PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recomendação de livros

3 participantes

Ir para baixo

Recomendação de livros Empty Recomendação de livros

Mensagem por icarojcsantos Dom 19 Nov 2023, 10:22

Galera, alguém poderia me recomendar livros de física para concursos (de preferência militares) que possam me dar base, mas também aprofundamento  ?
icarojcsantos
icarojcsantos
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 29/04/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de livros Empty Re: Recomendação de livros

Mensagem por Giovana Martins Seg 20 Nov 2023, 14:30

Tópicos da Física - Helou, Gualter e Newton (os 3 volumes). Este é um dos livros mais recomendados para quem quer construir uma base.

Nunca estudei para vestibulares militares, mas sei que bastante gente usa o Tópicos.

Outro livro que o pessoal também usa é o Física Clássica - Calçada e Sampaio (os 3 volumes). Há quem diga que ele é um pouquinho mais didático que o Tópicos.

Vou falar pelo Tópicos de Física que foi a coleção que eu usei. A coleção é excelente. Não sei se há outro livro de ensino médio tão bom quanto o Tópicos, especialmente pela dificuldade das questões. Na parte das questões o livro faz divisões em questões fáceis, médias e difíceis, o que já dá um adianto para quem está começando e não sabe o que é fácil ou difícil.

Não vou falar muito do Física Clássica, pois eu não o conheço. Do tempo que eu estou no fórum, já vi bastante gente falando dele também; que ele é tão bom ou melhor que o Tópicos de Física na parte da teoria, perdendo somente na questão dos exercícios que são mais fáceis e não tem as divisões por dificuldade igual no Tópicos.

Uma consideração: quando eu usava o Tópicos, eu usava também o site Física e Vestibular. O site é excelente, porque ele traz a teoria resumida, além de indicar ao fim da teoria os pontos que você deve focar da teoria para resolver as questões. Ademais, o site traz várias questões resolvidas por capítulo. Vou deixar o link, pois eu sempre recomendo este site Smile. Gosto muito dele.

Física e Vestibular: https://fisicaevestibular.com.br/novo/

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Jvictors021 e Lucas_DN684 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de livros Empty Re: Recomendação de livros

Mensagem por Giovana Martins Seg 20 Nov 2023, 14:33

Antes que eu me esqueça, tem também uma boa quantidade de estudantes que usam os livros do Renato Brito na preparação. São dois volumes (um verde e um vermelho). Um de dinâmica e outro de energia.

Esses livros dão um "up" no seu conhecimento. Especialmente o de dinâmica.

Já usei o de dinâmica e ele é realmente bom.

Enfim, não vou falar muito para não falar besteira tendo em vista que eu nunca estudei para vestibulares militares. Dê uma procurada pelo fórum, pois há vários posts sobre esse assunto.

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Lucas_DN684 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de livros Empty Re: Recomendação de livros

Mensagem por Jvictors021 Seg 20 Nov 2023, 17:21

Eai ícaro, tudo certo ?
Bom, a resposta da Giovana está perfeita, apesar de ela não ter estudado para militares, ela mais do que ninguém tem propriedade para falar. Me ajudou muito na minha preparação para os militares.

Usei esses:
Coleção tópicos de física (o Feijão com arroz, ele já "tanca" 90% dos concursos militares - é o que eu mais usei e mais recomendo, assim como a Giovana)
Obs: eu gosto da edição de 2012 ou 2008 (tem pdf das duas na internet, caso a grana esteja mais apertada)


Física para concursos militares (Questões de concursos como AFA/EFOMM/EN/IME/ITA resolvidas)

Teoria e Prática (peruano - considero um nível acima do tópicos, mas nem chega perto dos peruanos que a galera de ITA/IME usa como o  saraeva)
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de livros Empty Re: Recomendação de livros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos