PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recomendação de livros.

2 participantes

Ir para baixo

Recomendação de livros. Empty Recomendação de livros.

Mensagem por jjoaox Qui 26 Jan 2023, 08:02

Pessoal, eu estou estudando matemática desde o começo para ter uma base forte.

No momento estou lendo a coleção do Fundamental do Iezzi e gostaria de perguntar quais livros vocês indicariam para a sequência.

Eu vou fazer o ENEM, mas mesmo assim pretendo estudar conteúdos que extrapolam o vestibular.
jjoaox
jjoaox
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/01/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de livros. Empty Re: Recomendação de livros.

Mensagem por Mateus M. φ Qui 26 Jan 2023, 13:13

Tem vários tópicos no fórum que abordam este assunto, recomendo dar uma olhada nas avaliações do pessoal para ver qual material mais se enquadra com você.


Em geral, após o FME, eu recomendaria estes livros:


— Tópicos de Matemática Elementar (A. Caminha; aprofundamento para Olimpíadas);
— Um Curso de Cálculo (Guidorizzi; depois da Matemática Elementar, basicamente introduzimos Cálculo. Pode ser que prefira o Stewart, mas, na minha opinião, o Guidorizzi é melhor);
— Análise Combinatória e Probabilidade (Morgado; é o melhor livro do assunto no Brasil);
— Geometria II (Morgado; o volume II é bem superior ao I, sendo que, se você já leu o FME, pode pular o primeiro);
— Provas passadas do ITA/IME (não são livros, mas tem uma ou outra questão interessante).


Não tem muito o que falar, até porque não sei até onde você quer “extrapolar” o nível convencional. Recomendo também fazer o POTI, que aborda Álgebra, Geometria, Combinatória e Teoria dos Números. Para Álgebra e TN, se você souber inglês, recomendo olhar os livros do Titu Andreescu; para Geometria, recomendo Evan Chen (Euclidean Geometry in Mathematical Olympiads). Na realidade, após ter terminado o FME, você conseguirá filtrar bem os materiais que acha necessário para uma evolução, focando naquelas áreas em que tem mais dificuldade.
Mateus M. φ
Mateus M. φ
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/01/2023

jjoaox gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de livros. Empty Re: Recomendação de livros.

Mensagem por jjoaox Qui 26 Jan 2023, 14:04

Mateus M. φ escreveu:Tem vários tópicos no fórum que abordam este assunto, recomendo dar uma olhada nas avaliações do pessoal para ver qual material mais se enquadra com você.


Em geral, após o FME, eu recomendaria estes livros:


— Tópicos de Matemática Elementar (A. Caminha; aprofundamento para Olimpíadas);
— Um Curso de Cálculo (Guidorizzi; depois da Matemática Elementar, basicamente introduzimos Cálculo. Pode ser que prefira o Stewart, mas, na minha opinião, o Guidorizzi é melhor);
— Análise Combinatória e Probabilidade (Morgado; é o melhor livro do assunto no Brasil);
— Geometria II (Morgado; o volume II é bem superior ao I, sendo que, se você já leu o FME, pode pular o primeiro);
— Provas passadas do ITA/IME (não são livros, mas tem uma ou outra questão interessante).


Não tem muito o que falar, até porque não sei até onde você quer “extrapolar” o nível convencional. Recomendo também fazer o POTI, que aborda Álgebra, Geometria, Combinatória e Teoria dos Números. Para Álgebra e TN, se você souber inglês, recomendo olhar os livros do Titu Andreescu; para Geometria, recomendo Evan Chen (Euclidean Geometry in Mathematical Olympiads). Na realidade, após ter terminado o FME, você conseguirá filtrar bem os materiais que acha necessário para uma evolução, focando naquelas áreas em que tem mais dificuldade.
Opa, muito obrigado pelas recomendações. Mas acho que eu acabei fazendo besteira.

Me esqueci da Coleção FME e acabei citando a coleção do Fundamental sem o "- Matemática e Realidade."

Tu não escreveu isso à toa hahaha, eu pretendo seguir essas recomendações no futuro. 
Peço desculpas pela confusão.  Sad
jjoaox
jjoaox
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/01/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de livros. Empty Re: Recomendação de livros.

Mensagem por Mateus M. φ Qui 26 Jan 2023, 14:36

Nem percebi, haha! Li bem rápido, daí já estou tão acostumado a associar “Fundamentos” com “Iezzi” que sequer reparei que era “Fundamental”.

Bom, pelo menos as dicas ainda continuam a mesma. Nunca li a coleção do Iezzi para o Fundamental, parti direto para o Ensino Médio porque aprendo mais rápido dessa forma. Eu diria, então, para depois você pegar os Fundamentos e, daí, seguir o que eu falei acima.

Abraços!
Mateus M. φ
Mateus M. φ
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/01/2023

jjoaox gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de livros. Empty Re: Recomendação de livros.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos