PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida - Geometria molecular

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida - Geometria molecular Empty Dúvida - Geometria molecular

Mensagem por Jvictors021 Ter 02 Ago 2022, 03:39

Pessoal, Bom dia!
Estou em dúvida referente a representação das geometrias moleculares dos íons.
Dúvida - Geometria molecular 150px-10

Irei dar o ânion sulfato como exemplo. 
Normalmente nesse caso eu represento da segunda forma - à direita - (como é ânion eu adiciono + 2é ao átomo central e faço as ligações, e por fim coloco tudo em colchetes elevado a -2.) 

Mas vi um professor representando da 1° forma, atravez da geometria do ácido H2SO4 e retirando os hidrogênios dos oxigênios e representando por fim dessa forma

Caso eu represente da 2° forma para eu chegar na 1°, como seria ?
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Geometria molecular Empty Re: Dúvida - Geometria molecular

Mensagem por Arlindocampos07 Ter 02 Ago 2022, 18:32

Opa, João! Tudo certo?

Cara, não sei se entendi muito bem o seu questionamento, mas o que foi utilizado para sairmos da representação planificada e irmos para a representação espacial foram apenas conceitos de Geometria Molecular, mesmo.

Na representação espacial, perceba que os elétrons em excesso não estão sendo representados na ligação (como ocorre na forma planificada). Para você saber qual organização os átomos de oxigênio teriam em torno do átomo central de enxofre, basta calcular o número estérico e associá-lo a sua hibridização.

Neste caso, sendo o NE = Nº de ligações sigma, teríamos NE = 4, ou seja: sp(tetraédrica)

Apenas uma observação:

Creio que você tenha se enganado nesta parte de sua colocação:
Jvictors021 escreveu:Normalmente nesse caso eu represento da segunda forma - à direita - (como é ânion eu adiciono + 2é ao átomo central e faço as ligações, e por fim coloco tudo em colchetes elevado a -2.)
Estes elétrons em excesso que foram deixados pela desidrogenação do H2SO4 ficam trocando de átomos em átomos entre os oxigênios ligantes. Assim, não é correto que você monte sua estratégia pensando que dois átomos estão sendo adicionados ao Enxofre. Perceba até que as ligações que o enxofre faz com todos os oxigênios na forma planificada ocorrem à partir dos seus 6 elétrons da Camada de Valência, e de nenhum além. 

Espero que tenha conseguido te ajudar! Caso eu não tenha tocado no ponto certo, manda uma mensagem que a gente tenta terminar a discussão! Smile
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo