Simplificação de equações químicas
2 participantes
Página 1 de 1
Simplificação de equações químicas
Já estudei este assunto mas percebi que existe uma lacuna no meu aprendizado. Quando vemos reações sucessivas, aprendemos a simplificar os compostos que hora foram produzidos e hora foram consumidos, exatamente nesta ordem.
Mas vendo um vídeo da Lei de Hess, o professor troxe-nos a seguinte reação:
Consumidos Produzidos
C2H4 +3O2 -------- 2CO2 + 2H2O
2CO2 + 3H2O ----- C2H6O + 3O2
Ele simplificou da maneira acima. Gerando a equação final: C2H4 + H2O ----- C2H6O
A minha dúvida é, por que ele simplificou o 3O2 que inicialmente foi consumido, mas que no fim, foi produzido novamente? Ele não deveria permanecer na equação final?
Então a regra para "passar a vara" é simplesmente analisar se as substancias estão em lados opostos, como em uma equação normal na matemática?
Digo isso por meu raciocínio começa a falhar quando temos, por exemplo, 3 reações sucessivas, onde há algum composto que aparece na seguinte ordem:
Reagente- produto- reagente, como simplificar esse composto?
Peço desculpas se ficou muito confuso, mas sinto que não vou dominar plenamente a estequiometria e Lei de Hess, caso eu não entenda completamente a razão por trás das simplificações químicas.
Desde já, agradeço imensamente pela ajuda.
Mas vendo um vídeo da Lei de Hess, o professor troxe-nos a seguinte reação:
Consumidos Produzidos
C2H4 +
Ele simplificou da maneira acima. Gerando a equação final: C2H4 + H2O ----- C2H6O
A minha dúvida é, por que ele simplificou o 3O2 que inicialmente foi consumido, mas que no fim, foi produzido novamente? Ele não deveria permanecer na equação final?
Então a regra para "passar a vara" é simplesmente analisar se as substancias estão em lados opostos, como em uma equação normal na matemática?
Digo isso por meu raciocínio começa a falhar quando temos, por exemplo, 3 reações sucessivas, onde há algum composto que aparece na seguinte ordem:
Reagente- produto- reagente, como simplificar esse composto?
Peço desculpas se ficou muito confuso, mas sinto que não vou dominar plenamente a estequiometria e Lei de Hess, caso eu não entenda completamente a razão por trás das simplificações químicas.
Desde já, agradeço imensamente pela ajuda.
Daira Rezende3- Padawan
Re: Simplificação de equações químicas
Olá Daira;
Sim, você pode tratar as reações de etapa química como se fossem expressões matemáticas e a seta/flexa indica a igualdade dos membros, assim, somando membro a membro, temos:
Diminuindo em ambos os lados: 3O2, 2CO2 e 2H2O, chegamos na reação proposta:
Só tome sempre cuidado para a orientação de reagentes → produtos.
Sim, você pode tratar as reações de etapa química como se fossem expressões matemáticas e a seta/flexa indica a igualdade dos membros, assim, somando membro a membro, temos:
Diminuindo em ambos os lados: 3O2, 2CO2 e 2H2O, chegamos na reação proposta:
Só tome sempre cuidado para a orientação de reagentes → produtos.
Daira Rezende3 gosta desta mensagem