PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEM Inverno 2016 Química - Reações Orgânicas

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido UEM Inverno 2016 Química - Reações Orgânicas

Mensagem por annaluiza_y Seg 29 Jan 2024, 15:11

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Através da eliminação de halogênios em alcanos dialogenados, em uma reação com Zn, pode-se produzir o ciclobutano a partir do 2,3-dibromobutano e o 2-buteno a partir do 1,4-dibromobutano.

02) A reação de substituição entre o composto de Grignard cloreto de metil magnésio e o cloreto de etila terá como produto o metoxietano.

04) Na reação de hidratação do propino, há a formação de enol, que se tautomeriza, estabelecendo-se um equilíbrio cetoenólico.

08) Ciclopropano, ciclopentanoe cicloexano sofrem reação de adição com H₂, Cl₂ e HCl.

16) A reação de adição entre o propeno e o HCl obedece à Regra de Markovnikov, formando 2-cloropropano.

Gabarito: 04-16

Não consegui resolver a 01 e a 02. Alguém poderia me ajudar? 


Última edição por annaluiza_y em Qui 01 Fev 2024, 08:44, editado 1 vez(es)
annaluiza_y
annaluiza_y
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 21/09/2022
Localização : Londrina-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UEM Inverno 2016 Química - Reações Orgânicas

Mensagem por Jigsaw Seg 29 Jan 2024, 19:29

annaluiza_y escreveu:Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Através da eliminação de halogênios em alcanos dialogenados, em uma reação com Zn, pode-se produzir o ciclobutano a partir do 2,3-dibromobutano e o 2-buteno a partir do 1,4-dibromobutano.

02) A reação de substituição entre o composto de Grignard cloreto de metil magnésio e o cloreto de etila terá como produto o metoxietano.

04) Na reação de hidratação do propino, há a formação de enol, que se tautomeriza, estabelecendo-se um equilíbrio cetoenólico.

08) Ciclopropano, ciclopentanoe cicloexano sofrem reação de adição com H₂, Cl₂ e HCl.

16) A reação de adição entre o propeno e o HCl obedece à Regra de Markovnikov, formando 2-cloropropano.

Gabarito: 04-16

Não consegui resolver a 01 e a 02. Alguém poderia me ajudar? 
annaluiza_y, eu vou deixar a 01 resolvida, depois eu volto pra tentar resolver a 02, você postou uma questão de química orgânica no Tópico de química geral, vou ter que mover o Tópico:

01) Através da eliminação de halogênios em alcanos dialogenados, em uma reação com Zn, pode-se produzir o ciclobutano a partir do 2,3-dibromobutano e o 2-buteno a partir do 1,4-dibromobutano.

Na realidade os produtos estão invertidos (FALSA)

UEM Inverno 2016 Química - Reações Orgânicas E946c76f63f9f6083693bd9b06837c2e



UEM Inverno 2016 Química - Reações Orgânicas 144ee-ace2-65ba-e75b-d350edb5e358_large


lol! lol! lol! lol!
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 578
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

Senhor_Regis gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Resol.

Mensagem por Senhor_Regis Seg 29 Jan 2024, 19:40

Olha, vou ser sincero que não tenho certeza da segunda, mas baseio a minha resposta no fato de que compostos de Grignard reagem com oxigenados.

UEM Inverno 2016 Química - Reações Orgânicas Notes_17
Senhor_Regis
Senhor_Regis
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/01/2024
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UEM Inverno 2016 Química - Reações Orgânicas

Mensagem por Jigsaw Qua 31 Jan 2024, 17:35

Senhor_Regis escreveu:Olha, vou ser sincero que não tenho certeza da segunda, mas baseio a minha resposta no fato de que compostos de Grignard reagem com oxigenados.
Senhor_Regis, na realidade a reação ocorre, mas ao inves do METOXIETANO forma-se o PROPANO:

UEM Inverno 2016 Química - Reações Orgânicas Reaction+with+Grignard%E2%80%99s+reagent%3A

CH3MgCl + C2H5 = C3H8 + MgCl2

lol! lol! lol! lol!
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 578
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

annaluiza_y e Senhor_Regis gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UEM Inverno 2016 Química - Reações Orgânicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos