Estequiometria
Página 1 de 1
Estequiometria
O ácido nítrico (HNO3) é um líquido viscoso, inodor e incolor e um poderoso agente oxidante, sendo o segundo ácido mais fabricado e consumido indústria, perdendo apenas para o ácido sulfúrico. Esse ácido é produzido industrialmente a partir da oxidação da amônia, por meio de um processo conhecido como Processo de Ostwald. Na primeira etapa, a amônia é oxidada por aquecimento, na presença de oxigênio, com um catalisador formado por uma mistura de platina e ródio.
O segundo estágio é realizado em um aparelho de absorção contendo água. Primeiramente, o
O óxido nítrico (NO) participa das etapas II e III em processo cíclico, sendo continuamente misturado com oxigênio e água. Assinale a alternativa que apresenta a máxima quantidade de ácido nítrico que pode ser produzida a partir de 340 kg de amônia:
a) 340 kg
b) 630 kg
c) 1020 kg
d) 1260 kg
e) 1700 kg
A resolução que encontrei:
Eu até entendi a parte de ele considerar a massa de nitrogênio no final igual a massa de nitrogênio no início, porém, como que o nitrogênio do NO (que também é produto final) não entra nos cálculos? Eu analisei algo errado, ou essa resolução não está correta?
O segundo estágio é realizado em um aparelho de absorção contendo água. Primeiramente, o
O óxido nítrico (NO) participa das etapas II e III em processo cíclico, sendo continuamente misturado com oxigênio e água. Assinale a alternativa que apresenta a máxima quantidade de ácido nítrico que pode ser produzida a partir de 340 kg de amônia:
a) 340 kg
b) 630 kg
c) 1020 kg
d) 1260 kg
e) 1700 kg
- GABARITO:
A resolução que encontrei:
Eu até entendi a parte de ele considerar a massa de nitrogênio no final igual a massa de nitrogênio no início, porém, como que o nitrogênio do NO (que também é produto final) não entra nos cálculos? Eu analisei algo errado, ou essa resolução não está correta?
Arlindocampos07- Mestre Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos