Trigonometria UNEB
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Trigonometria UNEB
Novos equipamentos podem preparar aeroportos em dias de nevoeiro
Uma solução são os sistemas de satélite que podem orientar os pilotos a pousar
com segurança, mesmo em dias de forte neblina.
[...]Em São Paulo, Congonhas já começou a ter problemas devido ao mau tempo.
É típico dessa época do ano. No aeroporto mais movimentado do país, é impossível
pousar quando a visibilidade fica abaixo de 800 metros, o mínimo necessário para
operar com os instrumentos de navegação instalados.
O sistema de pouso usado no Brasil funciona como o rádio do carro. O transmissor
fica na pista e o receptor na cabine. As ondas de radiofrequência indicam o
posicionamento exato do avião e o melhor ângulo para um pouso perfeito. Mas em
Congonhas e na maioria dos aeroportos do país, o sistema só funciona quando a
neblina é fraca. O piloto precisa avistar a pista quando chega a 800 metros de altura.
[...]. (NOVOS EQUIPAMENTOS..., 2011).
Suponha-se que um piloto, voando em um pequeno avião, durante um dia com pouca
neblina, só conseguisse avistar o aeroporto de Congonhas na altura mínima necessária para
operar com os instrumentos de navegação e que, nesse exato instante, o piloto iniciasse o
procedimento de descida de modo tal que o ângulo formado pela horizontal e pela sua trajetória
fosse de 20º.
Considerando-se que sen10º = 0,17, é correto afirmar que a distância, em km, que o avião deverá
percorrer até o pouso será, aproximadamente, igual a
01) 2,40 03) 2,93 05) 3,41
02) 2,64 04) 3,16
Uma solução são os sistemas de satélite que podem orientar os pilotos a pousar
com segurança, mesmo em dias de forte neblina.
[...]Em São Paulo, Congonhas já começou a ter problemas devido ao mau tempo.
É típico dessa época do ano. No aeroporto mais movimentado do país, é impossível
pousar quando a visibilidade fica abaixo de 800 metros, o mínimo necessário para
operar com os instrumentos de navegação instalados.
O sistema de pouso usado no Brasil funciona como o rádio do carro. O transmissor
fica na pista e o receptor na cabine. As ondas de radiofrequência indicam o
posicionamento exato do avião e o melhor ângulo para um pouso perfeito. Mas em
Congonhas e na maioria dos aeroportos do país, o sistema só funciona quando a
neblina é fraca. O piloto precisa avistar a pista quando chega a 800 metros de altura.
[...]. (NOVOS EQUIPAMENTOS..., 2011).
Suponha-se que um piloto, voando em um pequeno avião, durante um dia com pouca
neblina, só conseguisse avistar o aeroporto de Congonhas na altura mínima necessária para
operar com os instrumentos de navegação e que, nesse exato instante, o piloto iniciasse o
procedimento de descida de modo tal que o ângulo formado pela horizontal e pela sua trajetória
fosse de 20º.
Considerando-se que sen10º = 0,17, é correto afirmar que a distância, em km, que o avião deverá
percorrer até o pouso será, aproximadamente, igual a
01) 2,40 03) 2,93 05) 3,41
02) 2,64 04) 3,16
alekbjj- Padawan
- Mensagens : 75
Data de inscrição : 20/07/2022
Idade : 21
Localização : Juazeiro, Bahia
Re: Trigonometria UNEB
h = 800 m
d = comprimento da trajetória
sen20º = 0,17
sen20º = h/d ---> d = h/0,17 ---> Calcule d
d = comprimento da trajetória
sen20º = 0,17
sen20º = h/d ---> d = h/0,17 ---> Calcule d
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73176
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
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