Equílibrio(multivix 2018)
2 participantes
Página 1 de 1
Equílibrio(multivix 2018)
Existem vários indicadores naturais usados para identificar as soluções ácidas e básicas, tais como as antocianinas presentes nas folhas do repolho roxo. Um indicador ácido-base é uma substância que muda de cor quando colocada em contato com um ácido ou uma base. Geralmente, os indicadores usados em laboratório são artificiais, tais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila. Mas, na natureza, também existem muitas substâncias que podem ser extraídas de espécies vegetais e que funcionam como indicadores ácido-base. O mais conhecido é o extrato de repolho roxo. Um fator interessante é que a cor das pétalas de muitas flores pode variar de acordo com a acidez do solo. Um exemplo é a hortênsia, que, em solo ácido, produz flores azuis (quanto mais ácido, mais azul-escuro ficará), já em solos básicos, suas flores são cor-de-rosa ou brancas e em meio neutro sua coloração será vermelha.
a) Suponha que você planta uma hortênsia em um solo contendo sulfato de amônio. Qual coloração as flores das hortênsias assumirá? Explique com base na hidrólise desse sal, esquematizando a reação.
b) Suponha que você planta uma hortênsia em um solo contendo carbonato de cálcio. Qual coloração as flores das hortênsias assumirá? Explique com base na hidrólise desse sal, esquematizando a reação.
c) Suponha uma terra neutra (pH=7) com adição de sulfato de magnésio e após isso você planta hortênsia. Qual coloração as flores da hortênsia assumirá? Explique (Dado: KH2SO4= 5,08.10-3 e KMg(OH)2=2,6.10-3 mol/L )
* Não tenho o gabarito
a) Suponha que você planta uma hortênsia em um solo contendo sulfato de amônio. Qual coloração as flores das hortênsias assumirá? Explique com base na hidrólise desse sal, esquematizando a reação.
b) Suponha que você planta uma hortênsia em um solo contendo carbonato de cálcio. Qual coloração as flores das hortênsias assumirá? Explique com base na hidrólise desse sal, esquematizando a reação.
c) Suponha uma terra neutra (pH=7) com adição de sulfato de magnésio e após isso você planta hortênsia. Qual coloração as flores da hortênsia assumirá? Explique (Dado: KH2SO4= 5,08.10-3 e KMg(OH)2=2,6.10-3 mol/L )
* Não tenho o gabarito
David Harmor- Padawan
Re: Equílibrio(multivix 2018)
a) o sulfato de amônio, (NH4)2SO4 vem de base fraca com ácido forte, então a hidrólise é: NH4+ + H2O <=> NH4OH + H+, ou seja, esse solo é ácido e a flor fica azul.
b) o carbonato de cálcio, CaCO3 vem de base forte com ácido fraco: CO3 2- + H2O <=> HCO3- + OH- e o solo é básico e a flor tem coloração rosa para branca.
c) Eu sinceramente não entendi o que se quer nesse item. Nem os valores tabelados ali fazem sentido. Fosse pra assumir que o sulfúrico ioniza todo de uma vez, eu acabaria em dois equilíbrios:
H2SO4 <=> 2H+ + SO4 2-, K1
Mg(OH)2 <=> 2(OH)- + Mg2+, K2
Dos valores, eu sei que o segundo equilíbrio é mais deslocado à esquerda, porque a constante dele é menor (prefere a forma não ionizada) => há mais H+ liberado => solo levemente ácido, ou seja, azul.
b) o carbonato de cálcio, CaCO3 vem de base forte com ácido fraco: CO3 2- + H2O <=> HCO3- + OH- e o solo é básico e a flor tem coloração rosa para branca.
c) Eu sinceramente não entendi o que se quer nesse item. Nem os valores tabelados ali fazem sentido. Fosse pra assumir que o sulfúrico ioniza todo de uma vez, eu acabaria em dois equilíbrios:
H2SO4 <=> 2H+ + SO4 2-, K1
Mg(OH)2 <=> 2(OH)- + Mg2+, K2
Dos valores, eu sei que o segundo equilíbrio é mais deslocado à esquerda, porque a constante dele é menor (prefere a forma não ionizada) => há mais H+ liberado => solo levemente ácido, ou seja, azul.
Lipo_f- Mestre Jedi
David Harmor gosta desta mensagem
Opa, Obrigado pelo resposta.
Uma dúvida seria errado eu escrever em vez de CO3 2- + H2O <=> HCO3- + OH- a hidrólise do item ''b'' como CO3 2- + 2H2O <=>2OH- + H2CO3.
Uma dúvida seria errado eu escrever em vez de CO3 2- + H2O <=> HCO3- + OH- a hidrólise do item ''b'' como CO3 2- + 2H2O <=>2OH- + H2CO3.
David Harmor- Padawan
Existem duas hidrólises do ácido carbônico:David Harmor escreveu:Opa, Obrigado pelo resposta.
CO3 2- + H2O <=> OH- + HCO3- Kh1
HCO3- + H2O <=> OH- + H2CO3 Kh2
Então, tenho a equação CO3 2- + 2H2O <=> 2OH- + H2CO3, K = Kh1Kh2. Eu posso usar esse k para verificar a constante de equilíbrio (sei [OH-] e [CO3 2-], então [H2CO3] já é definida). O que eu não posso é nessa última usar a tabelinha do início, reage e equilíbrio. Para toda equação química de equilíbrio vale uma constante, mas só às reações são válidas as tabelas de equilíbrio.
Lipo_f- Mestre Jedi
David Harmor gosta desta mensagem
Uma duvida, para Hidrólise de Sais Onde há carga bivalente (ou mais) nos ânions ou cátions eu faço a hidrolíse dele sempre de forma a receber o H+ ou OH- de cada vez?
Exemplo o (NH4)2SO4:
Em uma discursiva eu poderia representar da maneira 2 ? haja vista que o para cada (NH4)2SO4 há 2 Mols de NH4+
NH4+ + H2O <=> NH4OH + H+(1)
2NH4 + 2H2O<=> 2NH4OH + 2H+(2)
Exemplo o (NH4)2SO4:
Em uma discursiva eu poderia representar da maneira 2 ? haja vista que o para cada (NH4)2SO4 há 2 Mols de NH4+
NH4+ + H2O <=> NH4OH + H+(1)
2NH4 + 2H2O<=> 2NH4OH + 2H+(2)
David Harmor- Padawan
Poder, você até que pode, mas eu não vejo nenhuma utilidade nisso, porque você chegaria à mesma conclusão ao fim. O que você não pode de forma alguma esquecer é que 1 mol de (NH4)2SO4 gera 2 mols de NH4+. Isso é imprescindível, mas o resto de como você vai formatar seu equilíbrio é bastante facultativo.
Lipo_f- Mestre Jedi