PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

a exploração trabalhista na sociedade moderna

3 participantes

Ir para baixo

a exploração trabalhista na sociedade moderna Empty a exploração trabalhista na sociedade moderna

Mensagem por nathanvasoncelos958 Seg 07 Jun 2021, 16:07

Saudações a todos! Gostaria de ouvir suas opiniões quanto à redação a seguir.
Quantos pontos vocês dariam?
Desde já agradeço a opinião de vocês.
OBS: é a primeira redação que faço desde ano passado (estou meio enferrujado) e minha gramatica é péssima(se puderem apontar os assuntos gramaticais que falhei e me derem um norte para melhorar seriam anjos  cheers)


 Tema : exploração trabalhista na sociedade moderna (modelo Enem)
introdução:
 o filme ''Tempos modernos'', por meio do protagonista Charles Chaplin, retrata o ambiente de trabalho exploratório e nocivo nas grandes fabricas durante a 2* revolução industrial. Embora seja uma obra ficcional, a persistência de condições semelhantes é notória na contemporaneidade. Entre os fatores responsáveis pelo impasse destacam-se: a ineficácia das esferas governamentais e a necessidade econômica dos cidadãos. Assim, cabe a analise acerca de tais causas, afim de que se possa liquida-las de maneira eficaz.
DESENVOLVIMENTO 1:
Em primeiro lugar, é essencial destacar como a baixa fiscalização do poder público fomenta a pratica de relações laborais abusivas. Isso porque, mesmo com a existência de uma legislação trabalhista no Brasil, muitos empregadores aproveitam da incapacidade do Estado de tornar essa regulamentação realidade, para oferecer condições exploratórias a seus empregados. Isso se torna mais claro, ao analisar os casos amplamente divulgados pela mídia sobre o uso de mão de obra imigrante em condições análogas a escravidão na indústria da moda brasileira. Percebe-se,assim, como inaceitável a persistência do desrespeito à legislação vigente  
DESENVOLVIMENTO 2: 
Ademais, é fundamental ressaltar a urgência financeira  como impulsionador do problema. Isso porque, decorrente de necessidades econômicas básicas como moradia, alimentação e outros, muitos indivíduos se submetem a relações trabalhistas exploratórias. Nesse sentido, além dessas pessoas não terem acesso a todos os direitos garantidos por lei, ainda se veem, como ressaltado pelo sociólogo Karl Marx, diante da alienação de sua força de trabalho. Desse modo, entende-se como inadmissível a passividade do governo frente ao desrespeito das relações entre empregados e empregadores. 
CONCLUSAO:
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a exploração trabalhista na sociedade moderna. Para tanto, urge que o Ministério do Trabalho intensifique a fiscalização sobre as anormalidades vigentes no ambiente de ofício, por meio do estímulo a denuncia das irregularidades com oferecimento de recompensas e o aumento no numero de profissionais responsáveis. Além disso, deve-se promover o endurecimento da legislação vigente com multas mais severas as empresas que as violarem. Espera-se, com isso, atenuar o ambiente exploratório nas relações de trabalho e que cenários abusivos estejam presentes apenas na ficção cientifica.
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 22

Ir para o topo Ir para baixo

a exploração trabalhista na sociedade moderna Empty Re: a exploração trabalhista na sociedade moderna

Mensagem por BatataLaranja345 Seg 07 Jun 2021, 20:19

Olá Nathan!
Boa noite, colega!

Bom, eu não tenho competência para avaliar a sua redação de modo a dar pontos para vc...
Creio que o melhor jeito é que eu aponte os seus erros e que vc, por meio deles, pontue a si mesmo!
Aproveitando que vc pediu um norte, eu recentemente fiz uma postagem no tópico de redações com dois links de drive com alguns materiais que me foram passados...
Esse link aqui te levará para este tópico, lá vc poderá ler com calma o que falei!
https://pir2.forumeiros.com/t182193-material-de-redacao
Mas, vamos analisar sua redação parte por parte, no caso, pelos parágrafos! cheers

I) Introdução:
-> "o filme "Tempos Modernos", por meio do protagonista Charles Chaplin, retrata ..."
Nesse trecho, antes de mais nada, frase se começa com letra maiúscula!
Eu creio que tenha sido apenas um erro de digitação seu quando passou o texto para a digitação, portanto, atente-se ao digitar seus próximos textos!

Quando vc faz esse tipo de construção frasal, é importante que vc observe se ela ficará bem encaixada. Nesse caso, eu creio que ele podia ter ficado melhor. Logo, eu vou colocar uma reescritura aqui embaixo, para que vc possa ver melhor:
             -> " O filme "Tempos Modernos" retrata, por meio do protagonista Charles Chaplin, ...." <-

-> "... durante a 2* revolução industrial"
Não sei do pq desse asterisco ali, mas quando a gente deseja usar a ordinalidade dos números, o melhor é esse símbolo aqui: º
Agora, eu quero pontuar algo mais importante do que isso, que seria o seguinte: quando falamos de processos de evolução da humanidade - não necessariamente só os bons ok?! - o ideal é que eles sejam representados com letra maiúscula, logo, o certo é 2º Revolução Industrial.


-> "... pelo impasse ..."
Eu não vejo esse contexto como um impasse...
Eu vejo ele como uma problemática a ser resolvida, então eu não usaria esse termo. Mas creio que, se vc usou ele, é pq vc concorda com a idea que ele traz, logo, sem problemas se vc quiser continuar com ele"

-> "... Entre outros fatores ... liquida-las de maneira eficaz ."
Aqui, vc inverteu a estrutura do tópico frasal, que é a parte final do parágrafo de introdução caracterizada pela apresentação da sua tese, ou seja, do que vc irá argumentar no seu texto. No caso, as duas últimas frases estão trocadas, estruturalmente.
Então, para que não haja dúvidas sobre se só inverte-las já é o suficiente, eu irei reescrever esse trechinho aqui embaixo:
 -> "Portanto, como resultado do impasse citado, cabe uma análise a respeito dos fatores responsáveis  pelo tal - a fim de liquida-los de maneira eficaz - como: a ineficácia das esferas governamentais e a necessidade econômica do cidadão <-

-> A respeito do seu 1º parágrafo, gostei bastante da sua contextualização!
Vc conseguiu trazer um assunto importante, por meio de uma representação artística não muito recente, o que já é bom para vc, já que não faz uma redação a um tempo!
Vamos seguir para o segundo! cheers

II) 1º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> Gostei bastante do seu primeiro desenvolvimento!
Porém, tenho que pontuar umas coisas:
 1. Frases longas, o que deixa o seu texto mais fraco.
 2. Diversifique na pontuação, vc usa muito a vírgula. O uso de mais tipos de pontuações deixa para o corretor que vc é um bom entendedor da língua, o que ajuda vc nos pontos da prova!
 3. Use mais conectivos, só nesse parágrafo vc usou 2 vezes o "Isso". Esse tipo de ação mostra vício de linguagem, muito voltado para ao cotidiano, inclusive. Logo, tente aumentar essa sua área de conectivos, ligações entre palavras e etc!

-> Apesar do que eu pontuei, gostei bastante da sua argumentação!
O que eu percebi é que vc escreve com vontade, e bem emocional tbm! Acho que não estou viajando muito nas ideias kkkkkk. Mas é bom quando vc escreve com vontade, sem ter uma obrigação além da própria prova.
Vamos seguir! cheers

III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "... alimentação e outros ..."
Nunca use palavras que dão ideia de vagacidade!!!!
Isso precariza muito o seu texto... pq mostra ao corretor que vc só sabia dois/três exemplos e resolveu por um "etc" para ficar bonitinho.
Não coloque isso, é ruim... Cool
Nesse trecho, seria necessário uma reescritura... se quiser que eu faça dps, só falar!

-> Uma boa argumentação...
Porém, vc caiu nos mesmos erros que pontuei acima:
 1. Use mais pontuações, e diversifique elas.
 2. Tente usar palavras que carregam mais sentidos, para não ter que ficar colocando pronomes e mais pronomes. Use mais conectivos também, deixa o seu texto mais ligado entre os parágrafos!
 3. Frases longas
 4. O uso excessivo de pontuações, e repetindo demais uma só. No caso, bastante a "vírgula"

-> Vamos para o último! cheers 

IV) Conclusão:
-> Acento em: denúncia

-> Acento tbm em: número

-> Gostei da conclusão!
Apenas uma coisa: achei ela muito longa... As conclusões devem ser algo rápido e simples. Mas que, ao mesmo tempo, englobe toda a ideia do seu texto em, no máximo, 3 - 4 linhas.
Apesar disso, ela ficou boa! Apenas atente-se a acentuação das palavras, não esqueça de digitar corretamente o seu texto!!



Bom...
Fechamos por aqui!
Para uma redação que não é feita a um tempinho, vc foi mt bem!
Recomendo que vc melhore nos seguinte tópicos!
 1. Acentuação
 2. Pontuação
 3. Estrutura da redação
 4. Aumento da diversificação das palavras: substantivos, adjetivos, advérbios, pronomes ....
 5. Dê uma olhada na estilística de um texto, é bom tbm!

Creio que seja isso!
Qualquer ponto que vc deseja falar, adicionar algo ou questionar tbm, fique a vontade!
Vale lembrar que não tenho competência para te dar notas, faça isso vc mesmo, com base no seu próprio conhecimento de si mesmo e com o que eu pontuei acima!
E mais uma coisa, apenas ajudo os colegas do fórum! Não sou formado em nenhuma área da língua portuguesa!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

unroyals e nathanvasoncelos958 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

a exploração trabalhista na sociedade moderna Empty Re: a exploração trabalhista na sociedade moderna

Mensagem por jopagliarin Qui 17 Jun 2021, 01:54

Olá.

- Use Revolução Industrial com as iniciais maiúsculas.
- Análise leva acento agudo.
- "A fim de", no sentido de "com a finalidade de", se escreve separado. "Afim de" está errado. Afim tem a ver com semelhança.
- Acento agudo em liquidá-las. Eu trocaria a palavra liquidá-las por outra menos forte, já que as causas acontecem por diversos fatores que fogem do nosso alcance ou do alcance do governo. Prefira a palavra "amenizá-las" ou, melhor, atenuar as consequências dessas causas.
- Prática leva acento agudo.
- "...muitos empregadores aproveitam da incapacidade do Estado de tornar essa regulamentação realidade"; eu trocaria a palavra realidade por eficiente. Eu discorreria sobre porque o Estado não é capaz de tornar essa regulamentação eficiente. Toda emissão de opinião deve estar devidamente justificada.
- "Isso se torna mais claro, ao..." retire a vírgula, desnecessária, concorda?
- Faltou um repertório sociocultural mais forte no primeiro desenvolvimento
- " Isso porque, decorrente de necessidades econômicas básicas como moradia, alimentação e outros," retire "outros", coloque apenas "moradia e alimentação". Usar "outros" é como usar "etc", não vai bem.
- Explique o que é a alienação da força do trabalho
- Reescreva a redação e poste-a aqui
- Boa redação, as teses estão bem destacadas, não há tantos erros de gramática e nenhum erro de concordância nominal ou verbal. É isso aí. Só argumente cada informação, não deixe pontas soltas, não cite um repertório que vc não vá explicá-lo.
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 21
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

nathanvasoncelos958 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

a exploração trabalhista na sociedade moderna Empty Re: a exploração trabalhista na sociedade moderna

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos