PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recomendações de leitura

5 participantes

Ir para baixo

Recomendações de leitura Empty Recomendações de leitura

Mensagem por PedroX Sáb 23 Jul 2022, 22:11

A ideia deste tópico é um espaço para indicações de leitura, como livros, artigos, revistas, coleções etc. Pode ser de qualquer assunto. Indique o que você já leu e achou valioso, muito didático ou interessante.
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Giovana Martins, marcosprb, @Khan@, Rory Gilmore e Fibonacci13 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendações de leitura Empty Re: Recomendações de leitura

Mensagem por @Khan@ Dom 24 Jul 2022, 21:58

O Último Teorema De Fermat - Simon Singh
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Descrição na Amazon escreveu:Com esta anotação incompleta, feita em 1637 no livro Aritmética, de Diofante, o matemático francês Pierre de Fermat, que morreu antes de descrever seu teorema, lançava o desafio que iria confundir e frustrar os matemáticos mais brilhantes do mundo por mais de 350 anos. O último teorema de Fermat, como ficou conhecido, tornou-se o Santo Graal da matemática. Vidas inteiras foram devotadas — algumas até mesmo sacrificadas — à demonstração de uma equação aparentemente simples. O livro é a história da busca épica para resolver um dos maiores enigmas de todos os tempos. Um drama humano de grandes sonhos, brilho intelectual e extraordinária determinação. Leonhard Euler, o maior matemático do século XVIII, teve que admitir a derrota. Sophie Germain assumiu a identidade de um homem para poder pesquisar num campo que era fechado às mulheres, e conseguiu avanços significativos no século XIX. Évariste Galois passou a noite escrevendo os resultados de sua pesquisa, antes de morrer num duelo em 1832. Yutaka Taniyama, cujas descobertas levariam à solução do enigma, matou-se em 1958. Paul Wolfskehl, um famoso empresário alemão, criou um prêmio valioso para a primeira pessoa que demonstrasse o teorema. Surgiu, então, um professor de Princeton, Andrew Wiles, que sonhava em demonstrar o último teorema de Fermat desde que o vira pela primeira vez, ainda menino, na biblioteca de sua cidade. Com medo da sucessão de fracassos de seus antecessores, durante sete anos publicou artigos sobre outros assuntos, de modo a despistar os colegas, enquanto trabalhava em sua obsessão. Em 1993, passados 356 anos desde o desafio de Fermat, Wiles assombrou o mundo ao anunciar a demonstração. Mas sua luta ainda não havia terminado. Um erro o fez voltar às pesquisas por mais 14 meses, até que, em 1995, ele ganhou as páginas de jornais do mundo inteiro e 50 mil libras da Fundação Wolfskehl.

Havia lido há muitos meses atrás, foi um livro muito interessante, pôde-se conhecer muitos acontecimentos que resultaram na comprovação. É um bom livro, principalmente para quem gosta de Matemática.
@Khan@
@Khan@
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Giovana Martins, Ana Laura Guimarães e catwopir gostam desta mensagem

Mensagem por Giovana Martins Dom 24 Jul 2022, 22:49

Livro: O Apanhador no Campo de Centeio.

Sobre o livro: a situação que o personagem vive é o meu maior medo na vida. É uma angústia querer ler pra entender e ver o desenrolar, e fugir pra não sofrer junto

Um breve resumo: Holden é expulso pela terceira vez da escola. Ele tem 4 dias, nas vésperas no Natal, em NY, de pura liberdade: o colégio não o quer ali e a família ainda não sabe que ele deveria estar em casa.

Mas o que fazer com toda essa liberdade? Como lidar com a solidão, com o abandono, com a falha, com a falta de sonhos, com a obrigação de crescer, com a saudade, com o luto, com a violência, com o não saber? O livro trata desses questionamentos.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

@Khan@, Ana Laura Guimarães e catwopir gostam desta mensagem

Mensagem por Ana Laura Guimarães Seg 25 Jul 2022, 05:00

Livro: Não me Abandone Jamais - Kazuo Ishiguro 

O livro traz uma história de ficção acerca de um "orfanato" de crianças especiais, cujo destino já foi desde sempre traçado. A narrativa traz  suspense na elucidação da realidade vivida pelos personagens e paulatinamente o leitor consegue entender e descobrir , com as próprias informações do livro , toda a verdade por de trás das metáforas utilizadas pelo autor. Triste, mas lindo. 

Livro: 1984 - George Orwell 

É uma distopia onde Winston, personagem principal, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, em que tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. 

Livro: A Revolução dos bichos - George Orwell 

"A narrativa se passa numa granja liderada, inicialmente, pelo Sr. Jones. Porém, insatisfeitos com a dominação e exploração e liderados pelo Porco Major, os animais decidem fazer uma revolução. Assim, o inimigo seria aquele que anda sobre duas pernas. Os animais se organizam e expulsam Sr. Jones da granja, pois não queriam mais ser tratados como escravos dos humanos. Os porcos passam a liderar a granja, considerando-se os animais mais inteligentes."

"A Revolução dos Bichos, de George Orwell, apresenta uma série de metáforas que remetem ao período histórico em que a obra foi escrita (2ª G.M) . Além de remeter ao egoísmo, autoritarismo, corrupção que há em relações humanas, sejam elas políticas ou sociais, os personagens também lembram características de personagens históricos. Como, por exemplo, Major que apresenta semelhanças idealistas com Karl Max, ou então Napoleão que se assemelha com Stalin, a quem o autor paralelamente faz uma crítica, devido à administração corrupta. Assim, a obra de Orwell é considerada pela crítica uma fábula satírica, onde a realidade é retratada com um toque cômico."

Ambos são muito reflexivos.
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

@Khan@ e catwopir gostam desta mensagem

Mensagem por catwopir Seg 25 Jul 2022, 09:01

Sete minutos depois da meia noite

Um ótimo livro pra quem gosta de drama/fantasia. Este livro me prendeu do começo ao fim e ainda me fez questionar muitas atitudes/reclamações que eu faço.
 Pra quem tiver curiosidade: Trata-se da vida de uma criança chamada Conor, ele passa por um monte de coisa, tem dificuldade com seus familiares, sofre bully e etc...  

Coleção Harry Potter

Comecei a gostar de ler por conta dessa obra. Sem duvidas eu recomendo pra leitores iniciantes e pra qualquer pessoa que nunca leu HP.
  Acho que todos já sabem do que se trata essa coleção.  

O diário de Anne Frank

Minha ultima recomendação vai pro meu xodó. Eu amo esse livro, por mais que acho que é uma leitura que você deverá ler uma vez só, pois é bem dolorosa, esse livro é especial pra mim
 Um pouco sobre o livro: A Anne viveu durante o período da segunda guerra mundial, sendo uma garota que veio de uma família judia, sofreu bastante pelo que estava acontecendo na época.

Os três livros são ótimos pra quem tá querendo começar nesse ramo mágico que é a leitura.
catwopir
catwopir
Fera
Fera

@Khan@ gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo