FME - Vol.2 -> Expressão algébrica.
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
FME - Vol.2 -> Expressão algébrica.
Resolva a seguinte equação:
Resp.: a + b
Boa noite amigos!
Nesse caso, eu preferi por colocar todo mundo em expoentes e fui fazendo as expressões, porém, sem sucesso...
Alguma dica?
Obrigado!
Resp.: a + b
Boa noite amigos!
Nesse caso, eu preferi por colocar todo mundo em expoentes e fui fazendo as expressões, porém, sem sucesso...
Alguma dica?
Obrigado!
Última edição por Floral Fury em Qui 18 Nov 2021, 08:20, editado 1 vez(es)
Floral Fury- Jedi
Re: FME - Vol.2 -> Expressão algébrica.
Olá Floral,
[latex]((a\sqrt{a}+b\sqrt{b}).(\sqrt{a}+\sqrt{b})^{-1}+3\sqrt{ab})^{1/2} [/latex]
[latex]((\sqrt{a}+\sqrt{b}).(a-\sqrt{ab}+b).(\sqrt{a}+\sqrt{b})^{-1}+3\sqrt{ab})^{1/2} [/latex]
[latex]((a-\sqrt{ab}+b)+3\sqrt{ab})^{1/2} [/latex]
[latex](a+2\sqrt{ab}+b)^{1/2} [/latex]
[latex]\sqrt{a}+\sqrt{b} [/latex]
Cheguei nisso, tem certeza do gabarito?
[latex]((a\sqrt{a}+b\sqrt{b}).(\sqrt{a}+\sqrt{b})^{-1}+3\sqrt{ab})^{1/2} [/latex]
[latex]((\sqrt{a}+\sqrt{b}).(a-\sqrt{ab}+b).(\sqrt{a}+\sqrt{b})^{-1}+3\sqrt{ab})^{1/2} [/latex]
[latex]((a-\sqrt{ab}+b)+3\sqrt{ab})^{1/2} [/latex]
[latex](a+2\sqrt{ab}+b)^{1/2} [/latex]
[latex]\sqrt{a}+\sqrt{b} [/latex]
Cheguei nisso, tem certeza do gabarito?
Fibonacci13- Mestre Jedi
tales amaral e Floral Fury gostam desta mensagem
Olá colega! Bom dia!
Então, esse foi o gabarito fornecido pelo livro...
Pode ser que houve algum erro de digitação por parte do Iezzi talvez.. pq pra mim sua solução está normal!
Mesmo assim, obrigado pela ajuda!
Então, esse foi o gabarito fornecido pelo livro...
Pode ser que houve algum erro de digitação por parte do Iezzi talvez.. pq pra mim sua solução está normal!
Mesmo assim, obrigado pela ajuda!
Floral Fury- Jedi
Fibonacci13 gosta desta mensagem
Se me permitem adicionar outra solução:
[latex]\begin{align*} \left[\left(a\sqrt{a}+b\sqrt{b} \right )\cdot\left(\sqrt{a}+\sqrt{b} \right )^{-1}+3\sqrt{ab} \right ]^{\frac{1}{2}} &= \left(\dfrac{a\sqrt{a}+b\sqrt{b}}{\sqrt{a}+\sqrt{b} } +3\sqrt{ab}\right )^{\frac{1}{2}}\\~\\ &=\left(\dfrac{a\sqrt{a}+3a\sqrt{b}+3b\sqrt{a}+b\sqrt{b}}{\sqrt{a}+\sqrt{b} }\right )^{\frac{1}{2}}\\~\\ &= \left(\dfrac{\sqrt{a^3}+3\sqrt{a^2}\sqrt{b}+3\sqrt{a}\sqrt{b^2}+\sqrt{b^3}}{\sqrt{a}+\sqrt{b} }\right )^{\frac{1}{2}}\\~\\ &= \left[\dfrac{\left(\sqrt{a}+\sqrt{b} \right )^3}{\sqrt{a}+\sqrt{b} }\right ]^{\frac{1}{2}}\\~\\ &=\sqrt{a}+\sqrt{b} \end{align*}[/latex]
[latex]\begin{align*} \left[\left(a\sqrt{a}+b\sqrt{b} \right )\cdot\left(\sqrt{a}+\sqrt{b} \right )^{-1}+3\sqrt{ab} \right ]^{\frac{1}{2}} &= \left(\dfrac{a\sqrt{a}+b\sqrt{b}}{\sqrt{a}+\sqrt{b} } +3\sqrt{ab}\right )^{\frac{1}{2}}\\~\\ &=\left(\dfrac{a\sqrt{a}+3a\sqrt{b}+3b\sqrt{a}+b\sqrt{b}}{\sqrt{a}+\sqrt{b} }\right )^{\frac{1}{2}}\\~\\ &= \left(\dfrac{\sqrt{a^3}+3\sqrt{a^2}\sqrt{b}+3\sqrt{a}\sqrt{b^2}+\sqrt{b^3}}{\sqrt{a}+\sqrt{b} }\right )^{\frac{1}{2}}\\~\\ &= \left[\dfrac{\left(\sqrt{a}+\sqrt{b} \right )^3}{\sqrt{a}+\sqrt{b} }\right ]^{\frac{1}{2}}\\~\\ &=\sqrt{a}+\sqrt{b} \end{align*}[/latex]
Fibonacci13 e Floral Fury gostam desta mensagem