Posição da fonte
+2
Euclides
Adam Zunoeta
6 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Posição da fonte
(Uepa) Para detectar o relevo do fundo de rios, o sonar pode ser utilizado gerando uma imagem acústica do fundo. Considere que o sonar pode ser representado por uma fonte pontual que produz onda esférica e registra o eco em um receptor localizado praticamente na mesma posição da fonte. A Figura 1 representa um levantamento de dados de sonar em uma região de leito plano e inclinado, nas posições 1 e 2 do navio. Os intervalos de tempo entre a emissão e a recepção do eco, para duas posições da fonte, estão representados na Figura 2. Neste experimento, as leis da óptica geométrica descrevem precisamente o comportamento das frentes de ondas sonoras.
Nessas condições responda:
Quando a fonte está na posição 1, qual dos pontos indicados sobre o leito do rio pode ser considerado responsável pelo eco registrado no receptor? Justifique sua resposta.
Gabarito:
Ponto B
Nessas condições responda:
Quando a fonte está na posição 1, qual dos pontos indicados sobre o leito do rio pode ser considerado responsável pelo eco registrado no receptor? Justifique sua resposta.
Gabarito:
Ponto B
Adam Zunoeta- Monitor
Re: Posição da fonte
Adam,
a onda sonora (esférica) vai tangenciar a rampa. O segmento de reta que une a fonte à rampa será um raio da esfera e, portanto, será perpendicular à rampa. O que melhor se ajusta visualmente é B.
a onda sonora (esférica) vai tangenciar a rampa. O segmento de reta que une a fonte à rampa será um raio da esfera e, portanto, será perpendicular à rampa. O que melhor se ajusta visualmente é B.
Euclides- Fundador
Obrigado Euclides
Adam Zunoeta- Monitor
b) Considere que a velocidade do som na água é 1 500 m/s e que o ângulo θ é de 60°. Nessas condições, determine a profundidade do ponto sobre o leito do rio onde ocorre a reflexão do sinal detectado quando o navio se encontra na posição 2.
este é o item b qual não foi posto pelo autor do tópico.
alguém pode responder??
este é o item b qual não foi posto pelo autor do tópico.
alguém pode responder??
spawnftw- Mestre Jedi
Alguém consegue responder a letra b??
Clara Chérbatskaia- Padawan
Infelizmente a figura não está mais disponível. Caso a tenha, poste por favor, para que possamos ajudá-la.
Elcioschin- Grande Mestre
A figura é esta. Se alguém puder ajudar com a letra B...
Brenda Coelho- Iniciante
Infelizmente faltou a figura 1 com a tabela, e não sabemos a velocidade V do navio nem a distância X
Mas a solução é simples
X = V.t --> calcule o tempo t de deslocamento do navio
Este tempo t é o mesmo que o som leva para ir do navio na posição 1 e depois voltar ao navio na posição 2
Mas a solução é simples
X = V.t --> calcule o tempo t de deslocamento do navio
Este tempo t é o mesmo que o som leva para ir do navio na posição 1 e depois voltar ao navio na posição 2
Perdão, esqueci de anexar a outra imagem. Mas acho que compreendi, o X representa 2.d, assim consigo achar a distância perpendicular ao plano inclinado.
A partir disso, posso usar o cosseno do ângulo dado para encontrar a profundidade. Acredito que seja isso
Dados: velocidade do som na água = 1500 m/s e θ=60°
A partir disso, posso usar o cosseno do ângulo dado para encontrar a profundidade. Acredito que seja isso
Dados: velocidade do som na água = 1500 m/s e θ=60°
Brenda Coelho- Iniciante
É exatamente isto. Se vc completar, poste o passo-a-passo para que os usuários aprendam contigo.
Página 1 de 2 • 1, 2