PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocupação e uso dos solos no Brasil (Enem)

2 participantes

Ir para baixo

Ocupação e uso dos solos no Brasil (Enem) Empty Ocupação e uso dos solos no Brasil (Enem)

Mensagem por Roberto267 Qua 11 Ago 2021, 19:10

Tema: Ocupação e uso dos solos no Brasil
Redação modelo Enem

O artigo 225º da Constituição brasileira prevê que todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, o que é dever do Estado e da coletividade. Contudo, ao observar a ocupação e uso indevido do solo, percebe-se que esse direito não é uma realidade no Brasil. Nesse sentido, torna-se fundamental analisar as causas da problemática: a negligência estatal e o uso inadequado do solo.

 Nesse contexto, a displicência estatal, no que tange a elaboração de medidas de preservação do solo é um impulsionador do problema. De fato, a falta de fiscalização do Estado permite a ocorrência de atividades que degradam o solo, como a mineração ilegal que, muitas vezes, libera metais pesados no solo, deixando-o infértil. Desse modo, enquanto não houver ações governamentais, a degradação do solo brasileiro persistirá

 Outrossim, o descuido de muitos agricultores quanto ao uso do solo colabora com o cenário atual. Diante disso, segundo Karl Marx, a economia é a base da sociedade e ela molda o comportamento humano. Nessa lógica, em uma sociedade em que se predominam as relações de lucro e interesse, alguns agricultores, em busca da maior produtividade possível, usam práticas nocivas ao solo, como o excesso de fertilizantes nitrogenados, que podem gerar chuvas ácidas prejudiciais ao solo, devido ao nitrato contido nos fertilizantes que pode reagir com a umidade do ar.

 Desprende-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para mitigar o impasse. Logo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente – na condição de garantidor do meio ambiente equilibrado – intensificar a fiscalização do uso do solo, por meio do envio de especialistas para fiscalizar agriculturas e uso de satélites para identificar minerações ilegais, a fim de garantir a preservação do solo. Dessa maneira, os direitos defendidos na magna carta estarão mais próximos da realidade.

Roberto267
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/07/2019
Idade : 21
Localização : Guarulhos, Sp, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ocupação e uso dos solos no Brasil (Enem) Empty Re: Ocupação e uso dos solos no Brasil (Enem)

Mensagem por BatataLaranja345 Seg 06 Set 2021, 14:08

Olá, colega Roberto!
Boa tarde!

Vamos corrigir sua redação da seguinte forma: eu irei copiar cada parágrafo, e irei marcando com outras cores os pontos com erros... e dps explico eles!
Vamos lá! cheers

I) Introdução:
-> "O artigo 225º artigo 225 da Constituição Brasileira de 1988 prevê que todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, o que é dever do Estado e da coletividade(sociedade?). Contudo, ao observar a ocupação e uso indevido do solo, percebe-se que esse direito não é uma realidade no Brasil. Nesse sentido, torna-se fundamental analisar as causas da problemática: a negligência estatal e o uso inadequado do solo."

-> Alguns pontos, meu amigo:
1º: Quando citamos os artigos da Constituição, exceto os de 1 a 10, não precisamos usar o símbolo "º". No caso da exceção, precisaremos!
2º: Quando citar sobre ela, é importante que coloque a sua data de lançamento! Claro que a sua redação foi baseada na mais recente... porém, é comum citarmos sua data!
3º: Está colocado de lilás, em parênteses, uma palavra que eu substituiria... eu não teria escrito "coletividade", por achar que o sentido de tal possa deixar vago; e é algo que não queremos... então, é apenas um obs.!

Seguindo para o segundo! Cool

II) 1º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> " Nesse contexto, a displicência estatal, no que tange a elaboração de medidas de preservação do solo, é um impulsionador do problema. De fato, a falta de fiscalização do Estado permite a ocorrência de atividades que degradam o solo, como, por exemplo: a mineração ilegal que, muitas vezes, - que muitas vezes libera metais pesados no solo - , deixando-o infértil. Desse modo, enquanto não houver ações governamentais, a degradação do solo brasileiro persistirá. "

-> Alguns pontos, meu amigo:
1º: Achei seu parágrafo muito curto... em um parágrafo do tipo desenvolvimento, é sempre bom ter 4 - 5 frases... para que se tenha toda a argumentação feita direitinha! Então, recomendo que vc mantenha essa estruturação!
-> A sua segunda frase está muito longa... então aconselho a vc reduzi-la, fazendo 2... ou, como eu fiz ali, tentar mexer na estrutura dela! Veja que eu introduzi um aposto, junto ao par de travessões!

Vamos para o terceiro! Cool

III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> " Outrossim Além disso, o descuido de muitos agricultores quanto ao uso do solo colabora com o cenário atual. Diante disso, segundo Karl Marx, a economia é a base da sociedade e ela molda o comportamento humano(discurso indireto?). Nessa lógica, em uma sociedade em que se predominam as relações de lucro e interesse, alguns agricultores, em busca da maior produtividade possível, usam práticas nocivas ao solo, como o excesso de fertilizantes nitrogenados, que podem gerar chuvas ácidas prejudiciais ao solo, devido ao nitrato contido nos fertilizantes que pode reagir com a umidade do ar. "

-> Alguns pontos, meu amigo:
1º: Eu entendi o uso do conectivo que vc usou no início do parágrafo... está certo! O problema é que ele caiu em desuso, o que faz o corretor da banca pensar que vc decorou ele; o que não é muito legal... Então, recomendo que diversifique os conectivos e não use aqueles em desuso
2º: Está marcado de lilás a sua frase de Karl Marx... eu recomendo a vc que, quando for fazer isso, faça uma estrutura de discurso direto! Pois creio que ela seja vista com mais formalidade, olhe:
    Segundo o filósofo Karl Marx: "A economia é a base da sociedade e ela molda o comportamento humano.".

3º: Sua última frase está muitoo longa... Só nela daria para fazer 2... Como disse acima, o ideal é sempre 4 - 5 frases. Então, veja isso!
4º: Eu marquei de laranja duas palavras... o problema delas é que estão muito próximas, o que acaba não sendo bom para o seu texto pois dá ao entender que vc não sabe nenhum sinônimo, e não tem um grande repertório linguístico... o que acaba sendo ruim. Então, sempre que tiver palavras iguais muito próximas, evite isso e procure sinônimos!



Vamos para o último! cheers



IV) Conclusão:
-> " Desprende-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para mitigar o impasse. Logo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente – na condição de garantidor do meio ambiente equilibrado – intensificar a fiscalização do uso do solo, por meio do envio de especialistas para fiscalizar agriculturas e uso de satélites para identificar minerações ilegais, a fim de garantir a preservação do solo. Dessa maneira, os direitos defendidos na magna carta estarão mais próximos da realidade. "



-> Dois pontos:
1º: Marquei de laranja o mesmo que citei acima...
2º: Sua segunda frase está muito extensa, o que, novamente, é prejudicial!




Bom...
Creio que fechamos!
Sua redação está boa, apenas alguns erros pontuais!
Qualquer dúvida não deixe de perguntar!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos