PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida em questões de elevadores

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida em questões de elevadores  Empty Dúvida em questões de elevadores

Mensagem por Iuri Braz de Oliveira Sáb 07 Jan 2012, 14:17

Agora, minhas dúvidas em Dinâmica são nas questões de elevadores. O livro que eu costumo estudar Física está um pouco resumido sobre essa parte e então eu resolvi procurar outras fontes de estudo. Eu li uns textos aqui do fórum que falavam das questões de elevadores e fiquei com alguns questionamentos :scratch: . Vou apresentar os textos e depois eu exponho as dúvidas:

"A força que a carga exerce sobre a nossa balança é a mesma que exerce sobre o piso do elevador e que chamamos força de contato. A força de contato é uma resultante entre a força que traciona os cabos do elevador e o peso gravitacional da carga. Devemos ter em mente nesses casos o Princípio da Ação e Reação. Vejamos:

1.Elevador subindo com carga
O peso é uma força sempre atuante e é exercido pela carga contra o piso. O elevador, por sua vez, transmite à carga uma força que a faz subir com a mesma aceleração. e então, por reação, a carga aplica no piso força de mesma intensidade, de modo que a resultante sobre o piso é a força de contato, igual a:
R=F+P

Dúvida em questões de elevadores  Exemplo1elevad

e para uma carga de massa m teremos:
R=ma+mg ou R=m(a+g) que será a força de contato, ou o peso aparente da carga.

2. Elevador descendo com carga
Analogamente vamos encontrar qual será a força de contato, ou peso aparente neste caso. O elevador desce com uma aceleração a e a carga o acompanha com mesma aceleração. Desse modo atua na carga uma força resultante F=ma voltada para baixo. Essa força é aplicada contra o piso do elevador que reage do mesmo jeito. Adicionalmente também o peso da carga é aplicado contra o piso, sendo então a força de contato:

R=P-F

Dúvida em questões de elevadores  Exemplo4645

e para uma carga de massa m:
R=mg-ma ou, R=m(g-a), explicitando a aceleração que já havíamos predito lá no início.”

Esses foram os trechos onde surgiram as dúvidas. Aí estão elas:

1- Conforme o que foi dito,"peso é uma força" exercida "pela carga contra o piso". Eu não entendi essa parte. O peso não é uma força exercida pela Terra sobre os corpos cuja reação está no centro da Terra? Como ele está sendo exercido contra o piso?
2- No segundo caso (elevador descendo com carga), a força de contato Fn, que é a resultante das forças sobre o piso é dada por R = P-F. Eu observei isso e fiquei pensando: não devia ser R = P+F? Uma vez que a força F, que é voltada para baixo, atua sobre o piso e o peso P da carga também atua sobre o piso voltado para baixo, a resultante não deveria ser R = F+P, já que ambas as forças (F e P) têm o mesmo sentido?
3- Frequentemente, eu vejo nos livros que uma balança é colocada sobre o piso dos elevadores para indicar a força que uma carga exerce sobre ela. Mas, as balanças não são usadas para medir massas? Como explicar que elas são usadas para medir forças? Isso não é uma função de um dinamômetro?


Iuri Braz de Oliveira
Iuri Braz de Oliveira
Jedi
Jedi

Mensagens : 344
Data de inscrição : 12/10/2011
Idade : 31
Localização : Itabuna, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em questões de elevadores  Empty Re: Dúvida em questões de elevadores

Mensagem por Euclides Sáb 07 Jan 2012, 16:05

1- Conforme o que foi dito,"peso é uma força" exercida "pela carga contra o piso". Eu não entendi essa parte. O peso não é uma força exercida pela Terra sobre os corpos cuja reação está no centro da Terra? Como ele está sendo exercido contra o piso?
a Terra puxa a carga para baixo. O piso do elevador impede a carga de cair, portanto recebe dela o peso e lhe devolve, por reação uma força oposta.
2- No segundo caso (elevador descendo com carga), a força de contato Fn, que é a resultante das forças sobre o piso é dada por R = P-F. Eu observei isso e fiquei pensando: não devia ser R = P+F? Uma vez que a força F, que é voltada para baixo, atua sobre o piso e o peso P da carga também atua sobre o piso voltado para baixo, a resultante não deveria ser R = F+P, já que ambas as forças (F e P) têm o mesmo sentido?
A carga está descendo com uma aceleração menor do que a gravidade. Para isso o piso tem de lhe aplicar uma força para cima. Atuam na carga: o peso (para baixo) e a força para cima. Resultante R=P-F.
3- Frequentemente, eu vejo nos livros que uma balança é colocada sobre o piso dos elevadores para indicar a força que uma carga exerce sobre ela. Mas, as balanças não são usadas para medir massas? Como explicar que elas são usadas para medir forças? Isso não é uma função de um dinamômetro?
Balanças são calibradas na sua escala para indicar massas. Dinamômetros, para indicar força. Massa x aceleração = Força.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em questões de elevadores  Empty Re: Dúvida em questões de elevadores

Mensagem por Iuri Braz de Oliveira Dom 08 Jan 2012, 14:57

Valeu, obrigado Euclides.
Iuri Braz de Oliveira
Iuri Braz de Oliveira
Jedi
Jedi

Mensagens : 344
Data de inscrição : 12/10/2011
Idade : 31
Localização : Itabuna, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em questões de elevadores  Empty Re: Dúvida em questões de elevadores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos