Química Inorgânica
4 participantes
PiR2 :: Questões Especiais :: Escolas Militares :: Química
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Química Inorgânica
A respeito dos conceitos de ácido e base realizados por Arrhenius, Lewis e Bronsted-Lowry, assinale a alternativa incorreta em relação às suas teorias
a) Um ácido de Lewis deve ter elevada densidade eletrônica
b) Um acido ou base de Arrhenius serão também de Bronsted-Lowry e de Lewis
c) Um ácido ou base de Bronsted-Lowry serão também de Lewis, mas não poderão ser de Arrhenius
d) Ácido, segundo Arrhenius, é uma substância de caráter molecular que, em meio aquoso, sofre ionização e libera exclusivamente o cátion H+
Podem explicar cada uma das alternativa!
a) Um ácido de Lewis deve ter elevada densidade eletrônica
b) Um acido ou base de Arrhenius serão também de Bronsted-Lowry e de Lewis
c) Um ácido ou base de Bronsted-Lowry serão também de Lewis, mas não poderão ser de Arrhenius
d) Ácido, segundo Arrhenius, é uma substância de caráter molecular que, em meio aquoso, sofre ionização e libera exclusivamente o cátion H+
Podem explicar cada uma das alternativa!
Diegomedbh- Jedi
Re: Química Inorgânica
Acho que é isso:
a) O ácido de Lewis deve ter elevada densidade eletrônica para aceitar elétrons, no caso para fazer ligações covalentes.
b)Errada, todo ácido de Lewis é um ácido de Brönsted, e consequentemente toda base de Lewis é uma base de Brönsted, mas não de Arrhenius, pois ambos liberam e recebem elétrons, já Arrhenius libera OH- e H+.
c) Certa, pelo motivo já citado acima.
d)certa, acido de Arrhenius é toda e qualquer substancia química, que, ao ser dissolvida em água, libera por ionização, como cátions, somente íons H+.
a) O ácido de Lewis deve ter elevada densidade eletrônica para aceitar elétrons, no caso para fazer ligações covalentes.
b)Errada, todo ácido de Lewis é um ácido de Brönsted, e consequentemente toda base de Lewis é uma base de Brönsted, mas não de Arrhenius, pois ambos liberam e recebem elétrons, já Arrhenius libera OH- e H+.
c) Certa, pelo motivo já citado acima.
d)certa, acido de Arrhenius é toda e qualquer substancia química, que, ao ser dissolvida em água, libera por ionização, como cátions, somente íons H+.
puiff- Mestre Jedi
Oi puiff,
Creio que você esta confundindo alguns conceitos, pois:
Um ácido de Lewis é toda espécie química capaz de receber um par de elétrons para forma uma covalência dativa.
Uma base de Lewis é toda espécie química capaz de ceder um par de elétrons para formar uma covalência dativa.
Logo, quem deve apresentar elevada densidade eletrônica é base de Lewis e não o ácido de Lewis! Desse modo, já temos a alternativa correta...
Porém, estou com dúvidas de como chegar a conclusão das demais afirmativas , sendo assim, alguém poderia justifica-las, ou seja, explicar o porque elas realmente são corretas?
Creio que você esta confundindo alguns conceitos, pois:
Um ácido de Lewis é toda espécie química capaz de receber um par de elétrons para forma uma covalência dativa.
Uma base de Lewis é toda espécie química capaz de ceder um par de elétrons para formar uma covalência dativa.
Logo, quem deve apresentar elevada densidade eletrônica é base de Lewis e não o ácido de Lewis! Desse modo, já temos a alternativa correta...
Porém, estou com dúvidas de como chegar a conclusão das demais afirmativas , sendo assim, alguém poderia justifica-las, ou seja, explicar o porque elas realmente são corretas?
Diegomedbh- Jedi
Bom, eu sei que o ácido de Lewis recebe elétrons e sua base doa elétrons, ficando com as funções contrárias o ácido e a base de lowry, mas se você diz que a alternativa a está errada, como fica então a alternativa b em que diz que lowry e lewis são iguais arrhenius, não entendi, sua explicação amigo.
puiff- Mestre Jedi
Certamente o ácido de Lewis é deficiente em elétrons mas ele é um receptor.
puiff- Mestre Jedi
puif escreveu:mas se você diz que a alternativa a está errada, como fica então a alternativa b em que diz que lowry e lewis são iguais arrhenius, não entendi, sua explicação amigo.
Se você ler mais uma vez a minha resposta anterior você com certeza vai entender melhor porque eu postei a questão! Afinal, eu não estou explicando as outras alternativas e sim buscando uma explicação para elas
E com certeza quem tem elevada densidade eletrônica é a base de Lewis
Obrigado pela ajuda.
Podem ajudar?
Diegomedbh- Jedi
Claro, certamente, mas se você tem tanta certeza da alternativa que está afirmando, por favor queira me explicar porquê a alternativa B está correta, agora quem não conseguiu entender como Lewis e Lowry são iguais a Arrhenius fui eu, entendi o seu princípio da base de Lewis ter maior densidade eletronica, realmente me confundi.
puiff- Mestre Jedi
puiff escreveu: por favor queira me explicar porquê a alternativa B está correta
Eis a dúvida da questão! :scratch: :drunken:
Um ácido de Lewis é uma espécie elétron deficiente, por isso não faz sentido dizer que ele apresenta elevada densidade eletrônica. Concorda?
Diegomedbh- Jedi
Sim, concordo, percebi que cometi este erro, realmente a alternativa incorreta é esta.
Mas ainda estou tentando encontrar uma explicação para a B, mesmo olhando o quadrinho abaixo ainda não consegui. =[
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mas ainda estou tentando encontrar uma explicação para a B, mesmo olhando o quadrinho abaixo ainda não consegui. =[
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
puiff- Mestre Jedi
Creio também que a teoria de Arrhenius não tenha apresentado a diferença entre ácidos e bases quanto ao processo dissociação e de ionização, ou seja, os ácidos e bases de acordo com a teoria de Arrhenius apenas se dissociavam. Em momento algum Arrhenius menciona o processo de ionização ocorrido nos ácidos! Ou estou equivocado?
Diegomedbh- Jedi
Página 1 de 3 • 1, 2, 3