisam de alguma coisa sim ! Do espaço ! "
Aí, ele deu um sorrisinho amarelo, não quis discutir o assunto e, rapidinho, deu continuidade à "aula"...
Bem, não vamos filosofar agora...
Vamos lá !
Nesse "espaço-vazio" — sendo, aproximadamente, o raio da "esfera" que representa o átomo 10.000 vezes maior que o raio do seu núcleo positivo — estão as partículas-onda negativas, os elétrons, que têm massa 2.000 menor que as dos prótons, sendo, por esse motivo, desconsiderados quando da medida da massa de um átomo.
Esse volume, atómo sem o núcleo, então, não está vazio...
Ele, simplesmente, tem massa volúmica (densidade) muito pequena, mas que tem coisa lá, ah, isso tem !
Pense numa enorme esfera contendo umas 20 abelhas africanas voando velozes e furiosas...
Alguém tira uma foto e mostra pra você que o espaço é praticamente vazio e, com um sorriso maroto, lhe convida para entrar na esfera... Vamos Lá ?!? :twisted: ?!?
Eu, se fosse você, não iria querer entrar nesse "espaço-vazio" !
E você ? ?
Saudações etéreas !
Persegue as cabeças pensantes e pesantes há milênios.
O que é o espaço ?
O que é o nada ?
O que é o vácuo — ou seu ridículo sinônimo mais recente — o espaço-vazio ?
Gregos, troianos, baianos e sergipanos, todos perseguem o esclarecimento, mas, até agora, as dúvidas persistem...
Quando um professor me disse que as ondas sonoras precisavam de um meio material para se propagarem e que, diferentemente, as ondas eletromagnéticas não precisavam, podendo elas se propagarem no "nada", no vácuo, no vazio, eu, indignado, perguntei, já respondendo:
"Fessô, elas precisam de alguma coisa sim ! Do espaço ! "
Aí, ele deu um sorrisinho amarelo, não quis discutir o assunto e, rapidinho, deu continuidade à "aula"...
Bem, não vamos filosofar agora...
Vamos lá !
Nesse "espaço-vazio" — sendo, aproximadamente, o raio da "esfera" que representa o átomo 10.000 vezes maior que o raio do seu núcleo positivo — estão as partículas-onda negativas, os elétrons, que têm massa 2.000 menor que as dos prótons, sendo, por esse motivo, desconsiderados quando da medida da massa de um átomo.
Esse volume, atómo sem o núcleo, então, não está vazio...
Ele, simplesmente, tem massa volúmica (densidade) muito pequena, mas que tem coisa lá, ah, isso tem !
Pense numa enorme esfera contendo umas 20 abelhas africanas voando velozes e furiosas...
Alguém tira uma foto e mostra pra você que o espaço é praticamente vazio e, com um sorriso maroto, lhe convida para entrar na esfera... Vamos Lá ?!? :twisted: ?!?
Eu, se fosse você, não iria querer entrar nesse "espaço-vazio" !
E você ? ?
Saudações etéreas !
rihan- Estrela Dourada