PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exatas - Dificuldades

+2
gabrielnogueira
Giovana Martins
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Exatas - Dificuldades Empty Exatas - Dificuldades

Mensagem por Giovana Martins Qui 24 Dez 2015, 19:04

Olá, colegas!

Este ano comecei a minha preparação/jornada para o vestibular e dei bastante ênfase para as matérias de exatas, as quais irei precisar bastante no meu futuro curso. Agora que estamos no fim do ano, resolvi fazer um "balanço" sobre o meu rendimento e, cheguei a conclusão de que tive um rendimento muito abaixo do esperado. Penso isto, pois raramente consigo resolver exercícios mais difíceis de Física e Matemática e sinto que não é por falta de conhecimento teórico, e sim por falta de habilidade ou inteligência, talvez. Outro motivo para pensar desta maneira, é o fato de eu ter prestado a FUVEST pela primeira vez neste ano e ter ido muito mal em exatas e bem em humanas. Enfim, gostaria de saber o que eu posso fazer para que meus estudos em exatas sejam mais produtivos.

Boas festas a todos!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Ir para o topo Ir para baixo

Exatas - Dificuldades Empty Re: Exatas - Dificuldades

Mensagem por gabrielnogueira Qui 24 Dez 2015, 19:56

Não acredito muito em inteligência e quanto a habilidade, acho que é uma construção. Eu gosto muito de fazer resumos, inclusive para matemática. Isso me ajudou muito esse ano. Acho que se você resolver as questões como uma progressão, vai te ajudar. Comece pelo básico e quando estiver com isso bem consolidado, vá para as questões médias e depois para as difíceis. Certamente sempre haverá uma questão que dá mais trabalho. O "segredo" para mim em exatas foi resolver bastantes questões.
Você já viu um tópico aqui no fórum com um arquivo com as provas da Fuvest organizadas por matéria e por assunto? Acho que pode ser útil para você.

Feliz Natal!
gabrielnogueira
gabrielnogueira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Convidado Qui 24 Dez 2015, 22:06

O tópico é esse: 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Terceiro spoiler.

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Qui 24 Dez 2015, 22:17

Sobre a sua dificuldade, é o seguinte: matemática e física só se aprende se fazer exercícios. A maioria das questões segue uma sequência de resolução e certas coisas você só vai aprender as resolvendo e, porque não, errando também. Errou? Corrija. Simples assim. Saiba aplicar a teoria. 

Convidado
Convidado

Mensagem por Giovana Martins Sáb 26 Dez 2015, 14:51

Obrigada, Gabriel e UTF!

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por studies0001 Dom 27 Dez 2015, 10:40

Estava olhando a prova da Fuvest e na minha opinião as questões mais difíceis são as de Geometria Plana. É muito conteúdo pra pouco tempo de estudo.
studies0001
studies0001
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por rodrigoneves Dom 27 Dez 2015, 11:25

Na minha opinião, habilidade com problemas matemáticos (onde se incluem a maior parte dos problemas de Física) se refere muito à capacidade de raciocínio. Mesmo as questões típicas do nosso ensino médio, que são em geral conteudistas, requerem algum pensamento lógico (as boas, então, mais ainda, como na Fuvest). 
Isso, porém, só se adquire com o tempo (evidente que será melhor se vier acompanhado de um esforço e interesse maiores). Acho que uma boa dica é, em problemas de matemática e física, ir além do enunciado: não responda só o que a questão pede; veja se é possível encontrar respostas a perguntas que não foram feitas. 
Além disso, algo que eu acho que me engrandeceu muito nesse quesito foi, de fato, "respirar" a física e a matemática: mesmo quando não estou especificamente estudando, eu estou aprendendo alguma coisa (em geral na internet), o que certamente devo, em parte, ao nosso fórum. Mas isso é por uma questão de gosto, então acho difícil recomendar essa prática a alguém que não tenha tanta afeição pelas exatas (não sei se é o seu caso Smile)
De qualquer forma, a solução é, mesmo, fazer muitos exercícios. Se possível, estude durante as férias (pelo menos em parte delas). E não se preocupe: conforme mais conhecimento e experiência você acumula, naturalmente vai se tornar mais propensa a ter desenvoltura com os assuntos novos. Como uma função exponencial, em que a derivada é diretamente proporcional ao valor da função
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Marcos Brandão gosta desta mensagem

Mensagem por Giovana Martins Dom 27 Dez 2015, 20:29

Olá, studies, não diria nem pouco tempo de estudo, e sim pouco tempo de prova  :evil:.

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Giovana Martins Dom 27 Dez 2015, 20:32

Muito obrigada pelos conselhos, Rodrigo. E sim, adoro Matemática e Física. De maneira geral, adoro exatas, ao contrário de humanas, hehe.

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por jobaalbuquerque Dom 27 Dez 2015, 20:53

eu sempre gostei de matemática, de trabalhar com números, aí chega na física eu tenho dificuldade, principalmente na parte de elétrica, eu não sei se é apenas comigo, mas enfim, acho que tenho que ser mais metódico quanto ao assunto.
jobaalbuquerque
jobaalbuquerque
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo