Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teoria do Flogistico

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Teoria do Flogistico

Mensagem por Alex4 Sex 16 Jul 2021, 19:29

ONC 2019 Em grande parte do século XVIII, a química foi dominada pela teoria do flogístico (do grego, phlogizein, incendiar, queimar). Com raízes na alquimia do alemão Johann Becher, o desenvolvimento desta teoria, por parte de Stahl (aluno de Becher) tentava obter uma explicação geral para as reações químicas. Para os cientistas adeptos da teoria, o flogístico era constituinte do fogo. Materiais como, a parafina, o carvão e outros combustíveis seriam compostos praticamente de flogístico, libertado na forma de luz e calor durante a queima destes materiais. Ainda neste contexto, numa combustão, o flogístico precisaria sair para o ar, que por sua vez poderia ficar “saturado” de flogístico caso estivesse presente apenas em certa quantidade, ou seja, se a combustão ocorresse em sistema fechado, ela poderia cessar se o ar ali presente “absorvesse” o limite de flogístico. Em outro ponto da teoria, dizia-se que, o flogístico por ser fogo ou calor (que sobem na atmosfera), de alguma forma era repelido pelo campo gravitacional da terra fazendo com que as substâncias com maior conteúdo de flogístico, em geral, fossem mais leves. Considere a reação exotérmica de oxidação de um metal, formando o seu respectivo óxido metálico, num sistema fechado onde o oxigênio está em quantidade limitante e com base no que foi exposto acima, assinale a opção que mostra a interpretação que seria dada pela teoria do flogístico para esta reação. a) A reação cessa antes de consumir todo o metal, pois todo o flogístico presente no ar será absorvido, com a consequente liberação de calor e diminuição do peso do sólido final em relação ao peso do metal reagente.
 b) A reação cessa antes de consumir todo o metal, mas a teoria do flogístico não pode apresentar interpretação para este fato, limitando-se apenas a indicar que o peso do sólido final é maior do que aquele do sólido de partida, pois o conteúdo de flogístico diminuiu.
 c) A reação cessa antes de consumir todo o metal, pois o flogístico presente no metal ainda “não reagido” não tem pra onde ir. Além disso, o produto sólido final é mais pesado do que o sólido de partida devido à diminuição no conteúdo de flogístico.
 d) A reação cessa antes de consumir todo o metal, pois todo o conteúdo de flogístico do metal reagente é esgotado. Além disso, o peso do sólido final é maior do que aquele do sólido de partida devido ao aumento no conteúdo de flogístico.
RES:
c


Última edição por Alex4 em Sab 17 Jul 2021, 13:47, editado 1 vez(es)

Alex4
iniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 24/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido R: TEORIA DO FLOGISTICO

Mensagem por gabriel de castro Sex 16 Jul 2021, 21:27

Olá Alex, tudo bem?

Para essa questão você unicamente precisaria interpretar corretamente o texto, o qual traz um conceito meio confuso, e seu papel é traduzir em uma alternativa como algum dos teóricos do flogístico entenderia a oxidação de um metal. Então vamos analisar em pedações a alternativa c) da seguinte forma: 

"A reação cessa antes de consumir todo o metal, pois o flogístico presente no metal ainda “não reagido” não tem pra onde ir." 
Repare que o enunciado delimita que a reação ocorre em um sistema fechado e, portanto, devemos relembrar o trecho do texto que nos diz que em um ambiente fechado o material "flogístico" alcance um limite, pois o ar alcançaria sua taxa limite dessa "entidade química". 

"Além disso, o produto sólido final é mais pesado do que o sólido de partida devido à diminuição no conteúdo de flogístico."
Aqui você pode pensar de duas formas, afinal, é obvio que a adição de mais matéria (no caso da oxidação o oxigênio) deixará o produto final mais pesado, mas como aqui somos aprendizes do Johann Becher a explicação da Alquimia seria que: devido a perda do flogístico por parte do metal ele é menos repelido pelo campo gravitacional e, portanto, é mais pesado

Espero ter ajudado Smile

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 342
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 18
Localização : Manaus, AM

Alex4 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos