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Marinha - Equação de Clapeyron

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Marinha - Equação de Clapeyron Empty Marinha - Equação de Clapeyron

Mensagem por samuelbelembr@gmail.com 14/6/2022, 6:51 pm

A atmosfera artificial de um submarino pode ser considerada um gás ideal. Considere que, ao submergir, a temperatura interna do submarino sofreu 25% de redução em relação ao valor inicial na superfície e que a pressão da água do mar sobre o casco era o dobro da pressão na superfície. Assinale a opção que corresponde à variação da pressão interna que foi compensada para manter o ambiente interno desse submarino à pressão constante.

Dado: P.V = n.R.T

Alternativas
A)Redução de 25%
B)Redução de 50%
C)Aumento de 25%
D)Aumento de 50%
E)Aumento de 75%

Spoiler:

Alguém poderia explicar?


samuelbelembr@gmail.com
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Marinha - Equação de Clapeyron Empty Re: Marinha - Equação de Clapeyron

Mensagem por qedpetrich 19/6/2022, 10:35 pm

Olá Samuel;

Interpretei em duas etapas, do próprio enunciado, temos que:

Considere que, ao submergir, a temperatura interna do submarino sofreu 25% de redução em relação ao valor inicial na superfície.

O submarino na superfície estava com uma pressão (po) e uma temperatura (To), em seguida, o submarino se encontra no fundo do mar (submersão) com uma pressão (p) e uma temperatura com 25% de redução em relação ao valor inicial na superfície, ou seja, temos (0,75To). Calculando a pressão interna do submarino no fundo do mar:

Marinha - Equação de Clapeyron Png

Mas essa pressão, é provocada somente pela queda de temperatura. A pressão de (0,75)po é exercida em todas as direções de dentro para fora do submarino, na situação indicada, novamente do enunciado:

A pressão da água do mar sobre o casco era o dobro da pressão na superfície. 

A pressão da água também é exercida em todas as direções, atuando sobre o casco (de fora para dentro). Seu valor vale (2po), pois é o dobro da pressão na superfície (situação inicial). Logo, a diferença de pressão interna e externa atuada no submarino é a diferença de cada pressão parcial:

Marinha - Equação de Clapeyron Png

A orientação da pressão exercida resultante sobre o casco do submarino ainda é de (1,25)po, portanto é necessário compensar com uma redução de 25%, para manter a pressão constante (pressão atmosférica ─ po), matematicamente fazendo sua respectiva variação de pressão interna:

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Penso que seja isso.

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