Trigonometria.
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Trigonometria.
Um avião, em vôo retilineo horizontal, passa por um ponto na vertical acima da cabeça de uma pessoa situada no solo. Em um determinado momento, essa pessoa registra que o ângulo de elevação do avião, em relação ao solo, é de 60º e que, 15 segundos depois desse registro, é de 45º. Suponha que o avião voa a uma velocidade constante de 720 km/h e despreze a altura da pessoa. Calcule a altura em que estava o avião quando passou acima da cabeça da pessoa.
Obs: Poderiam me ajudar a fazer a figura do problema, ou seja, a montar? Não estou conseguindo.
Obs: Poderiam me ajudar a fazer a figura do problema, ou seja, a montar? Não estou conseguindo.
AngélicaM- Padawan
Re: Trigonometria.
Angélica
Se você estuda no Ensino Médio e Trigonometria é assunto do Ensino Médio, porque você colocou sua dúvida no fórum do Ensino Fundamental???
Acho que foi falta de atenção ao postar sua mensagem.
Acredito que, se você ler o enunciado com "bastante" atenção, você conseguirá entender e fazer a figura (o enunciado é bem claro a respeito).
Tente!!!
Sejam
D = AB distância percorrida pelo avião desde que estava na vertical sobre o homem, até que o raio luminoso BO do avião ao olho dele formar 60º com a horizontal (ou 30º com a vertical).
d = BC distância percorrida pelo avião em 15s - no fim deste trajeto o raio luminoso CO faz 45º com a horizontal (e com a vertical também)
h = altura do avião
O = olho do observador
V = 720km/h = 200 m/s
d = V*t -----> d = 200*15 ----> d = 3 000 m ----> I
AÔB = 30º -----> AÔC = 45º
tgAÔB = AB/OA ----> tg30º = D/h ----> tg30º = D/h ----> D = h*tg30º ----> II
tgAÔC = AC/h ----> tg45º = (AB + BC)/OA -----> 1 = (D + d)/h ----> h = D + d ----> III
I e I em III -----> h = h*tg30º + 3 000 -----> h = h*\/3/3 + 3 000 ----> 3h = h*\/3 + 9 000 ---->
h*(3 - \/3) = 9 000 ----> h = 9 000/(3 - \/3) ----> h = 9 000*(3 + \/3)/6 ----> h = 1500*(3 + \/3) ----> h ~= 7098 m
Se você estuda no Ensino Médio e Trigonometria é assunto do Ensino Médio, porque você colocou sua dúvida no fórum do Ensino Fundamental???
Acho que foi falta de atenção ao postar sua mensagem.
Acredito que, se você ler o enunciado com "bastante" atenção, você conseguirá entender e fazer a figura (o enunciado é bem claro a respeito).
Tente!!!
Sejam
D = AB distância percorrida pelo avião desde que estava na vertical sobre o homem, até que o raio luminoso BO do avião ao olho dele formar 60º com a horizontal (ou 30º com a vertical).
d = BC distância percorrida pelo avião em 15s - no fim deste trajeto o raio luminoso CO faz 45º com a horizontal (e com a vertical também)
h = altura do avião
O = olho do observador
V = 720km/h = 200 m/s
d = V*t -----> d = 200*15 ----> d = 3 000 m ----> I
AÔB = 30º -----> AÔC = 45º
tgAÔB = AB/OA ----> tg30º = D/h ----> tg30º = D/h ----> D = h*tg30º ----> II
tgAÔC = AC/h ----> tg45º = (AB + BC)/OA -----> 1 = (D + d)/h ----> h = D + d ----> III
I e I em III -----> h = h*tg30º + 3 000 -----> h = h*\/3/3 + 3 000 ----> 3h = h*\/3 + 9 000 ---->
h*(3 - \/3) = 9 000 ----> h = 9 000/(3 - \/3) ----> h = 9 000*(3 + \/3)/6 ----> h = 1500*(3 + \/3) ----> h ~= 7098 m
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Trigonometria.
Desculpe-me mesmo, foi falta de atenção minha. Estava dando uma olhada no fórum de ensino fundamental, e acabei colocando a questão aqui.
Consegui montar a figura com a explicação e resolver o problema, minha dificuldade foi em interpretá-lo mesmo. E um pouco de falta de atenção também, admito. Mas muito obrigada, Elcioschin.
Consegui montar a figura com a explicação e resolver o problema, minha dificuldade foi em interpretá-lo mesmo. E um pouco de falta de atenção também, admito. Mas muito obrigada, Elcioschin.
AngélicaM- Padawan