(UnB 2018) Genética - Epistasia
Página 1 de 1
(UnB 2018) Genética - Epistasia
A seguir, são apresentadas características distintas de dois grupos de animais da mesma espécie que passaram a ocupar a mesma região e a realizar cruzamentos entre si. Após a análise dos genótipos dos descendentes desses grupos, observou-se o seguinte: o gene que determina coloração branca é epistático; os alelos para manchas são hipostáticos; a herança para o tamanho dos animais é poligênica, com um total de três poligenes.
Grupo I: animais grandes com padrão de coloração branca uniforme pelo corpo
Grupo II: animais pequenos com padrão de coloração rajada pelo corpo — alguns com manchas pretas e outros com manchas marrons
Tendo como referência a situação hipotética descrita, julgue os próximos itens. (V / F)
ITEM 1: Considerando-se os animais da situação hipotética descrita, o resultado esperado do cruzamento entre animais heterozigotos para os dois pares de genes é a predominância de descendentes com coloração branca uniforme.
Gabarito: Verdadeiro
Dúvida: Como eu sei se a epistasia é dominante ou recessiva nesse caso?
Se for dominante, de fato, 3/4 dos descendentes serão de coloração branca sem manchas
Se for recessiva, apenas 1/4 dos descendentes terão coloração branca.
Grupo I: animais grandes com padrão de coloração branca uniforme pelo corpo
Grupo II: animais pequenos com padrão de coloração rajada pelo corpo — alguns com manchas pretas e outros com manchas marrons
Tendo como referência a situação hipotética descrita, julgue os próximos itens. (V / F)
ITEM 1: Considerando-se os animais da situação hipotética descrita, o resultado esperado do cruzamento entre animais heterozigotos para os dois pares de genes é a predominância de descendentes com coloração branca uniforme.
Gabarito: Verdadeiro
Dúvida: Como eu sei se a epistasia é dominante ou recessiva nesse caso?
Se for dominante, de fato, 3/4 dos descendentes serão de coloração branca sem manchas
Se for recessiva, apenas 1/4 dos descendentes terão coloração branca.
gusborgs- Mestre Jedi