PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equílibrio(multivix 2018)

2 participantes

Ir para baixo

Equílibrio(multivix 2018) Empty Equílibrio(multivix 2018)

Mensagem por David Harmor Qua 21 Ago - 20:03

Existem vários indicadores naturais usados para identificar as soluções ácidas e básicas, tais como as antocianinas presentes nas folhas do repolho roxo. Um indicador ácido-base é uma substância que muda de cor quando colocada em contato com um ácido ou uma base. Geralmente, os indicadores usados em laboratório são artificiais, tais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila. Mas, na natureza, também existem muitas substâncias que podem ser extraídas de espécies vegetais e que funcionam como indicadores ácido-base. O mais conhecido é o extrato de repolho roxo. Um fator interessante é que a cor das pétalas de muitas flores pode variar de acordo com a acidez do solo. Um exemplo é a hortênsia, que, em solo ácido, produz flores azuis (quanto mais ácido, mais azul-escuro ficará), já em solos básicos, suas flores são cor-de-rosa ou brancas e em meio neutro sua coloração será vermelha. 
a) Suponha que você planta uma hortênsia em um solo contendo sulfato de amônio. Qual coloração as flores das hortênsias assumirá? Explique com base na hidrólise desse sal, esquematizando a reação.
 
b) Suponha que você planta uma hortênsia em um solo contendo carbonato de cálcio. Qual coloração as flores das hortênsias assumirá? Explique com base na hidrólise desse sal, esquematizando a reação.

c) Suponha uma terra neutra (pH=7) com adição de sulfato de magnésio e após isso você planta hortênsia. Qual coloração as flores da hortênsia assumirá? Explique (Dado: KH2SO4= 5,08.10-3 e KMg(OH)2=2,6.10-3 mol/L )

* Não tenho o gabarito
David Harmor
David Harmor
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/03/2024
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Equílibrio(multivix 2018) Empty Re: Equílibrio(multivix 2018)

Mensagem por Lipo_f Qua 21 Ago - 21:15

a) o sulfato de amônio, (NH4)2SO4 vem de base fraca com ácido forte, então a hidrólise é: NH4+ + H2O <=> NH4OH + H+, ou seja, esse solo é ácido e a flor fica azul.

b) o carbonato de cálcio, CaCO3 vem de base forte com ácido fraco: CO3 2- + H2O <=> HCO3- + OH- e o solo é básico e a flor tem coloração rosa para branca.

c) Eu sinceramente não entendi o que se quer nesse item. Nem os valores tabelados ali fazem sentido. Fosse pra assumir que o sulfúrico ioniza todo de uma vez, eu acabaria em dois equilíbrios:
H2SO4 <=> 2H+ + SO4 2-, K1
Mg(OH)2 <=> 2(OH)- + Mg2+, K2
Dos valores, eu sei que o segundo equilíbrio é mais deslocado à esquerda, porque a constante dele é menor (prefere a forma não ionizada) => há mais H+ liberado => solo levemente ácido, ou seja, azul.
Lipo_f
Lipo_f
Jedi
Jedi

Mensagens : 357
Data de inscrição : 16/05/2024
Idade : 19
Localização : Belém, Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Equílibrio(multivix 2018) Empty Re: Equílibrio(multivix 2018)

Mensagem por David Harmor Qua 21 Ago - 23:29

Opa, Obrigado pelo resposta.
Uma dúvida seria errado eu escrever em vez de CO3 2- + H2O <=> HCO3- + OH- a hidrólise do item ''b'' como CO3 2- + 2H2O <=>2OH- + H2CO3.
David Harmor
David Harmor
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/03/2024
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Equílibrio(multivix 2018) Empty Re: Equílibrio(multivix 2018)

Mensagem por Lipo_f Qua 21 Ago - 23:56

David Harmor escreveu:Opa, Obrigado pelo resposta.
Uma dúvida seria errado eu escrever em vez de CO3 2- + H2O <=> HCO3- + OH- a hidrólise do item ''b'' como CO3 2- + 2H2O <=>2OH- + H2CO3.
Existem duas hidrólises do ácido carbônico:
CO3 2- + H2O <=> OH- + HCO3-  Kh1
HCO3- + H2O <=> OH- + H2CO3  Kh2
Então, tenho a equação CO3 2- + 2H2O <=> 2OH- + H2CO3, K = Kh1Kh2. Eu posso usar esse k para verificar a constante de equilíbrio (sei [OH-] e [CO3 2-], então [H2CO3] já é definida). O que eu não posso é nessa última usar a tabelinha do início, reage e equilíbrio. Para toda equação química de equilíbrio vale uma constante, mas só às reações são válidas as tabelas de equilíbrio.
Lipo_f
Lipo_f
Jedi
Jedi

Mensagens : 357
Data de inscrição : 16/05/2024
Idade : 19
Localização : Belém, Pará

David Harmor gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Equílibrio(multivix 2018) Empty Re: Equílibrio(multivix 2018)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos