PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida teórica de oxidação e redução

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida teórica de oxidação e redução Empty Dúvida teórica de oxidação e redução

Mensagem por laryssaf Dom 05 Jun 2022, 13:53

Olá.

Não estou entendendo alguns conceitos de oxidação e redução e eu ficaria muito agradecida se alguém pudesse me sanar essas dúvidas que não estou conseguindo sozinha.
Minha principal dúvida é sobre quando há uma espécie do lado dos reagentes e essa mesma espécie aparece 2 vezes do lado dos produtos, com quem eu devo ligar? Por exemplo nessa equação: 

2 PH3(g) + 4 O2(g) → P2O5(g) + 3 H2O(g); 

O oxigênio poderia se ligar tanto ao O5, quanto ao O da água? Tem alguma regra de prioridade? Porque aqui, não há modificação no nox do oxigênio, mas aqui por exemplo há:

KMnO4 + H2SO4 + H2O2 → K2SO4 + MnSO4 + H2O + O2

O O do KMnO4 poderia não haver modificação se fosse ligado com o oxigênio da água ou oxidar se fosse ligado com o oxigênio, assim como o oxigênio da água oxigenada que poderia seguir esses dois caminhos e eu não sei qual escolher, pois na questão diz que a água oxigenada é agente redutor e eu entendo porque seria, mas não entendo porque não poderia ter se ligado ao outro oxigênio e aí seria agente oxidante...
E uma última dúvida, ainda interligada com essa dúvida geral seria quando calcular o nox como SO4 = -2; OH = -1 ou cada elemento separadamente...

Ps: Eu entendo que são muitas dúvidas em um mesmo tópico, mas decidi mandá-las juntas pois são meio que dúvidas interligadas e não quis spammar a área destinada à química, mas caso precise não me importo de mandá-las separadamente. Obrigada a quem responder Smile
laryssaf
laryssaf
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 25/10/2019
Idade : 27
Localização : Fortaleza, CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica de oxidação e redução Empty Re: Dúvida teórica de oxidação e redução

Mensagem por Vinittivs14 Qui 08 Set 2022, 21:26

Eu particularmente não sei de alguma regra especifica para a questão da oxirredução, contudo existe uma regra pra reações com o H2O2, que você sempre vai associar a variação de nox do oxigênio com o O2. Nunca vi uma questão que cobrasse esse tipo de oxirredução além desse da água oxigenada. Creio que haja uma razão mais profunda pra isso, que seja abordada em um curso superior provavelmente, então as bancas param por aí.
Sobre calcular o nox de substâncias individuais, é fazendo bastante exercício e sempre tendo uma tabela periódica perto pra consultar e relembrar. Mas ajuda lembrar que o nox do oxigênio geralmente é -2 , do hidrogênio sempre é +1, o enxofre varia de mais ou menos 2, +4 e +6, Alumínio sempre é +3 e por aí vai. Lembre-se daqueles que tem nox fixo e calcule a carga da outra substância a partir disso, como no OH, em que o hidrogênio sempre é +1 logo o oxigênio precisa ser -1 e etc.
Vinittivs14
Vinittivs14
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 08/07/2022
Idade : 21
Localização : São Paulo

https://www.instagram.com/vini.melo14/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos