Sobre o TQM, seus exercícios, tempo, dificuldades, etc
2 participantes
Sobre o TQM, seus exercícios, tempo, dificuldades, etc
Boa noite, pessoal!
Há algum tempo que venho estudando exatas, pois havia decidido que futuramente pretendo fazer uma faculdade de exatas e, nesse meio tempo tentar um concurso -- e eu também sempre quis vencer os fantasmas que o Ensino Fundamental botou na minha mente. No início estava usando um PDF d'O Algebrista, porém não me habituei, e comprei os dois TQM's. Gostaria de saber de vocês, que já usaram o TQM e podem dizer com segurança que são "bons em exatas" (ou que, podem dizer sem pestanejar que são melhores do que eram antes), por assim dizer, como eu devo prosseguir? O que faço é o seguinte: anoto o que acho importante da teoria no caderno, e numa folha à parte faço os exercícios (quando erro, circulo o erro, e digo onde e por quê errei, e tento refazer). Há certos exercícios, contudo, nos quais eu empaco e não sei o que fazer(muitos deles de interpretação -- como melhorar isso?). O problema é que, por não saber como fazer, eu fico matutando na minha cabeça até encontrar uma solução (o que eu acho ser positivo, pois indica interesse), porém, muitos vezes isso me toma muito tempo (hoje mesmo fiquei uns 40 minutos preso em duas questões), e estudo em média 1h40/2h todos os dias. Não quero ficar com lacunas no meu conhecimento, porém também não quero perder muito tempo. Em resumo:
- Devo "zerar" o TQM? Quantos exercícios eu devo fazer em média para me certificar de que eu sei bem o conteúdo?
- Como melhorar em questões de interpretação?
- Quanto tempo eu devo ficar em uma questão que não entendo, e o que fazer caso a melhor solução seja "pular fora"?
Uma outra dúvida que tenho é: o TQM engloba Aritmética, Álgebra e Geometria Plana -- eu devo fazer um capítulo por vez, dividir por dias os capítulos estudados, ou os conteúdos aprendidos em um são complementares para o outro?
Muito obrigado pela atenção, espero ter sido claro. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Bons estudos!
1loyola- Iniciante
Re: Sobre o TQM, seus exercícios, tempo, dificuldades, etc
Deve zerar o TQM?
O que eu sugiro e o que eu faria: Vamos supor que hoje você vai estudar equação do 1º grau e o livro tem 100 questões sobre esse tema. Você pode dividir essas 100 questões em alguns dias — digamos, 5 — e fazer 20 questões por dia até completar o capítulo. Outra opção é guardá-las para revisão em algum momento futuro, já que você vai retomar esses assuntos nas revisões.
Como melhorar em questões de interpretação?
Vendo muitas resoluções e incorporando os raciocínios ao seu repertório. Você precisa constantemente ampliar sua “caixa de ferramentas” de raciocínios, e muitos deles você só adquire ao ver como alguém desenvolve aquele pensamento pelo menos uma vez.
Quanto tempo devo dedicar a uma questão que não entendo e o que fazer se a melhor solução for “pular fora”?
Nesses casos, você pode pedir ajuda a alguém ou procurar a resolução no Google. Costumo tbm pegar essas questões, entender a resolução, e reproduzi-las várias vezes. Costumo printar essas questões e colocá-las em um aplicativo chamado “Anki”.
Assim ó
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Dica: Como você está começando, utilize aulas no YouTube para entender a teoria. O canal do Professor Ferretto, por exemplo, tem uma excelente playlist de matemática básica que pode ajudar muito a fortalecer os conceitos fundamentais. Depois, é só pegar o livro e fazer os exercícios!
O que eu sugiro e o que eu faria: Vamos supor que hoje você vai estudar equação do 1º grau e o livro tem 100 questões sobre esse tema. Você pode dividir essas 100 questões em alguns dias — digamos, 5 — e fazer 20 questões por dia até completar o capítulo. Outra opção é guardá-las para revisão em algum momento futuro, já que você vai retomar esses assuntos nas revisões.
Vendo muitas resoluções e incorporando os raciocínios ao seu repertório. Você precisa constantemente ampliar sua “caixa de ferramentas” de raciocínios, e muitos deles você só adquire ao ver como alguém desenvolve aquele pensamento pelo menos uma vez.
Quanto tempo devo dedicar a uma questão que não entendo e o que fazer se a melhor solução for “pular fora”?
Nesses casos, você pode pedir ajuda a alguém ou procurar a resolução no Google. Costumo tbm pegar essas questões, entender a resolução, e reproduzi-las várias vezes. Costumo printar essas questões e colocá-las em um aplicativo chamado “Anki”.
Assim ó
Dica: Como você está começando, utilize aulas no YouTube para entender a teoria. O canal do Professor Ferretto, por exemplo, tem uma excelente playlist de matemática básica que pode ajudar muito a fortalecer os conceitos fundamentais. Depois, é só pegar o livro e fazer os exercícios!
Lucas_Braz- Iniciante
1loyola gosta desta mensagem
Re: Sobre o TQM, seus exercícios, tempo, dificuldades, etc
Opa, muito obrigado pela resposta!Papanico escreveu:Deve zerar o TQM?
Assim ó
Gostaria de te perguntar também se é normal ficar uns 2-3 minutos em uma só questão, e também ter que pesquisar no google basicamente a resolução de todas as questões de lógica, interpretação e coisa do tipo. Tive um ensino muito fraco e nunca fui muito bom em matemática. É algo que venho tentando consertar por agora...
1loyola- Iniciante