PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Cesgranrio-RJ) Gerador + Voltímetro + Amperímetro

3 participantes

Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Gerador + Voltímetro + Amperímetro Empty (Cesgranrio-RJ) Gerador + Voltímetro + Amperímetro

Mensagem por jojo Qua 27 Jun 2012, 01:27

(Cesgranrio-RJ) No circuito esquematizado a seguir, o amperímetro
A e o voltímetro V serão considerados ideais. Uma bateria,
cuja resistência interna é desprezível, pode ser conectada ao
circuito em um dos trechos I, II ou III, curto-circuitando os demais.
Em qual (ou quais) desses trechos devemos conectar a bateria, para
que a leitura dos dois medidores permita calcular corretamente o
valor de R?

(Cesgranrio-RJ) Gerador + Voltímetro + Amperímetro Sssjas

a) Somente em I.
b) Somente em II.
c) Somente em III.
d) Em I ou em II.
e) Em I ou em III.

Resolução:
• Se a bateria for conectada em ll, a leitura do voltímetro será nula.
• Se a bateria for conectada em lll, a corrente no circuito todo será
nula.

R: "a"

Pessoal, eu entendi o que ocorre na situação 1 e 3; mas na dois, não entendi o porquê de a ddp que o Voltímetro mede ser nula. Para mim, ele mediria a Fem + A ddp de R...
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Gerador + Voltímetro + Amperímetro Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Gerador + Voltímetro + Amperímetro

Mensagem por Medeiros Qua 27 Jun 2012, 02:02

Jojo,
tenho a impressão de que esta questão já passou por aqui mas, mesmo assim, vou arriscar uma resposta a você.

Quer-se obter o valor de R mediante R=U/I (1), com U e I obtidos respectivamente mediante as leituras em V e A.

Sabemos que a corrente percorre todo o circuito; portanto desde que o amperímetro esteja ligado em série no circuito ele irá medir a corrente correta.

Sabemos que o voltímetro deve ser ligado em parelelo com o elemento sobre o qual se quer medir a tensão. Como você mesmo disse, se a bateria estivesse na posição II a leitura no voltímetro seria "fem-UR" e este valor não nos serviria para usar a fórmula (1) la de cima.

Portanto, para que o voltímetro esteja APENAS sobre o resistor R, a bateria deve ser ligada na posição I (tão somente).
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

(Cesgranrio-RJ) Gerador + Voltímetro + Amperímetro Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Gerador + Voltímetro + Amperímetro

Mensagem por jojo Qua 27 Jun 2012, 02:13

Sim, sim, eu entendi isso, hehe. Eu não entendi a resposta do livro:

"Se a bateria for conectada em ll, a leitura do voltímetro será nula."
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Medeiros Qua 27 Jun 2012, 02:49

Mas o livro tem razão.

Observe que em II, independente da orientação da bateria, existirá corrente devido à presença de R no circuito. E que, como a bateria tem resistência interna desprezível, toda a f.e.m. da bateria será convertida em queda de tensão sobre o resistor (lembrar que voltímetro e amperímetro são ideais).

Ora, a orientação da bateria define o sentido da corrente. Porém a queda de tensão sobre o resistor é de sentido oposto ao da corrente. Logo, sobre o resistor haverá uma ddp de mesmo valor e sentido oposto ao da bateria e, portanto, a leitura do voltímetro resulta zero.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Convidado Qua 27 Jun 2012, 02:51

jojo escreveu:Sim, sim, eu entendi isso, hehe. Eu não entendi a resposta do livro:

"Se a bateria for conectada em ll, a leitura do voltímetro será nula."

será nula porque mede E-Ri=0

(Cesgranrio-RJ) Gerador + Voltímetro + Amperímetro Abc

Convidado
Convidado

Mensagem por Gabriel Rodrigues Seg 08 Jul 2013, 11:41

Eu tenho uma dúvida sobre a posição III. 

Se colocarmos a bateria em III, a corrente não passará pelo amperímetro?

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagem por Gabriel Rodrigues Seg 08 Jul 2013, 11:58

Penso que, como o voltímetro é ideal, seus terminais equivalem a uma espécie de "buraco" no circuito (circuito aberto), como se não houvesse fio ali. Assim, não haveria um "caminho" completo saindo de um dos terminais e chegando no outro. É por isso que a corrente é nula?

Obrigado.

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagem por Gabriel Rodrigues Seg 08 Jul 2013, 13:49

Provavelmente é isso mesmo. Quando o gerador não é percorrido por corrente elétrica (como acontece em III), consideramos nula a corrente no circuito.

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagem por Gabriel Rodrigues Seg 08 Jul 2013, 14:12

Acho que podemos estender isso dizendo que qualquer resistor que "percebe" uma corrente, a qual não pode retornar ao gerador (em virtude de uma chave aberta ou de um voltímetro ideal no meio do caminho), pode ser eliminado do circuito. 

Isso faz algum sentido? Neutral

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo