PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desvio Médio e Desvio Padrão

Ir para baixo

Desvio Médio e Desvio Padrão Empty Desvio Médio e Desvio Padrão

Mensagem por superpads77 Qua 22 Ago 2012, 22:40

Boa noite a todos!

Uma das últimas matérias que aprendi no E.M. foi em estatística, os "tais" dos desvios. Primeiro, começarei explicando para vocês o que eu acho que sei, e se possível me corrijam. O desvio é o quanto uma amostra está distante na média. O desvio Absoluto é o módulo do desvio.

Agora que vem minha dúvida: O desvio médio é a MÉDIA(aritmética ou ponderada) de todos os desvios absolutos. Assim, encontrarei um valor X para a amostra A e um valor y para a amostra B, e se x>y quer dizer que a amostra y varia menos, e por isso é melhor. Porém, podemos ir adiante, elevando todos os valores do desvio absoluto ao quadrado e tirando sua média(mais uma vez, aritmética ou ponderada) e achando a variância. Finalmente, tiramos a raiz quadrada da variância e achamos o Desvio-Padrão. Comparando-se o Desvio-Médio com o Desvio-Padrão, em todos os exercícios que eu fiz, já podemos saber qual amostra varia menos a partir do desvio-médio, logo, porque é necessário calcular o Desvio-Padrão? Já não é suficiente calcular o Desvio-Médio? Por acaso o desvio padrão possui mais casas depois da vírgula, e por isso é útil para comparar amostras muito parecidas?

Isso vem me "perturbando"há um tempinho já, então resolvi recorrer à vocês, sábios!
Como é meu primeiro tópico, queria parabenizar todos os envolvidos na manutenção desse fórum, todos os colaboradores e todos os seus integrantes, vocês não tem ideia o quanto é útil essa ferramente para um vestibulando.

Sem mais,
obrigado!

superpads77
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/09/2011
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP - -Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos